Cargos extintos: confira 21 profissões que não existem mais

As revoluções do mercado de trabalho mudaram várias carreiras e alguns cargos acabaram extintos. Isso tem muito a ver com as novas tecnologias.

O avanço da tecnologia modificou muitos aspectos das nossas vidas, inclusive em algumas carreiras. O desenvolvimento urbano e, principalmente, digital causou revoluções no mercado de trabalho. Alguns cargos evoluíram enquanto novos foram criados e outros foram extintos.

continua depois da publicidade

Isso é bastante perceptível em filmes, novelas e séries mais antigas em que é possível ver personagens praticando atividades que não fazem sentido para nós. Hoje, profissões que eram bastante comuns antigamente não existem mais. Muitas delas, inclusive, não exigia estudo formal.

Várias funções foram substituídas ao longo do tempo por máquinas e até produtos que podem ser comprados em lojas. Por exemplo, um despertador. A função de acordar as pessoas já foi, um dia, o trabalho de alguém. Em compensação, outras carreiras estão surgindo e crescendo para ser o futuro do mercado de trabalho.

Esse movimento de transformação é bastante normal e continuará acontecendo de acordo com a evolução da sociedade. Pensando nessas curiosidades, o Concursos no Brasil listou 21 cargos extintos. Veja quais são na lista abaixo.

continua depois da publicidade
Leia também

21 profissões que não existem mais

Algumas profissões deixaram de existir há muito tempo, enquanto outras eram comuns até poucas décadas atrás. Confira quais são os cargos extintos:

  1. Mensageiro de telegrama;
  2. Pregoeiro da cidade;
  3. Operador de telégrafo;
  4. Telefonista;
  5. Linotipista;
  6. Datilógrafo;
  7. Operador de mimeógrafo;
  8. Computadores humanos;
  9. Vendedor de livros ambulante;
  10. Ator/Atriz de rádio;
  11. Lanterninha de cinema;
  12. Leiteiro;
  13. Despertador humano;
  14. Acendedor de poste/lampião;
  15. Arrumador de pinos de boliche;
  16. Cortador de gelo;
  17. Caçador de ratos;
  18. Ressurreicionista;
  19. Leitor de fábrica;
  20. Radar humano;
  21. Carregador de troncos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade