Novo Enem terá questões discursivas para todos? Veja as novas regras aprovadas

As mudanças para o novo Enem devem ser implantadas em 2024. As informações são do MEC, em realização de coletiva de imprensa. Saiba os detalhes.

O Ministério da Educação confirmou o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado a partir de 2024. As informações integram um documento elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), que prevê, dentre as novidades, questões discursivas no novo Enem.

continua depois da publicidade

Segundo o MEC, as provas, que são atualmente compostas apenas pela redação e por perguntas objetivas de múltipla escolha, passarão a contar com outros formatos, como questões abertas ou discursivas. Essas serão valorizadas no novo Enem e os estudantes que fizerem cursos técnicos terão bonificações na hora de concorrer às vagas no ensino superior.

O Exame Nacional passará por mudanças, com objetivo de se adequar ao novo ensino médio, modelo que começou a ser aplicado este ano em todo o país. Possivelmente, as alterações devem ser colocadas em prática a partir de 2024, quando está previsto para o novo ensino médio for consolidado.

Novo Enem: confira o que deve mudar

Leia também
Novo Enem acompanhará as mudanças do Ensino Médio; entenda

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO.

Dentre as novidades, o exame será constituído por dois instrumentos:

continua depois da publicidade
  • Etapa comum a todos os participantes, consiste em avaliar as competências e habilidades da formação geral, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em língua portuguesa e matemática. A redação dissertativa-argumentativa, na área específica que o estudante pretende cursar, e avaliação de língua estrangeira integrarão este grupo;
  • Avaliar os itinerários formativos, em combinação optativa ao estudante, a depender do curso de ensino superior que deseja cursar.

O novo Enem também marca o início de uma transição para a aplicação de provas digitais e correção automatizada, segundo o documento. O MEC prevê a adoção de novas tecnologias para acelerar a divulgação de resultados da prova.

No entanto, a prova em sua versão física permanece sendo aplicada enquanto a versão digital não abranger todos os estudantes brasileiros. Não há divulgação se todas as mudanças previstas serão aplicadas imediatamente na edição de 2024.

continua depois da publicidade

O MEC está desenvolvendo um comitê de governança para acompanhar a realização do exame, a fim de garantir que todas as mudanças sejam implementadas corretamente, sem que nenhum estudante seja lesado. Dessa maneira, a expectativa é garantir aperfeiçoamento da prova, assim como transparência em todas as etapas.

Novo ensino médio

A mudança tem como base a Lei nº 13.415/2017, que irá alterar a Base Nacional Curricular Comum. As novidades correspondem à educação básica e formação profissional dos jovens estudantes.

A atualização no currículo escolar foi realizada por meio de três pontos principais: quantidade de horas letiva, organização das disciplinas e mercado de trabalho. A ideia é que o exame acompanhe as mudanças do ensino médio e, assim como aluno poderá escolher o curso, também terá questões específicas voltadas para área de atuação.

continua depois da publicidade

Em 2022, os estudantes que entraram no primeiro ano do Ensino Médio já foram incluídos no novo formato. Quem estiver no segundo e terceiro ano seguirão a base antiga. Em 2023, a implementação segue, com o 1º e 2º anos e a expectativa é que o modelo atualizado seja totalmente implantado até 2024.

Dessa maneira, o novo Enem deve entrar em vigor apenas após a total implementação das mudanças no ensino médio, a partir de 2024. O Enem seguirá, nos anos de 2022 e 2023, o mesmo formato das avaliações aplicadas em anos anteriores.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade