Encceja 2022: qual é a nota necessária para passar no exame?

Aprovados no Encceja 2022 receberão diploma de nível fundamental ou médio. A idade mínima para participar é de 15 e 18 anos respectivamente.

A nova edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) já tem data para acontecer. De acordo com o calendário divulgado em fevereiro, a avaliação para o público em geral será realizada no mês de agosto. A nota necessária para ser aprovado no Encceja 2022 é de 100 pontos em cada prova objetiva.

continua depois da publicidade

Além disso, é necessário conseguir pelo menos 5 pontos na redação. Quem passar no exame poderá receber o diploma de ensino fundamental ou médio de acordo com a sua inscrição. Vale ressaltar que a avaliação é apenas para pessoas que não terminaram esses níveis de escolaridade na idade apropriada.

Nota necessária para o Encceja 2022

A prova regular está prevista para acontecer no dia 28 de agosto de 2022, com 30 questões objetivas sobre as diferentes matérias abordadas na escola conforma o grau pretendido. No momento da inscrição, o participante pode selecionar as áreas que não conseguiu nota mínima em edições passadas do Exame.

Leia também

De acordo com o site do governo federal, “a nota é calculada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), portanto a média não é exatamente proporcional à quantidade de acertos, porque as perguntas têm grau de dificuldade diferente”. Ou seja, as questões possuem pesos diferentes.

continua depois da publicidade

Dessa forma, o candidato deve obter, pelo menos, 100 pontos em cada área do conhecimento. Já a nota necessária na redação para aprovação no Encceja 2022 é de 5 pontos, sendo o texto avaliado entre 0 e 10 pontos. A parte objetiva será corrigida por um sistema de leitura óptica, enquanto a dissertativa contará com dois corretores.

Como funciona a correção da redação?

Dois corretores irão analisar os textos de forma independente. Sendo assim, cada um vai dar uma nota de acordo com os critérios do Exame. Se a diferença de pontuação entre um e outro for menor que quatro pontos, será feita uma média para obter a nota final. Por exemplo:

continua depois da publicidade
  • Corretor I: 5 pontos;
  • Corretor II: 7 pontos;
  • Média: 6 pontos na prova.

Caso as pontuações tenham uma diferença maior do que 4 pontos, então o texto será corrigido por uma terceira pessoa. Esse último corretor dará uma nota para a redação do Encceja 2022 que será a oficial.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade