ProUni 2023: inscrições começam no próximo mês; saiba como participar

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou os calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos do Programa Universidade para Todos (ProUni), bem como do Sisu e Fies.

O Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como o Sisu, é a porta de entrada para muitas pessoas que desejam ingressar no ensino superior. Nesse sentido, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o calendário para o ProUni 2023, pelo qual estudantes podem ganhar bolsas parciais ou integrais para cursarem graduação em faculdades privadas do país.

continua depois da publicidade

O ProUni leva em conta a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos dois anos anteriores (2022 e 2021). Veja quais os requisitos para participar do programa e o cronograma de inscrições deste ano.

Como funciona o programa?

O ProUni abre inscrições duas vezes por ano, sendo no primeiro e no segundo semestre. A inscrição é gratuita e pode ser feita online, pela página oficial do programa.

Leia também

Desse modo, os candidatos escolhem até duas opções de curso, faculdade privada e turno, em ordem de preferência. Vale lembrar que durante o período de inscrições é possível alterar os cursos e instituições escolhidas.

continua depois da publicidade

Todos os dias, o sistema libera a classificação parcial, em que é possível ver a nota de corte de acordo com o número de inscritos e quantidade de vagas do dia anterior. Assim, é possível saber qual posição você ocupa no ranking e mudar as opções de curso com mais segurança.

Quem pode participar do ProUni?

Para participar do ProUni os estudantes precisam ter feito uma das duas últimas edições do Enem, ter atingido 450 pontos na média geral da prova e não ter tirado zero na redação. Confira os requisitos abaixo:

continua depois da publicidade
  • Ter estudado durante todo o ensino médio em uma instituição pública de ensino;
  • Ter estudado durante todo o ensino médio em uma instituição de ensino privada, desde que tenha sido bolsista integral;
  • Pessoa com deficiência, segundo a lei vigente;
  • Professor que trabalha na rede pública de ensino.

Pelo ProUni, como mencionado no início, é possível conseguir uma bolsa tanto integral quanto parcial. Nesse caso, os critérios são:

  • Para bolsa parcial: é preciso comprovar renda familiar no valor de até 3 salários mínimos;
  • Para bolsa integral: é preciso comprovar renda familiar per capita de no máximo 1 salário mínimo e meio.

Além disso, pode haver outras exigências, de acordo com a instituição de ensino superior que você deseja ingressar.

Vale ressaltar que não podem se inscrever no ProUni os estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em outra instituição ou que já cursam graduação em uma universidade pública.

continua depois da publicidade

Calendário do ProUni 2023

Conforme divulgado pelo Ministério da Educação, as datas de inscrição do ProUni de 2023 serão entre 28 de fevereiro a 3 de março. Sendo a primeira chamada no dia 7 de março e a segunda, no dia 21 de março. A inscrição no programa é gratuita e, após a abertura do prazo, pode ser feita clicando aqui. Confira também as datas do Sisu e Fies:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro;
  • Resultado: 28 de fevereiro.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

  • Inscrições: 7 a 10 de março;
  • Resultado: 14 de março.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade