Como consultar a restituição do IR 2022? Confira o calendário de lotes

Calendário da restituição do Imposto de Renda (IR) estabelece 2º lote sendo pago no mês de junho. Veja todas as datas.

restituição do Imposto de Renda (IR) representa uma devolução do valor pago a mais na declaração anual do tributo. Geralmente, essa restituição decorre das deduções do Imposto de Renda. O primeiro lote já foi repassado no dia 31 de maio, referente ao ano de 2021, e mais de 3,3 milhões de contribuintes receberam R$ 6,3 bilhões no total.

continua depois da publicidade

A restituição segue uma fila, onde os contribuintes que entregaram o Imposto de Renda primeiro recebam os valores mais cedo. Entretanto, a Receita Federal estabelece como público prioritário os idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e professores, antes de iniciar a fila por ordem de entrega.

A instituição também prevê ainda que qualquer alteração da data de restituição, em casos onde o contribuinte envia uma declaração retificadora, diante de problemas ou inconsistência nos dados, é considerada a última data.

Calendário da restituição do Imposto de Renda

Leia também
Número do loteData de pagamento
1º lote 31 de maio
2º lote30 de junho
3º lote29 de julho
4º lote31 de agosto
5º lote30 de setembro

Como consultar a restituição do IR 2022?

É importante lembrar que o prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda, em 2022, já foi encerrado. Segundo a Receita Federal, mais de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina e serão notificados pelo órgão.

continua depois da publicidade

Para aqueles que fizeram suas declarações, a consulta da restituição do Imposto de Renda pode ser realizada de maneira gratuita e de diferentes formas. Caso queira, o interessado pode verificar a situação no site da Receita Federal ou no portal do e-CAC. Em ambas as plataformas, será preciso informar o CPF.

A Receita Federal disponibilizou também um aplicativo Meu Imposto de Renda para consultas (sistemas Android e iOS). A consulta é gratuita, mas exige cadastro no gov.br. Na plataforma informada, ainda é possível tirar dúvidas e obter mais informações sobre o assunto.

continua depois da publicidade

A verificação é liberada faltando uma semana para os pagamentos serem repassados. Mesmo assim, é válido conferir a situação, pois nos mesmos locais de consulta também há informações sobre a malha fina.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade