Confira 5 técnicas que ajudam a otimizar seus estudos para concurso

É preciso criar um cronograma de estudos que seja coerente com a sua rotina e que tenha metas e prazos realistas.

Você fez a inscrição em um concurso público e procura uma maneira de otimizar os seus estudos? Está lendo o artigo certo, concurseiro. Vamos te mostrar 5 técnicas para estudar para concursos que podem ser de grande valia durante esse delicado período de preparação para as tão aguardas provas.

Leia também

1. Tenha um cronograma de estudos

Essa é a primeira coisa que você deve fazer. É preciso criar um cronograma de estudos que seja coerente com a sua rotina e que tenha metas e prazos realistas. Por exemplo, cada dia da semana você pode estudar disciplinas diferentes para nenhum assunto seja esquecido.

Uma boa dica é intercalar matérias da área de humanas e exatas, já que o cérebro costuma absorver melhor as informações dessa forma. Mas lembre-se de que o cronograma precisa ser respeitado, ou seja, você não deve ultrapassar o seu limite físico e mental.

Por isso, estabeleça um horário para começar e terminar os seus estudos diários.

2. Reproduza o que acabou de aprender

Você já experimentou falar em voz alta para si mesmo tudo o que acabou de aprender? Pode parecer meio estranho, mas essa é uma das técnicas para estudar para concursos mais eficazes que existem. Quando reforçamos todas as informações recém aprendidas em nossa mente, as chances de esquecermos depois são praticamente nulas.

Suponha que você acabou de aprender algum assunto. Respire bem fundo e comece a explicar para si mesmo e com suas próprias palavras toda a matéria em questão. Faça isso quantas vezes forem necessárias.

Detalhe importante: não seja um adepto do estilo “decoreba”, pois, quem decora acaba esquecendo. Pelo contrário, procure entender o assunto.

3. O bom e velho caderno de anotações

Você pode estar pensando que essa dica é um tanto quanto ultrapassada, já que os meios digitais fazem parte da nossa vida, certo? Errado. Quando o assunto é aprender através de técnicas de estudo para concursos, essa dica é valiosa.

Quando fazemos algo de forma manual, como anotações ou rascunhos, a nossa mente consegue absorver melhor as informações. Por isso, escreva tudo aquilo que aprendeu (ou pelo menos os tópicos mais importantes) com suas próprias palavras e de forma que você entenda depois.

Anote toda e qualquer informação que achar relevante, sempre de forma organizada. Pode até dar trabalho, mas fazer anotações à moda antiga pode deixar a sua aprovação mais perto do que se imagina.

4. Técnicas para estudar para concursos: aprenda treinando

Essa também é uma excelente técnica para estudar para concursos públicos. Os simulados dos anos anteriores são de grande valia para você testar os seus conhecimentos e, de quebra, aprender um pouco mais.

Além disso, quando você se debruça em cima das questões dos concursos passados, o seu cérebro fica bem mais “treinado” para enfrentar a maratona de provas que se aproxima.

Depois de você estudou bastante uma determinada disciplina e cumpriu todo o cronograma estipulado, que tal fazer simulados anteriores para ver como está o seu nível de conhecimento? Não se esqueça de cronometrar o tempo para concluir o simulado, pois isso pode te deixar ainda mais preparado para o tão aguardo dia.

5. Faça conexões mentais

Agora se você procura técnicas que ajudam a otimizar o seu estudo para concursos, fazer conexões em sua mente pode ser uma escolha assertiva. Essa é uma maneira rápida, simples e prática de otimizar todo o seu aprendizado. Você pode relacionar alguma informação importante com um objeto, imagem ou palavra.

A aprendizagem contextual é bastante versátil, já que permite ao concurseiro personalizar o seu método de aprendizado da melhor forma que lhe convir. Você é totalmente livre para fazer suas conexões mentais que melhor se relacionam com todas as informações a respeito das disciplinas que foram absorvidas pela sua mente.

Agora é só escolher uma das técnicas de estudo para concurso que mais lhe agradar, manter a concentração nos assuntos que precisam ser entendidos e boa sorte nas provas.

Leia também


você pode gostar também

5 filmes na Netflix sobre competição que incentivam todo concurseiro

Está precisando de uma dose extra de incentivo para continuar estudando? Confira filmes de competição que podem te motivar.

Turbine os seus estudos: confira 5 hábitos infalíveis que fazem bem ao cérebro

Quando mantemos a mente sempre ativa, conseguimos absorver as informações com mais facilidade. Confira boas práticas.

5 filmes da Netflix que ensinam lições de vida e te deixam motivado

Assistir filmes pode ser um momento de prazer e aprendizagem para a vida. A Netflix conta com diversos longas motivadores em seu catálogo.

5 filmes da Netflix que ensinam lições de vida e te deixam motivado

Assistir filmes pode ser um momento de prazer e aprendizagem para a vida. A Netflix conta com diversos longas motivadores em seu catálogo.

Confira 4 aplicativos para ajudar nos estudos para concursos públicos

Para te auxiliar nos estudos, existem algumas ferramentas interessantes disponíveis na internet. Confira 4 aplicativos úteis.

7 filmes da Netflix que todo concurseiro precisa assistir

Confira 7 inspiradores filmes que podem te dar a motivação necessária para ser aprovado nas provas de um concurso público.