Encceja: o que é, como funciona e quais matérias são cobradas

O Encceja possibilita que o diploma do ensino médio se torne uma realidade para milhares de brasileiros que ainda não se formaram. Saiba como.

Se você, por qualquer motivo, abandonou a sala de aula precocemente e está pensando em retomar os estudos para conquistar o tão sonhado diploma de conclusão do ensino médio ou fundamental, está lendo o post certo. O Encceja pode ser a sua chance de ouro de realizar esse sonho.

continua depois da publicidade

Saiba do que se trata, como funciona o Encceja e quais matérias serão cobradas.

Mas o que é o Encceja?

O Encceja (Exame Nacional para a Verificação das Competências de Jovens e Adultos) foi criado com o objetivo de oferecer o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para todas as pessoas que ainda não se formaram nestes dois níveis escolares.

Leia também

Na verdade, é uma alternativa mais rápida e viável para conseguir essa certificação, já que é permitido que o estudante se prepare da maneira que desejar e faça apenas uma única prova, que vai testar os seus conhecimentos.

continua depois da publicidade

Esse exame é de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), que é a mesma entidade que aplica as conhecidas provas do Enem.

Quem pode fazer a prova do Encceja?

Agora que você está por dentro sobre o que é Encceja, saiba quem pode fazê-lo, para ter em mãos o sonhado diploma.

Adolescentes, jovens e adultos que queiram receber o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio podem realizar a prova do Encceja. As exigências para fazer o exame são as seguintes:

continua depois da publicidade
  • Ensino fundamental: o candidato deve ter idade mínima de 15 anos ou mais, até o dia da realização da prova;
  • Ensino médio: o candidato precisa ter 18 anos ou mais até a data do exame.

O que é necessário fazer para obter essa certificação?

É conveniente salientar que a certificação do Encceja é válida apenas para o nível escolar no qual o candidato fez o exame. Por exemplo, se você fez a prova para adquirir o certificado do ensino fundamental, ele só valerá para essa categoria. O mesmo também vale para o ensino médio.

Provavelmente você está curioso(a) para saber como é feito o cálculo da nota, certo? A metodologia utilizada é semelhante a que é aplicada no Enem. Ou seja, é preciso que candidato alcance a pontuação mínima de 100 em cada área do conhecimento, sendo que a nota máxima é 200 pontos.

continua depois da publicidade

Em suma, você precisa acertar entre 10 a 12 questões das 30 totais relativas a cada disciplina que será cobrada no exame do Encceja. Além disso, é necessário conseguir pelo menos 5 a 10 pontos na prova de redação.

Como é o exame do Encceja?

Geralmente, a prova do Encceja costuma ser 50% mais fácil quando comparada com a do exame do Enem. A grande vantagem é que o conteúdo da prova do Encceja tem o seu foco em conhecimento gerais do nosso cotidiano e interpretação de texto.

A prova tem 30 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada uma, para cada disciplina. Além disso, você terá que fazer uma redação sobre algum tema amplamente discutido na sociedade. É bom ficar ligado em tudo o que acontece.

Quais são as matérias cobradas no Encceja?

Conheças as principais disciplinas que serão cobradas no exame do Encceja e não deixe essa oportunidade passar batido:

1) Ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (inglês, na maioria das vezes), Educação Física, Artes, Matemática, Redação, Ciências Naturais, Geografia e História;

2) Ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Pelo visto, é bastante conteúdo para estudar, por isso, recomendamos que você tenha um bom plano de estudos e mantenha o foco exclusivamente nele, combinado?

Qual é o período de inscrição para o Encceja?

O cronograma das provas já foi disponibilizado pelo Ministério da Educação. Confira o prazo previsto para a realização do novo Encceja:

  • Encceja regular: aplicação previstas para 28 de agosto de 2022;
  • Encceja (Exterior): 18 de setembro de 2022;
  • Encceja Exterior PPL (provas destinadas às pessoas privadas de liberdade): 19 e 30 de setembro de 2022;
  • Encceja PPL (para pessoas privadas de liberdade): 11 e 12 de outubro de 2022.

Quais são as vantagens do Encceja?

Mesmo que você saiba o que é Encceja, gostaríamos que conhecesse as principais vantagens de se fazer uma boa prova e conquistar o diploma de conclusão do ensino médio ou do fundamental:

  • Maiores chances de conseguir um bom emprego e alavancar a sua carreira profissional no futuro;
  • Grande satisfação pessoal;
  • Possibilidade de prestar concursos públicos para os cargos de nível médio ou fundamental;
  • A certificação de conclusão de escolaridade aumenta as chances de você receber um salário maior;
  • Ao concluir o ensino médio através do Encceja, você pode fazer um bom curso técnico profissionalizante em uma promissora área;
  • O Encceja não substitui o exame do Enem, mas com esse certificado você pode concorrer a uma vaga nos processos seletivos de qualquer universidade;
  • Declaração de Proficiência, que funciona da seguinte maneira: se na prova do Encceja, o candidato for bem nas provas de uma determinada área e mal nas outras, no ano seguinte só vai precisar fazer as provas das disciplinas que não conseguiu ser aprovado.

Agora que você está craque sobre o que é Encceja e conhece as suas particularidades, desejamos boa sorte na prova.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade