Novo ensino médio: como fica divisão da grade curricular? Entenda

Governo federal, por meio do MEC, já começou a instituir as mudanças no novo ensino médio. Entenda os objetivos e regras.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o ensino médio passará por mudanças na estrutura das disciplinas. Existem alterações também na quantidade de horas e em outros aspectos. Veja, em nossa matéria, como ficará a grade curricular do novo ensino médio.

continua depois da publicidade

A medida já começa a valer para quem ingressar no ensino médio em 2022. Ou seja, alunos do 1° ano já estão no novo formato. Os mais antigos permanecerão na antiga grade curricular até que haja a transição definitiva em 2024.

“A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”, informou, por nota, o Ministério da Educação.

Novo ensino médio: divisão da grade curricular

Leia também

A lei do novo ensino médio foi aprovada em 2017 e só começou a vigorar este ano para que as escolas pudessem se preparar. A grade é válida para instituições de ensino públicas e particulares. As instruções fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

continua depois da publicidade

A carga horária anual saltará de 800 horas para 1.000 por ano, totalizando 3.000 horas durante o ensino médio. Parte do total, no caso 20%, poderá ser feito de forma remota e está liberado 30% em aulas noturnas (caso seja necessário).

As disciplinas não serão removidas. Elas integrarão as áreas de conhecimento:

  • Linguagens e suas tecnologias (Artes, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa);
  • Matemática e suas tecnologias (apenas Matemática);
  • Ciências da natureza e suas tecnologias (Biologia, Física e Química);
  • Ciências humanas e sociais aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

Como é possível ver, algumas disciplinas terão conteúdos integrados e as aulas “tradicionais” representarão 60% do total das horas no ensino médio.

continua depois da publicidade

Outro foco do governo é preparar o aluno para o mercado de trabalho. O novo ensino médio terá uma integração com cursos técnicos. Assim, caso o aluno conclua o curso, isso será acrescentado ao seu diploma de nível médio.

Para auxiliar na escolha e orientar os estudantes, foi criado o programa Projeto de Vida. Nele, um psicólogo ou professor ajudará a moldar as escolhas dos estudantes, indicando opções. Essa parte terá 1.200 horas distribuídas ao longo de três anos e corresponderá a 40% da grade.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade