Paleontólogo: o que faz, salário médio e formação necessária

Conheça as principais responsabilidades de um Paleontólogo, a formação exigida e o valor do salário médio no Brasil, caso esteja pensando em se tornar um.

A Paleontologia pode ser entendida como uma fascinante viagem ao passado do planeta Terra. Trata-se da ciência que explora e estuda minuciosamente os registros pré-históricos e os fósseis de todas as espécies de seres vivos que, um dia, já habitaram o nosso planeta. E diante de todo esse importante cenário, o principal responsável por gerar uma grande bagagem de conhecimento por meio da realização de várias pesquisas científicas em todo o mundo, é o Paleontólogo.

continua depois da publicidade

Continue a leitura até o fim para conhecer o que faz um Paleontólogo, o valor da sua remuneração média mensal, a formação exigida para se tornar um e saber como está o mercado de trabalho para esse profissional. Se você possui afinidade com a área da Paleontologia, esse é um bom momento para se inteirar mais a respeito dela. Confira.

O que um Paleontólogo faz?

Podemos dizer que o Paleontólogo é o profissional responsável pela reconstrução das mais variadas espécies vegetais e animais que viveram na Terra e entraram em extinção há milhões de anos. Por meio de elementos encontrados durante as escavações, como ossos, restos mortais ou vestígios, o Paleontólogo tenta descobrir quais eram as principais características físicas, hábitos e relações desses seres vivos com a natureza.

Leia também

Além disso, esse profissional também realiza levantamentos geofísicos e geológicos; coleta, análise e interpretação de dados; gerencia as amostragens coletadas nos trabalhos de campo; faz a medição de todos os parâmetros mecânicos, químicos e físicos; estima a provável localização de estruturas geológicas e esqueletos, além de elaborar relatórios técnicos e mapas.

continua depois da publicidade

O Paleontólogo também precisa fazer a prospecção e exploração dos recursos de origem mineral, pesquisar a natureza que causam fenômenos geológicos e geofísicos; atender às principais demandas relacionadas aos serviços ambientais e geotécnicos; além do planejamento e controle dos mesmos. Esse profissional também pode prestar serviços de assessoria e consultoria na sua área de atuação.

Quanto ganha um Paleontólogo?

O valor da remuneração média mensal de um Paleontólogo pode variar bastante. Tudo vai depender do seu nível de experiência nessa função, do portfólio de trabalhos já realizados nessa área, da empresa contratante e do formato de trabalho. Por exemplo, um profissional que trabalha no regime CLT e tem uma jornada de 44 horas semanais, ganha cerca de R$ 2,3 mil por mês.

continua depois da publicidade

Qual é a formação necessária para ser um Paleontólogo?

Se você está decidido que vai se tornar um profissional perito em fósseis de outras longínquas eras, a formação recomendada é a graduação em Geologia, Geografia, Ciências Biológicas ou Arqueologia. A Paleontologia é uma das disciplinas obrigatórias que faz parte de todos esses cursos.

Mas para você se especializar ainda mais nessa área e ganhar um maior destaque na carreira, é indicado fazer um curso de mestrado ou doutorado em Paleontologia. Lembre-se que o diploma atesta que o profissional tem sólidos conhecimentos para exercer essa função com total maestria.

Como está o mercado de trabalho para o Paleontólogo?

Esse profissional pode encontrar oportunidades de trabalho em universidades (ministrando aulas); centros ou institutos de pesquisas; museus de História Natural ou Zoologia; parques paleontológicos; empresas que prestam serviços na área da Geologia ou Biologia e até em laboratórios forenses de análises de fósseis. O Paleontólogo também pode trabalhar com divulgação científica; consultoria e assessoria e até com produções audiovisuais em geral.

continua depois da publicidade

A Paleontologia tem os seus desafios

Apesar do considerável crescimento de uns anos para cá, a Paleontologia ainda é uma área bastante restrita no Brasil. Dependendo do seu empenho e interesse por esse ramo, você pode ganhar o devido destaque no mercado de trabalho exercendo a função de Paleontólogo. Basta estudar muito, investir em formações de alto nível e pesquisar bastante, para se manter sempre atualizado. Ademais, é possível tentar concursos públicos para a área de pesquisa acadêmica em universidades públicas ou institutos do governo.

Mas não se engane, pois toda carreira tem os seus obstáculos e desafios que precisam ser superados, principalmente no início. Por isso, você não deve desanimar perante as dificuldades do dia a dia e sempre manter a calma, caso ainda não tenha desenvolvido as habilidades necessárias à profissão de Paleontólogo.

O mais importante é que o seu trabalho agregue o devido valor para a nossa sociedade e faça toda a diferença para a empresa na qual presta serviço. Afinal de contas, o objetivo de Paleontologia é descobrir como os primeiros habitantes da Terra viviam nesse ambiente, bem como estudar a evolução geológica do nosso planeta, ao longo de milhões de anos.

Ao contrário do que muita gente pensa por aí, essa área não estuda apenas o homem das cavernas ou os dinossauros. Por isso, o Paleontólogo precisa ter a mentalidade de que está lidando com uma ciência que exige conhecimentos de outras áreas que também possuem uma estreita relação com a Paleontologia. Boa sorte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade