Novo ensino médio 2022: o que são os "itinerários formativos"?

Os itinerários formativos do novo ensino médio são diferentes atividades optativas voltadas para o aprimoramento dos alunos em uma ou mais áreas.

O novo ensino médio começa a vigorar neste ano para os alunos que ingressaram no 1° ano. A transição será gradativa, fazendo com que até 2024 todos os estudantes estejam dentro do formato atualizado. As mudanças são na carga horária, na divisão das disciplinas e na inclusão de itinerários formativos.

continua depois da publicidade

Esses comporão 40% do currículo escolar, sendo que os alunos poderão decidir de quais aulas vão participar. Dessa forma, os adolescentes poderão se aprofundar em uma das quatro áreas do conhecimento e até escolher uma formação técnica. A ideia é preparar os estudantes tanto para o vestibular e a faculdade, como para o mercado de trabalho.

O que são os itinerários formativos?

Dentro do novo ensino médio, os adolescentes obrigatoriamente deverão participar de disciplinas, projetos oficinas, núcleos de estudo e cursos técnicos. No entanto, cada um poderá escolher as atividades que irá ingressar. Esses são os itinerários formativos que permitirão aprofundamento de conhecimentos:

Leia também
  • Em uma ou mais áreas do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas);
  • Na formação técnica e profissional (FTP); ou
  • Numa junção de área do conhecimento e FTP.

Segundo o Ministério de Educação (MEC), cada instituição de ensino terá "autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar", desde que envolva toda a comunidade escolar.

continua depois da publicidade

Itinerários formativos contarão com o Projeto de Vida

O MEC informou que a legislação sobre o novo ensino médio define que haverá um Projeto de Vida para a escolha dos itinerários formativos. A iniciativa será voltada para fazer os estudantes refletirem sobre o que desejam para seu futuro acadêmico e profissional.

Desse modo, os adolescentes serão acompanhados por um professor orientador ou psicólogo. O programa servirá como uma espécie de orientação vocacional, de forma que os alunos tomem decisões "responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões".

continua depois da publicidade

Veja tudo sobre os itinerários formativos no vídeo abaixo:

YouTube video

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade