Saiba como consultar CPF pelo seu nome

Ao consultar seu CPF pelo nome, você pode verificar como está a sua situação na Receita Federal e nos órgãos de proteção ao crédito.

Você sabia que tem como consultar o status do seu CPF fazendo uma busca pelo seu nome? O procedimento é feito pelo internet no site da Receita Federal (RF) e leva apenas alguns minutos. Essa pesquisa é importante para verificar possíveis irregularidades, fraudes e até dívidas em aberto.

Leia também

Você empresas conveniadas a birôs de crédito também podem fazer a consulta. No entanto, como medida de segurança, essas entidades não são autorizadas a repassar as informações aos consumidores. Elas são autorizadas a conferir os dados apenas para análise de crédito.

Como consultar o CPF pelo nome completo?

Se você perdeu o CPF, não sabe onde está e também não lembra a sequência numérica, o ideal é ir a um posto da Receita Federal. Lá, você deve comprovar sua identidade apresentando documento com foto e informar que quer solicitar uma segunda via. Também é possível fazer a emissão no site da RF.

Com o número em mãos, você pode verificar sua situação: se está ou não regular. Para consultar o CPF, você deve:

  1. Acessar o site da Receita;
  2. Clicar em “Emissão do Comprovante”;
  3. Informar CPF e data de nascimento;
  4. Marcar a caixa “Sou humano”; e
  5. Clicar no botão “Consultar”.

Depois disso, será emitido um certificado indicando o seu status perante o órgão, com um QR Code para verificação.

Como consultar dívidas no CPF?

Você pode conferir se tem débitos em aberto e quais são eles nos portais dos órgãos de proteção ao crédito. O mais famoso para a pesquisa é o Serasa, em que a consulta do CPF é gratuita. Siga o passo a passo:

  1. Entre no site da Serasa;
  2. Clique no botão “Consultar CPF”;
  3. Informe CPF e senha ou crie uma conta na hora.

Dentro do seu perfil, você poderá verificar as dívidas e até negociar e quitar os valores, com descontos.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.