Enem 2023 já será no novo formato? Entenda o que muda na prova

O Enem é a principal porta de entrada para universidades públicas e faculdades privadas no país; veja a seguir como será a aplicação do exame neste ano.

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

continua depois da publicidade

Os estudantes e demais interessados deverão se inscrever na página do participante entre 8 e 19 de maio. Já os resultados do exame serão divulgados apenas em janeiro do próximo ano.

Entretanto, muitas pessoas estão em dúvida se o Enem 2023 já terá o novo formato, onde haverá prova de questões objetivas de conhecimentos gerais iguais para todos os participantes, no primeiro dia, e prova com questões específicas conforme escolhido, no segundo dia, além de questões discursivas. Vamos saber mais sobre isso abaixo.

Como será o Enem 2023?

Leia também

As provas do Enem 2023 seguirão o mesmo formato dos últimos anos, ou seja, será aplicado em provas impressas e digitais.

continua depois da publicidade

Desse modo, o exame é composto de 180 questões objetivas e uma redação. No caso da redação, ela é manuscrita em ambas versões. Confira o cronograma abaixo:

  • Inscrições: 8 a 19 de maio;
  • Provas: 5 e 12 de novembro;
  • 1º dia de provas – 05/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;
  • 2º dia de provas – 12/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática;
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024.

Vale lembrar que nos dois dias de exame, os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o Enem tem início às 13h30. A duração da prova é de cinco horas e meia no primeiro dia e, cinco horas, no segundo.

continua depois da publicidade

O que estudar para o Enem deste ano?

O conteúdo do exame deverá seguir a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Isso deve mudar apenas em 2024 quando todas as escolas já terão se adequado ao Novo Ensino Médio.

Tendo em vista que a Matriz de Referência do Enem é bastante ampla, é preciso começar a se preparar com antecedência, para se sair bem na prova.

Como será o Enem digital em 2023?

Ao optar pelo Enem digital, o estudante realiza o exame de forma online, ou seja, usando um computador. No entanto, a prova não é realizada em casa, ao contrário do que muitos pensam.

continua depois da publicidade

Por isso, o candidato que escolher a versão digital da prova deve comparecer às instituições selecionadas pelo Inep, previamente divulgados na Página do Participante.

Nesses locais, o exame é disponibilizado em computadores através de um sistema próprio, isto é, não sendo possível navegar em outros sites durante as provas. Além disso, um técnico de informática também acompanha o exame, caso ocorra algum problema durante a prova.

Apesar do Enem digital ser realizado utilizando um computador, a redação deve ser manuscrita. Portanto, os candidatos devem levar caneta esferográfica transparente de tinta preta para essa etapa da prova.

Além da redação, os participantes também recebem folhas de rascunho para fazer os cálculos e anotações durante as provas. Vale lembrar que a versão impressa e digital do Enem são aplicadas nos mesmos dias em 2023, ou seja, de forma simultânea, e as questões também são as mesmas.

Por fim, é preciso optar pelo Enem Digital no momento da inscrição, caso contrário, em novembro, o participante não poderá fazer essa versão do exame.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade