Cargo de Assistente Administrativo: o que faz, requisitos e salário médio

Esse profissional pode atuar em empresas públicas e da iniciativa privada. Confira descrição do cargo, nível exigido e salário médio.

Se você está procurando emprego, certamente já deve se deparado com diversas ofertas de vagas para o cargo de Assistente Administrativo. Mas você sabe o que esse profissional faz? Elaboramos esse post que vai te mostrar as funções de um Assistente Administrativo, os principais requisitos para se tornar um e outros detalhes importantes.

O que faz um Assistente Administrativo?

Podemos dizer que é o profissional responsável pelo cumprimento de todas as demandas da área administrativa das organizações em geral e de até instituições financeiras, como os bancos. A sua principal função é auxiliar líderes e gestores de equipes em todas as atividades que fazem parte da rotina empresarial.

O Assistente Administrativo deve manter um bom relacionamento com os fornecedores, fazer o gerenciamento de toda a documentação enviada e/ou recebida, organizar toda a agenda de tarefas diárias, bem como fazer um minucioso controle de estoque.

Em suma, tudo o que estiver relacionado com a área administrativa de um negócio, esse profissional deve ser capacitado para prestar a devida assistência.

Como é a atuação de um Assistente Administrativo?

A atuação desse profissional é facilmente notada em diversos setores de uma empresa. Ele pode ser o responsável pelo envio/despacho de documentos em geral, por auxiliar o setor de contar a pagar e/ou receber, emissão de notas fiscais de vendas ou relatórios diversos, bem como a atualização de cadastros ou arquivos.

Pelo fato do cargo de Assistente Administrativo ser bastante versátil e, ao mesmo tempo, necessário na maioria das empresas, o número de admissões no mercado costuma ser bem alto. Por isso, essa função é tão cobiçada pelos profissionais com experiência anterior e por até mesmo por quem nunca trabalhou nessa importante área.

Onde um Assistente Administrativo pode atuar?

Esse profissional pode atuar em empresas públicas e da iniciativa privada. No caso de servidores públicos, o Assistente Administrativo pode atuar na organização de documentos, no atendimento ao público em geral, na revisão de documentação de processos diversos, na organização de arquivos, dentre outras.

Já em empresas privadas, o cargo de Assistente Administrativo também atua em praticamente todas as funções mencionadas acima, incluindo o setor de logística e, por vezes, financeiro.

Mas vale sempre ressaltar que essa função é considerada como auxiliar, por isso, existem determinadas limitações para que ele possa atuar dentro das companhias, já que área da administração é regulamentada no mercado.

Quais são as principais exigências do cargo?

Se você quer se tornar um Assistente Administrativo, precisa ter o ensino médio completo ou o curso técnico em administração concluído. Como a demanda por esse profissional costuma ser grande, muitas empresas não exigem experiência anterior e até oferecem treinamento especializado.

Já outras organizações exigem um período de experiência mínimo de 1 ano ou até um pouco mais, para contratar um Assistente Administrativo. Se você deseja crescer nessa promissora área, deve fazer um curso superior de Administração de Empresas.

Principais habilidades do Assistente Administrativo

É recomendado que um Assistente Administrativo tenha as seguintes habilidades:

  • Organização;
  • Senso de responsabilidade;
  • Atenção;
  • Boa memória;
  • Paciência;
  • Confiabilidade;
  • Facilidade para lidar com números;
  • Conhecimento intermediária de informática;
  • Boa comunicação, tanto verbal quanto escrita.

Se você tiver e, acima de tudo, souber colocar em prática todas as qualidades acima, tem grandes chances de se tornar um Assistente Administrativo requisitado pelo mercado de trabalho.

Qual é o salário médio desse profissional?

A média salarial de um Assistente Administrativo pode variar bastante. Tudo vai depender do porte da empresa na qual ele foi contratado, do estado, da sua experiência profissional anterior e das responsabilidades exigidas pelo cargo.

Por via de regra, o valor médio do salário pago no mercado é de R$ 1.727,89. Existem empresas que pagam mais e outras que pagam menos. É só para você ter uma base de quanto pode receber mensalmente.

Leia também

você pode gostar também