Imposto de Renda: 2 milhões caem na malha fina; saiba como consultar

Declaração do Imposto de Renda chegou ao fim e Receita Federal apontou que cerca de 2 milhões de pessoas estão na malha fina.

Com o prazo da declaração do Imposto de Renda tendo terminado nesta terça-feira, dia 31 de maio, cerca de 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Isso quer dizer que os informes possuem algum tipo de pendência. Então, veja como consultar.

Vale lembrar que a própria Receita Federal foi a responsável pela divulgação da informação. De acordo com o órgão, as pendências devem ser regularizadas.

Imposto de Renda: como consultar a malha fina

Para consultar a situação da declaração do Imposto de Renda e saber se você caiu na malha fina, entre no site da Receita Federal ou no portal do e-CAC. Além disso, é possível fazer a verificação por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS).

Caso a pessoa não tenha caído na malha fina, apenas será necessário esperar pela restituição. Por outro lado, se houve alguma irregularidade, será necessário fazer a correção. A Receita Federal fará uma notificação e a pessoa poderá concordar com o que foi apontado ou recorrer da decisão.

Como informado, 2 milhões de pessoas caíram na malha fina. Confira os principais motivos que levam os contribuintes a ficarem nessa situação:

  • Omissão de rendimentos;
  • Deduções realizadas incorretamente;
  • Divergências entre o Dirf e declaração;
  • Deduções do imposto devido.

Restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda já começou para quem informou seus rendimentos e não teve problemas. O 1º lote foi pago no dia 31 de maio de 2022, com foco em Pessoas com Deficiência (PcDs), aposentados, Professores e contribuintes que fizeram a declaração nos primeiros dias. Além dele, haverá ainda mais quatro depósitos:

  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

A consulta dos repasses também pode ser feita nas mesmas plataformas de verificação da malha fina.

Leia também

você pode gostar também

Estágio Caixa tem 6,8 mil vagas abertas; saiba como se inscrever

Estágio Caixa Econômica Federal é destinado a estudantes do ensino médio, técnico e superior. Veja como participar.

Pagamento em cheque cai em desuso e Pix pode ter influenciado

Pagamento por meio de cheque especial segue caindo. Redução chega a 94% em comparação com o ano de 1995.

Venda de férias está prevista na CLT; veja as regras e como funciona

Comum entre os trabalhadores, prática acontece em empresas, entretanto existem algumas regras e limites previstos na lei para a venda de férias.

IPTU atrasado gera multa para o contribuinte

A multa para o contribuinte que não paga o IPTU no prazo correto é acumulativa, e varia de acordo com o período de inadimplência do cidadão.

NASA: viagem para Marte pode acontecer ainda em 2023

Uma equipe de cientistas explica que a propulsão térmica a laser pode reduzir o tempo de viagem, que atualmente é de cerca de seis meses.

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.