Além do Inglês: quais são as línguas mais faladas nos Estados Unidos?

Além do inglês, idiomas como o espanhol, chinês, francês, tagalo e vietnamita são falados por milhões de norte-americanos.

Nos Estados Unidos, o número de pessoas que falam uma língua diferente do inglês nativo quase triplicou nas últimas três décadas, passando de 23,1 milhões (aproximadamente 1 em 10) para 67,8 milhões (aproximadamente 1 em 5), de acordo com dados do U.S. Census Bureau.

continua depois da publicidade

O país é verdadeiramente um caldeirão linguístico, com 350 a 430 línguas sendo faladas, tornando-o uma das nações com maior diversidade linguística do planeta. Veja quais idiomas se destacam a seguir.

Línguas mais faladas nos Estados Unidos, além do inglês

1. Espanhol

Leia também

O espanhol é a segunda língua mais falada nos EUA, depois do inglês, com cerca de 43,2 milhões de falantes.

Esse número inclui tanto falantes nativos quanto aqueles que aprenderam espanhol como segunda língua.

continua depois da publicidade

A presença desse idioma nos EUA é resultado das conexões históricas com a América Latina e da imigração recente de países hispanofônicos.

Além da sua influência na cultura americana em áreas como música, literatura e culinária, há programas de língua espanhola que são oferecidos por escolas e organizações para promover o bilinguismo e a compreensão intercultural.

2. Chinês

O chinês é a terceira língua mais falada nos EUA, com 2,9 milhões de falantes, quase 1% da população. Isso inclui dialetos como mandarim e cantonês.

continua depois da publicidade

O aumento de falantes deste idioma deve-se principalmente à imigração de países asiáticos, além do interesse pela cultura e negócios chineses.

3. Tagalo

O tagalo, língua das Filipinas, é falado por quase 1,7 milhão de americanos, cerca de 0,5% da população.

As maiores concentrações de falantes do idioma estão principalmente na Califórnia, Nevada, Texas, Washington, Illinois e Nova Iorque.

4. Vietnamita

O vietnamita se tornou a quinta língua mais falada nos Estados Unidos, com mais de 1,5 milhão de falantes.

Esse crescimento rápido está relacionado à reconexão de amigos, familiares e entes queridos após o fim da Guerra do Vietnã, que trouxe centenas de milhares de imigrantes vietnamitas para os EUA.

continua depois da publicidade

5. Francês

O francês foi introduzido nos Estados Unidos no século XVIII e tem sido falado desde então. A presença do idioma se deve à colonização francesa, notavelmente no Território da Louisiana.

Atualmente, o francês e o crioulo francês são a sexta língua mais falada nos EUA, com aproximadamente 1,2 milhão de falantes.

Inclusive, são oferecidos por muitas escolas americanas, disponível em níveis de ensino médio e superior, ao lado do alemão e do espanhol.

6. Árabe

Também com aproximadamente 1,2 milhão de pessoas que o falam, o árabe ocupa o sétimo lugar entre as línguas mais faladas nos EUA.

Estados como Michigan e Nova York, que possuem grandes comunidades árabes, apresentam um número significativo de falantes do idioma a partir dos cinco anos de idade.

7. Coreano

Cerca de 1,1 milhões de americanos, ou 0,3% da população, falam coreano. A influência da cultura coreana, incluindo K-pop e doramas, contribui para a notoriedade da língua.

8. Russo

Conforme o US Census Bureau, quase 940 mil pessoas em todo o país falam atualmente russo. Entre as décadas de 1970 e 1990, um grande número de imigrantes russos veio para os EUA, popularizando ainda mais a língua e a cultura.

Este também é um dos idiomas oficiais a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) — os astronautas da NASA que servem ao lado dos cosmonautas russos geralmente aprendem a falar esta língua.

9. Alemão

Com cerca de 920.000 falantes, temos o alemão que é bastante popular em todo o país, especialmente em áreas específicas ricas em cultura alemã, como Milwaukee.

Esta é uma das poucas línguas comumente oferecidas aos alunos para aprenderem na escola, ajudando a manter a sua popularidade nos EUA.

10. Português

O português é falado por mais de 900 mil americanos, incluindo imigrantes de Portugal e do Brasil.

A língua tem um número significativo de falantes no Havai, Rhode Island e Massachusetts, que têm comunidades luso-americanas notáveis.

11. Haitiano

Por fim, o haitiano é falado por mais de 800 mil americanos, aproximadamente 0,3% da população. Esta comunidade cresce a cada dia, especialmente em cidades como Boston e Miami.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade