Imposto de Renda: 2 milhões caem na malha fina; saiba como consultar

Declaração do Imposto de Renda chegou ao fim e Receita Federal apontou que cerca de 2 milhões de pessoas estão na malha fina.

Com o prazo da declaração do Imposto de Renda tendo terminado nesta terça-feira, dia 31 de maio, cerca de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Isso quer dizer que os informes possuem algum tipo de pendência. Então, veja como consultar.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a própria Receita Federal foi a responsável pela divulgação da informação. De acordo com o órgão, as pendências devem ser regularizadas.

Imposto de Renda: como consultar a malha fina

Para consultar a situação da declaração do Imposto de Renda e saber se você caiu na malha fina, entre no site da Receita Federal ou no portal do e-CAC. Além disso, é possível fazer a verificação por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS).

Leia também

Caso a pessoa não tenha caído na malha fina, apenas será necessário esperar pela restituição. Por outro lado, se houve alguma irregularidade, será necessário fazer a correção. A Receita Federal fará uma notificação e a pessoa poderá concordar com o que foi apontado ou recorrer da decisão.

continua depois da publicidade

Como informado, 2 milhões de pessoas caíram na malha fina. Confira os principais motivos que levam os contribuintes a ficarem nessa situação:

  • Omissão de rendimentos;
  • Deduções realizadas incorretamente;
  • Divergências entre o Dirf e declaração;
  • Deduções do imposto devido.

Restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda já começou para quem informou seus rendimentos e não teve problemas. O 1º lote foi pago no dia 31 de maio de 2022, com foco em Pessoas com Deficiência (PcDs), aposentados, Professores e contribuintes que fizeram a declaração nos primeiros dias. Além dele, haverá ainda mais quatro depósitos:

continua depois da publicidade
  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

A consulta dos repasses também pode ser feita nas mesmas plataformas de verificação da malha fina.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade