Imposto de Renda 2022: saiba como fazer a declaração retificadora

A retificação pode ser feita em até 5 anos, mas é melhor fazer o quanto antes para não cair na malha fina. Saiba como retificar a sua declaração.

Sabemos que o processo de declaração de Imposto de Renda pode não ser fácil e demanda a junção de muitos documentos. Os sistemas da Receita Federal podem não especificar os campos de preenchimento com clareza ou até mesmo apresentarem instabilidade na hora de declarar, gerando erros na sua declaração.

A boa notícia é que se você percebeu algum erro na declaração por alguma dessas ou outras hipóteses, por erro de declaração ou por esquecimento de algum dado, ainda é possível retificar. Saiba como fazer.

Como fazer a declaração retificadora?

A declaração retificadora pode ser feita através do programa da Receita Federal (download através deste link), do aplicativo Meu Imposto de Renda (download disponível para Android e iOS) ou no portal e-CAC, onde será preciso realizar o login com o CPF e a senha do portal gov.br.

Pelo programa da Receita Federal ou pelo app Meu Imposto de Renda

Nesse caso, é preciso se certificar de que você está utilizando a versão 2022. Depois, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o programa e se identifique;
  2. Com a ficha aberta, responda a pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer” clicando em “declaração retificadora”;
  3. Informe o número do recibo da declaração que você deseja retificar e clique em “retificar” no menu lateral esquerdo;
  4. Escolha a declaração que deseja retificar (se houver mais de uma);
  5. Corrija as informações que estiverem incorretas;
  6. Clique em “verificar pendências”, se não houver nenhuma, escolha a opção “entregar declaração”.

Pelo sistema e-CAC

Caso opte pelo sistema e-CAC, o contribuinte deverá utilizar seu login e senha cadastrados no portal gov.br e só será possível se o nível de usuário for prata ou ouro. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema e digite seu CPF e senha utilizada no portal;
  2. Clique no menu “Meu Imposto de Renda” na lateral esquerda da tela;
  3. Na nova tela, selecione o item “preencher declaração online” e em seguida escolha o ano da declaração que quer corrigir;
  4. Clique em “retificar declaração” e confirme com “sim”;
  5. Faça as alterações necessárias e envie a retificadora.

Por que retificar o imposto de renda 2022?

A importância da retificação está no fato dessa ser, ao final, a que vale, substituindo todas as anteriores, se houver mais de uma. Ela poderá ser enviada em até 5 anos após o envio da que foi retificada, mas só valerá se a Receita Federal ainda não tiver notificado o contribuinte ou se ele não tiver caído na malha fina.

O maior dos motivos do porquê de realizar a retificação é, portanto, evitar cair na malha fina, o que ocorre quando a Receita Federal analisa precisamente as informações da sua declaração e compara o que foi informado por você com o declarado por terceiros como bancos, empresas de planos de saúde, instituições educacionais e outras.

Na pior das hipóteses, o contribuinte poderá ser obrigado a recolher o imposto e pagar multa. Esta é de 1% ao mês, sobre o valor de imposto devido que foi calculado na declaração e será imposta mesmo se estiver sido pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e pode chegar a até no máximo 20% sobre o valor do imposto de renda.

Leia também

você pode gostar também

‘Acerca de’, ‘a cerca de’ e ‘há cerca de’: qual é a diferença e como usar essas expressões

As expressões 'acerca de', 'a cerca de' e 'há cerca de', embora muito parecidas, possuem algumas diferenças. Confira quais são.

Nem precisa de apelido: 30 nomes curtos para bebês que já são tendência em 2023

Os nomes curtos são grandes tendências nos últimos tempos entre os mais escolhidos pelos pais para seus bebês. Confira 30 opções para se inspirar.

Caixa Tem: esqueceu a senha? Aprenda como recuperar

Existem várias maneiras de recuperar a senha do aplicativo, muito usado por cidadãos que recebem benefícios do governo.

Por que os dias da semana têm “feira”? Saiba de onde vem esse termo

Os calendários gregorianos são organizados com 7 dias na semana, sendo divididos entre segunda-feira e domingo ao longo do mês. No entanto, nem todas as pessoas entendem porque os dias da semana têm feira no nome, e nem de onde surgiu esse…

15 apelidos que viraram nomes e se tornaram populares nos cartórios

Se você vai ter filhos em breve e quer seguir as tendências dos nomes mais populares do momento, confira a lista de tendências a seguir.

Ranking dos Signos: dos mais festeiros aos mais caseiros do Zodíaco

Se você é um concurseiro que sempre está ligado nas previsões diárias do horóscopo, conheça os signos mais festeiros e os signos mais caseiros do zodíaco.