Imposto de Renda 2022: saiba como fazer a declaração retificadora

A retificação pode ser feita em até 5 anos, mas é melhor fazer o quanto antes para não cair na malha fina. Saiba como retificar a sua declaração.

Sabemos que o processo de declaração de Imposto de Renda pode não ser fácil e demanda a junção de muitos documentos. Os sistemas da Receita Federal podem não especificar os campos de preenchimento com clareza ou até mesmo apresentarem instabilidade na hora de declarar, gerando erros na sua declaração.

Leia também

A boa notícia é que se você percebeu algum erro na declaração por alguma dessas ou outras hipóteses, por erro de declaração ou por esquecimento de algum dado, ainda é possível retificar. Saiba como fazer.

Como fazer a declaração retificadora?

A declaração retificadora pode ser feita através do programa da Receita Federal (download através deste link), do aplicativo Meu Imposto de Renda (download disponível para Android e iOS) ou no portal e-CAC, onde será preciso realizar o login com o CPF e a senha do portal gov.br.

Pelo programa da Receita Federal ou pelo app Meu Imposto de Renda

Nesse caso, é preciso se certificar de que você está utilizando a versão 2022. Depois, basta seguir o passo a passo:

  1. Abra o programa e se identifique;
  2. Com a ficha aberta, responda a pergunta “Que tipo de declaração você deseja fazer” clicando em “declaração retificadora”;
  3. Informe o número do recibo da declaração que você deseja retificar e clique em “retificar” no menu lateral esquerdo;
  4. Escolha a declaração que deseja retificar (se houver mais de uma);
  5. Corrija as informações que estiverem incorretas;
  6. Clique em “verificar pendências”, se não houver nenhuma, escolha a opção “entregar declaração”.

Pelo sistema e-CAC

Caso opte pelo sistema e-CAC, o contribuinte deverá utilizar seu login e senha cadastrados no portal gov.br e só será possível se o nível de usuário for prata ou ouro. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema e digite seu CPF e senha utilizada no portal;
  2. Clique no menu “Meu Imposto de Renda” na lateral esquerda da tela;
  3. Na nova tela, selecione o item “preencher declaração online” e em seguida escolha o ano da declaração que quer corrigir;
  4. Clique em “retificar declaração” e confirme com “sim”;
  5. Faça as alterações necessárias e envie a retificadora.

Por que retificar o imposto de renda 2022?

A importância da retificação está no fato dessa ser, ao final, a que vale, substituindo todas as anteriores, se houver mais de uma. Ela poderá ser enviada em até 5 anos após o envio da que foi retificada, mas só valerá se a Receita Federal ainda não tiver notificado o contribuinte ou se ele não tiver caído na malha fina.

O maior dos motivos do porquê de realizar a retificação é, portanto, evitar cair na malha fina, o que ocorre quando a Receita Federal analisa precisamente as informações da sua declaração e compara o que foi informado por você com o declarado por terceiros como bancos, empresas de planos de saúde, instituições educacionais e outras.

Na pior das hipóteses, o contribuinte poderá ser obrigado a recolher o imposto e pagar multa. Esta é de 1% ao mês, sobre o valor de imposto devido que foi calculado na declaração e será imposta mesmo se estiver sido pago. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e pode chegar a até no máximo 20% sobre o valor do imposto de renda.

Leia também


você pode gostar também

Esquentar o motor do carro antes de arrancar: certo ou errado?

Anos atrás, era comum ver pessoas ligarem o veículo, principalmente em dias frios, e deixá-lo ligado por muito tempo antes de sair. Mas isso está certo? Leia e descubra.

Cuidado: estes 5 materiais não podem ser colocados no micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha, no entanto, é importante saber quais recipientes podem ser colocados dentro deste aparelho.

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?