Geneticista: o que faz, quanto ganha e a formação necessária

Fique por dentro das principais responsabilidades de um Geneticista, bem como dos seus ganhos médios mensais e da formação acadêmica necessária.

Ela é uma parte da Medicina ainda bem pouco conhecida pela maioria das pessoas e oferece inúmeras possibilidades de atuação para os seus profissionais. Em contrapartida, é um ramo que conta com um baixíssimo número de Médicos especialistas no Brasil. Descobriu qual é essa tal área? Se você pensou na genética, acertou em cheio. Essa matéria vai te mostrar um pouco mais sobre a carreira de Geneticista.

continua depois da publicidade

Continue a leitura e conheça as responsabilidades desse profissional, o valor dos seus ganhos médios no Brasil e as demais exigências, caso esteja pensando em se tornar um renomado Geneticista. Saiba mais a respeito.

O que faz um Geneticista?

Esse profissional é o responsável por fazer o diagnóstico, tratamento, acompanhamento e aconselhamento dos pacientes que foram acometidos por doenças genéticas. O Geneticista também realiza pesquisas científicas e estudos envolvendo os genes humanos, vegetais e animais.

Leia também

O seu trabalho também engloba a área da modificação genética, estudos aprofundados sobre os mais variados tipos de doenças que afetam os genes humanos, desenvolvimento de medicamentos e de metodologias médicas para um tratamento mais eficaz.

continua depois da publicidade

O Geneticista trabalha com os genes, ou seja, com o DNA humano, bem como as características de origem genética dos pacientes em geral. Ele é capaz de identificar, mesmo antes de o bebê nascer, possíveis riscos e até reduzir as chances da criança ser acometida por uma doença genética. Esse profissional ainda trata eventuais alterações relacionadas à genética e ao metabolismo dos recém-nascidos.

Ele também é capaz de identificar a paternidade da criança, por meio de testes de DNA, trata casos de infertilidade (masculina ou feminina), déficit intelectual em adultos e crianças, alguns tipos de câncer, além das doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer.

continua depois da publicidade

De uma maneira geral, o Geneticista procura entender os principais fatores ambientais que possam vir a causar defeitos de origem congênita nas pessoas, logo após o seu nascimento.

Qual o valor da remuneração média do geneticista?

Os ganhos médios de um Geneticista podem variar exclusivamente com o nível de experiência na profissão, tempo de atuação no mercado, habilidades técnicas, resultados obtidos (e comprovados) na carreira, cidade, demanda e formato de trabalho e, sobretudo, especialização do profissional.

Levando-se em consideração todas as variáveis citadas acima, um Médico Geneticista pode faturar até R$ 15,4 mil por mês. Mas a faixa de ganhos desse profissional no Brasil gira em torno de R$ 7,5 mil mensais. Profissionais já conhecidos no mercado, com pacientes regulares e consultório próprio, podem faturar valores ainda mais altos, dependendo do número de consultas ou procedimentos realizados.

continua depois da publicidade

Onde o Geneticista pode trabalhar?

Esse profissional pode encontrar oportunidades de trabalho na indústria farmacêutica, universidades, laboratórios que realizam exames genéticos, clínicas de reprodução (humana ou animal), empresas do setor agropecuário, maternidades, institutos de pesquisas em geral e hospitais.

O fato é que esse profissional tem à sua disposição um mercado bastante aquecido, dependendo das suas competências técnicas e especialização nessa promissora área da Medicina. Se você tem afinidade com esse ramo, pode investir nele sem medo. Em todo o Brasil, existe um déficit de mão de obra especializada na área da genética que precisa ser suprido pelos próximos anos. Que tal se arriscar nela?

Qual é a formação acadêmica necessária?

Se você realmente está decidido a se tornar um Geneticista no futuro e pretende exercer essa profissão, vai precisar ter o diploma do curso de Medicina. Ao todo, são seis anos de faculdade, dois de residência médica e mais um de especialização em genética. Nove anos de estudos antes de começar a atuar nessa profissão.

Também é recomendado investir em um curso de mestrado ou doutorado em alguma área da Medicina genética. Afinal, quanto mais sólidos forem os conhecimentos do profissional, mais chances ele tem de se dar bem nessa carreira e ganhar o devido reconhecimento do mercado.

Principais habilidades que um Geneticista deve ter

Conheça as competências necessárias para você se tornar um Geneticista de referência e ser disputado pelas empresas da área:

  • Empatia;
  • Interesse por pesquisas;
  • Gostar e querer ajudar o próximo;
  • Se atualizar constantemente em sua área de atuação;
  • Paciência;
  • Autoconfiança;
  • Autoconhecimento;
  • Saber lidar com todo tipo de pessoa;
  • Maturidade profissional;
  • Flexibilidade;
  • Saber lidar com adversidades;
  • Resiliência;
  • Gostar da área da genética;
  • Bom equilíbrio emocional;
  • Escuta ativa;
  • Ser um bom observador;
  • Facilidade para trabalhar em equipe;
  • Tranquilidade;
  • Boa comunicação;
  • Habilidade para solucionar problemas;
  • Capacidade de acolhimento;
  • Saber lidar com imprevistos;
  • Máxima eficiência;
  • Disponibilidade.

Você não precisa se preocupar se não possuir todas as qualidades acima. É possível desenvolvê-las durante o contato diário com a profissão. O mais importante é que o seu trabalho faça a diferença na vida das pessoas. Afinal de contas, quando se trabalha com vidas e em uma área tão importante para a nossa sociedade, as habilidades sempre precisam estar em evidência.

Lembre-se também de que toda área tem os seus desafios. Por isso, nada de desanimar quando as dificuldades aparecerem, combinado? No início da carreira do Geneticista, os obstáculos podem se tornar mais notórios, no dia a dia. Mas com trabalho duro, foco e disciplina, eles podem ficar mais fáceis de serem superados. Pode acreditar nisso.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade