BPC de maio já tem calendário definido pelo INSS; veja datas oficiais

O calendário de maio começa a partir do fim do mês e vai até o dia 7 de junho.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um serviço de caráter previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que visa atender idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade.

continua depois da publicidade

O benefício é individual, não vitalício e intransferível, integrando a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Da mesma forma, não é necessário ter contribuído com a Previdência Social para ter acesso a ele.

Assim como a maioria dos benefícios do INSS, os pagamentos do BPC são realizados de forma escalonada, a partir do penúltimo dígito do Número de Benefício (NB) de cada cidadão.

Para o próximo mês, o órgão já definiu o cronograma de pagamentos. Saiba mais abaixo.

continua depois da publicidade
Leia também

Calendário BPC de maio

Os valores do BPC são liberados diretamente aos beneficiários ou seus representantes legais, e a operação é realizada pela rede bancária autorizada. Após a concessão do benefício, o cidadão recebe do banco um cartão magnético, para que o dinheiro seja sacado.

Esse cartão é gratuito, e o beneficiário não precisa adquirir nenhum serviço ou produto da instituição financeira para obtê-lo. O pagamento também pode ser realizado por meio de conta-corrente ou conta-poupança.

continua depois da publicidade

Conforme informado anteriormente, os pagamentos do BPC seguem a regra das datas escalonadas a partir do penúltimo dígito do NB. Nesse sentido, o dinheiro é liberado em 10 dias, para 10 grupos distintos.

Em relação às datas oficiais para o mês de maio, os segurados começam a receber as parcelas a partir dos seguintes dias:

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
124 de maio
227 de maio
328 de maio
429 de maio
531 de maio
63 de junho
74 de junho
85 de junho
96 de junho
07 de junho

A consulta do BPC pode ser realizada a partir da semana de liberação dos pagamentos, no site do Meu INSS ou no aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS.

continua depois da publicidade

Valor do BPC

O BPC paga parcelas mensais de um salário mínimo vigente aos seus beneficiários. Isso significa que o valor transferido a cada cronograma é de R$ 1.412.

Os recursos financeiros do benefício são provenientes do orçamento da Seguridade Social, administrados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e repassados ao INSS pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Nesse sentido, vale lembrar que o BPC possui caráter assistencial, e não previdenciário. Como os valores são pagos pelo Governo Federal e não resultam de contribuições à autarquia, o benefício também não dá direito ao 13º e à pensão por morte.

Quem pode receber?

A natureza assistencial do BPC implica que os segurados precisem cumprir alguns pré-requisitos diferentes e mais específicos do que os solicitados para aposentadoria e pensão, por exemplo.

Primeiramente, é necessário ser uma pessoa idosa de 65 anos ou mais, ou uma pessoa com deficiência de qualquer idade.

No segundo caso, é considerada uma deficiência qualquer condição capaz de causar impedimentos de longa duração, ou seja, a partir de dois anos. Esses quadros devem ser de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Além disso, o BPC possui um limite de renda. Isso significa que, além dos requisitos citados acima, é necessário ter uma renda per capita de até 1/4 do salário mínimo vigente.

Também é recomendado que os beneficiários e suas famílias estejam inscritos no CadÚnico.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade