Meteorologista: o que faz, qual a formação e quanto ganha

Fique por dentro das principais atribuições de um Meteorologista, conheça a sua faixa de ganhos mensais e a formação exigida para atuar nessa promissora área.

A Meteorologia é uma importante ciência que estuda as diversas variações e condições climáticas, os estados da atmosfera, bem como os fenômenos naturais que acontecem em nosso planeta. Trata-se de uma área extremamente importante para a agricultura, turismo, geologia e até estudos aprofundados sobre o impacto ambiental provocado pela ação humana. E diante de todo esse contexto, um dos profissionais envolvidos é o Meteorologista.

continua depois da publicidade

Nos dê o prazer da sua companhia até o fim da leitura para se inteirar um pouco mais sobre as responsabilidades desse profissional, o valor do seu salário médio no Brasil, bem como a formação necessária, caso esteja pensando em se tornar um renomado Meteorologista. Vale ressaltar que é sempre importante conhecer as peculiaridades da carreira escolhida para que a escolha seja ainda mais assertiva. Saiba mais.

O que faz um Meteorologista?

Esse profissional tem a importante missão de realizar pesquisas e análises sobre o clima de uma determinada região do planeta para elaborar as previsões meteorológicas diárias. O Meteorologista precisa analisar todos os processos físicos e químicos que auxiliam na definição do estado da atmosfera. Ele faz a coleta, interpretação, organização e gestão dos dados/informações oriundas dos satélites (localizados na órbita terrestre) sobre a temperatura, umidade relativa do ar, volume de chuvas, velocidade dos ventos e precipitação de neve.

Leia também

O Meteorologista também precisa elaborar laudos técnicos sobre as previsões do clima, além de relatórios, materiais e imagens para serem veiculadas nos meios de comunicação de massa como emissoras de TV, rádio, jornal impresso e sites na internet. Além disso, esse profissional também presta consultoria personalizada para proprietários de grandes fazendas e empresas que dependem das previsões do clima para fazer o planejamento do plantio dos alimentos no campo.

continua depois da publicidade

Ademais, o Meteorologista também atua na área de instrumentação meteorológica, ou seja, ele projeta, desenvolve e dá manutenção em instrumentos como termômetros, barômetros e sensores automáticos.

Qual o valor do salário de um Meteorologista?

A remuneração mensal de um Meteorologista pode variar bastante. O valor depende exclusivamente do tempo de vivência do profissional nessa área, da formação acadêmica, do formato de trabalho, do porte da organização contratante e, claro, das habilidades técnicas na profissão.

Considerando todas as variáveis mencionadas acima, o valor do salário médio desse profissional, no Brasil, gira em torno de R$ 6,1 mil por mês. Vale lembrar que essa remuneração se refere a um emprego com carteira assinada e com uma carga horária de 44 horas semanais. Profissionais que ainda estão no início da carreira e que possuem pouca experiência, podem receber um pouco menos.

continua depois da publicidade

Como posso me tornar um Meteorologista?

Se você se identificou com essa área e está decidido a se tornar um Meteorologista, é recomendado concluir a graduação no curso de Meteorologia, popularmente conhecido como Ciências Atmosféricas, que tem duração de quatro anos. É necessário ter pensamento crítico e habilidades de análise, dentre outras soft skills, para se destacar nessa profissão.

Caso tenha interesse, também é possível se especializar na área da Meteorologia por meio de um curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado. Além do diploma abrir diversas portas e proporcionar um diferencial competitivo no mercado, ele atesta que o profissional possui sólidos conhecimentos para exercer a sua profissão com a máxima eficiência e segurança.

continua depois da publicidade

Como está o mercado de trabalho para o Meteorologista?

Esse profissional pode encontrar diversas oportunidades de trabalho em várias áreas como a aviação, agricultura, universidades, institutos de pesquisas, laboratórios de análises, empresas responsáveis pelo transporte hidroviário e ferroviário, na operação de modernos radares, na produção de energia eólica e solar, além de órgãos públicos em geral.

Se você quer investir nessa promissora área do conhecimento e tiver as competências necessárias para exercer essa função com eficiência, poderá ser um profissional disputado por diversas empresas do ramo. Mas lembre-se sempre de que é preciso ter muita familiaridade com o ramo da Meteorologia, para se alcançar o sucesso na carreira.

As dificuldades sempre vão existir em qualquer profissão

Está realmente pensando em se tornar um Meteorologista e ter uma carreira de sucesso? Tenha em mente que os obstáculos e as dificuldades inevitavelmente vão aparecer, principalmente no início ou durante o processo de aquisição de experiência na profissão. Por isso, é preciso se manter sempre atualizado na área e estudar bastante.

Além disso, você jamais deve desistir diante dos desafios pertinentes a esse segmento. Lembre-se de que eles são passageiros e podem servir de aprendizado para o seu aperfeiçoamento profissional e pessoal. Afinal de contas, para um Meteorologista ganhar o devido destaque, as suas competências técnicas e comportamentais precisam estar sempre em evidência, para que ele seja um talento disputado por grandes empresas. Mantenha o foco e boa sorte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade