5 erros comuns ao contratar um empréstimo; veja o que não fazer

Saiba o que você jamais deve fazer ao contratar um empréstimo para garantir um crédito barato, rápido e seguro.

A grana está meio curta para pagar os seus gastos pessoais e você está pensando em fazer um empréstimo? Está lendo o artigo certo. Existem alguns fatores nos quais é necessário ter atenção para não entrar em uma furada e se enrolar ainda mais financeiramente. Conheça os cinco erros ao contratar empréstimo e evite muita dor de cabeça no futuro. Confere aí.

continua depois da publicidade

Confira os principais erros ao contratar um empréstimo

1) Não se planejar financeiramente

Talvez esse seja um dos principais erros ao contratar empréstimo. Muita gente por aí resolve pegar dinheiro emprestado em bancos ou cooperativas de crédito, se esquece que acabou de assumir uma dívida e não se planeja financeiramente. Isso é um erro fatal.

Leia também

Se você resolver solicitar um empréstimo, não se esqueça de incluir o valor das parcelas mensais em seu orçamento. Antes de bater o martelo, faça um bom planejamento financeiro e analise (com bastante calma) se é possível assumir essa dívida ou não.

Lembre-se de que, dependendo do período estipulado de pagamento, a dívida recém assumida pode se estender por até 48 meses. Por isso, jamais cometa o erro de solicitar uma concessão de crédito sem saber antes como estão suas finanças, combinado?

continua depois da publicidade

2) Não fazer uma simulação antes

Outro dos erros ao contratar empréstimo é se esquecer de fazer uma simulação antes. Instituições financeiras, empresas que concedem empréstimo consignado e até cooperativas de crédito, disponibilizam opções de simulação em seus sites. E isso deve ser feito.

Lembre-se de que a simulação vai mostrar o valor final que será pago pelo solicitante do empréstimo. Além disso, é possível ter uma noção do valor da taxa de juros que você vai pagar, que pode ser compensatória ou não, dependendo das circunstâncias. Com poucos minutos, é possível fazer uma simulação.

continua depois da publicidade

Em suma, você precisa se dar conta de qual modalidade de empréstimo pode ser mais vantajosa. Por isso, analise o impacto financeiro do valor das parcelas em seu orçamento e não deixe de fazer diversas simulações em empresas concorrentes. Pode valer muito a pena.

3) Não exigir um contrato de empréstimo

Mais um dos erros ao contratar empréstimo que muita gente ainda comete. O contrato é um documento que regulamenta as devidas responsabilidades e direitos das partes envolvidas em qualquer tipo de negociação financeira. Por isso, na hora de solicitar um empréstimo, exija uma cópia do contrato devidamente assinada.

O contrato pode resguardar o solicitante de quaisquer eventualidades e deve conter todas as informações relativas ao empréstimo solicitado. Se você contratar esse tipo de serviço e não exigir um contrato, pode ter eventuais problemas e até possíveis litígios no futuro.

continua depois da publicidade

Mas não adianta somente exigir o contrato e assinar o documento sem antes lê-lo com toda atenção. Você precisa estar ciente de todas as condições do empréstimo e demais disposições informadas no contrato. Afinal, dinheiro emprestado é coisa muito séria, não é?

4) Pagar valores antecipados

Quando o assunto é erros ao contratar empréstimo, muitas pessoas acabam pagando valores antecipados para que o empréstimo seja concedido. Mas você sabia que isso não procede e que é expressamente proibido qualquer tipo de pagamento prévio? É verdade.

Todos os custos de contratação de qualquer tipo de empréstimo, independentemente do valor, devem ficar a cargo da instituição financeira contratada. Por isso, antes de assinar o contrato, certifique-se de que você não esteja pagando nenhuma taxa ou valor adicional de contratação, fechado?

Algumas empresas acabam se aproveitando dos clientes mais inexperientes ou desesperados pela falta momentânea de dinheiro e cobram valores antecipados para conceder o empréstimo. Tome cuidado com isso para não pagar valores indevidos.

5) Não comparar diferentes ofertas

O último dos erros ao contratar empréstimo também merece atenção especial. É importantíssimo que o solicitante compare taxas e ofertas no mercado. Por exemplo, os bancos oferecem atrativas vantagens para determinadas categorias, como aposentados e pensionistas, por exemplo.

Já outras instituições oferecem prazos de pagamentos mais estendidos ou taxa de juros menores. Dessa forma, a recomendação é sempre comparar as ofertas de empréstimo. Coloque na ponta do lápis e analise se o número de parcelas ou a taxa de juros cobrada valem ou não a pena.

Mesmo que você esteja apertado financeiramente, pode não ser vantajoso contratar um empréstimo que tenha condições pouco interessantes ou que te faça pagar juros altíssimos. Não deixe de comparar, pois sempre vai existir aquele empréstimo que mais atende às suas necessidades.

Viu como os erros ao contratar empréstimo são mais comuns do que imaginamos? Agora é evitar cometê-los e boa sorte.

Leia também

Concursos em sua
cidade