Saiba como consultar seu CPF e verificar se têm dívidas em aberto

Estar com o CPF negativado acarreta diversas restrições ao cidadão. Por isso, é fundamental consultar se há dívidas no seu nome e regularizar a situação para facilitar transações e atividades financeiras.

Com a expectativa em torno da renegociação de dívidas promovida pelo programa Desenrola, muitos brasileiros devem recuperar o poder de comprar nos próximos meses. Contudo, muita gente não sabe como consultar se têm pendências em aberto, ou seja, se está ou não com o chamado "nome sujo" nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que estar negativado pode resultar em restrições nas movimentações financeiras, impossibilitando a contratação de serviços como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, entre outros. Continue lendo e veja como o processo de consulta do CPF pode ser feito de forma on-line e rápida a seguir.

Como consultar a situação do CPF na Receita Federal?

Para conferir a situação cadastral do seu CPF, siga estes passos:

Leia também
  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique na opção "CPF" e, em seguida, "Consulta CPF";
  3. Informe os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento e CPF;
  4. Digite o código de verificação exibido na tela;
  5. Clique em "Consultar".

Se a situação do seu CPF estiver suspensa ou pendente de regularização, significa que o seu cadastro está incorreto ou incompleto, ou que você deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos cinco anos. Portanto, caso obtenha alguma dessas respostas, é recomendado solucionar o quanto antes.

continua depois da publicidade

Como consultar dívidas no CPF e saber se você está negativado?

Para saber se o seu nome está negativado, existem vários sites que oferecem a consulta gratuita, como os birôs de crédito (Serasa, SPC Brasil e Boa Vista). Cada entidade trabalha com diferentes instituições, por isso é recomendado verificar seu CPF em todos eles. Saiba como fazer isso abaixo:

1. Serasa

  • Acesse o site ou aplicativo da Serasa (disponível para Android e iOS);
  • Clique na opção "Consultar CPF e score grátis";
  • Faça login ou cadastre seus dados no sistema;
  • Selecione a seção "Meu CPF" para verificar pendências, incluindo dívidas, protestos, cheques sem fundo, falências e ações judiciais.

2. SPC Brasil

  • Visite o site do Cadastro Positivo;
  • Faça login ou crie uma conta usando o seu CPF;
  • Para o primeiro acesso, registre uma senha e um código de barras através do aplicativo Google Authenticator;
  • Utilize o aplicativo para ler o QR Code fornecido pelo SPC em seu e-mail e, em seguida, digite o código gerado no Google Authenticator;
  • Após o acesso, clique em "Consulte seu CPF" para verificar registros de inadimplência associados ao seu nome.

3. Boa Vista

  • Acesse o site Consumidor Positivo da Boa Vista;
  • Digite o número do seu documento no campo "Coloque seu CPF", e em seguida, clique no botão "Consultar CPF grátis";
  • Complete o cadastro com os dados adicionais solicitados;
  • Após o login, a página inicial exibirá se o seu nome está limpo na Boa Vista.

Quais as consequências do nome sujo?

Ter o nome sujo traz uma série de consequências que afetam diversos aspectos da vida financeira, profissional e emocional do indivíduo. Algumas das implicações incluem a redução do score, que é um indicador que mostra a probabilidade de pagar dívidas em dia. Além disso, há restrições no acesso a benefícios oferecidos por bancos e outras instituições, como obter cartões, empréstimos ou financiamentos.

continua depois da publicidade

Outro aspecto relevante é que o cidadão inadimplente pode enfrentar dificuldades na busca por moradia, já que imobiliárias e proprietários de imóveis costumam consultar os órgãos de proteção ao crédito antes de alugar um imóvel.

A negativação do nome também pode prejudicar as oportunidades de emprego, pois algumas empresas analisam o histórico de crédito dos candidatos durante o processo seletivo. Inclusive, pode até mesmo influenciar a elegibilidade em concursos públicos e programas de financiamento estudantil, onde a regularidade do CPF pode ser considerada como um requisito de elegibilidade.

Por fim, também vale lembrar que dívidas pendentes acumulam juros, o que significa que quanto mais tempo a pessoa demorar para quitá-las, maior será o valor a ser pago.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade