Pessoas inteligentes devem ter estas 5 habilidades do futuro; veja quais são

Muito além do conhecimento técnico, para se diferenciar no mercado de trabalho e até mesmo atingir o sucesso pessoal, é preciso ter soft skills. Entenda melhor.

Se você se considera inteligente ou busca uma inteligência avançada e quer ter sucesso na sua carreira, precisa se desenvolver na mesma medida em que o mercado e acompanhar os avanços tecnológicos, porque é isso que as empresas têm feito e buscado, em praticamente todos os setores.

Leia também

Hoje, tanto para atingir o sucesso pessoal, quanto profissional e financeiro, é preciso além do que habilidades técnicas, que são aquelas conquistadas com os estudos, é preciso apresentar boas soft skills. Estas são as habilidades do futuro ligadas à sua personalidade e desenvoltura, são as suas competências pessoais, emocionais e comportamentais.

Dentro desse nicho, existem diversos tipos de soft skills, e dominá-las ou desenvolvê-las pode te ajudar a atingir o sucesso e a realização profissional e pessoal. Separamos 5 delas que serão valorizadas no futuro para você conferir a seguir.

Conheça as principais habilidades do futuro

1. Mente criativa

A criatividade é uma das habilidades mais difíceis de se desenvolver. Pode parecer fácil ter boas ideias, mas colocá-las em prática nem sempre é. Ser criativo é ter esse “feeling”, encontrar saídas para situações diversas, de forma criativa, diferente do comum, e saber que elas vão funcionar, na prática.

O diferencial desta habilidade está justamente na concorrência que ela permite ter com a tecnologia. Enquanto as máquinas que dominam a era da informação desenvolvem ideais de forma exata, os criativos fazem isso de forma humana, com maior versatilidade e intuição.

2. Inteligência emocional

Essa é, talvez, uma das habilidades mais difíceis para todo ser humano. As adversidades do dia a dia e os conflitos pessoais e profissionais podem abalar facilmente o emocional. No caso das pessoas inteligentes, isso não acontece tão facilmente.

Para buscar a inteligência emocional é preciso ter autoconhecimento, entender aquilo que pode te afetar, reconhecer uma situação problema e saber a melhor forma de agir para não se comportar da forma errada e nem deixar aquilo te abalar por muito tempo.

Apostar em atividades relaxantes diárias, acompanhamento psicológico e o simples ato de pensar antes de agir, podem ser grandes aliados para conquistar essa habilidade.

3. Formação continuada

Pessoas inteligentes nunca param de estudar, já que têm a consciência de que o mundo está em constante transformação e que, da mesma forma, o conhecimento deve ser sempre renovado.

Isso serve não só para aqueles assuntos que você já domina, mas para todos, quando então você terá oportunidade de aprender coisas novas e se diferenciar profissionalmente.

4. Capacidade de resolver problemas

Essa é uma habilidade que só se desenvolve com a experiência. A premissa de que “o que importa é competir” nunca foi tão verdade quando o assunto é resolver problemas.

Passar por situações que te desafiam, ou que não te agradam, vai permitir que você sempre saia com algum aprendizado e lição diferente. Dessa forma, quando acontecer a mesma situação ou outra semelhante, sua capacidade de lidar será muito maior.

5. Liderança

Deixamos por último uma das habilidades mais problemáticas e que as pessoas facilmente confundem, isto porque ser chefe, ou estar no topo, é completamente diferente de ser um líder.

Possui liderança aquele que, além de ser responsável por uma equipe ou projeto, entende a importância de gerir o caminho para se chegar a um objetivo. Logo, um líder demonstra habilidade em lidar com pessoas de personalidades diferentes, capacidade de prever riscos e manter a estabilidade emocional para resolvê-los, e até mesmo parcimônia para comemorar os resultados.

O líder geralmente é aquele que une todas as habilidades aqui descritas, e várias outras, e que não possui medo de assumir grandes responsabilidades.

Leia também


você pode gostar também

Esquentar o motor do carro antes de arrancar: certo ou errado?

Anos atrás, era comum ver pessoas ligarem o veículo, principalmente em dias frios, e deixá-lo ligado por muito tempo antes de sair. Mas isso está certo? Leia e descubra.

Cuidado: estes 5 materiais não podem ser colocados no micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais utilizados na cozinha, no entanto, é importante saber quais recipientes podem ser colocados dentro deste aparelho.

Descubra qual é o “carma” de cada um dos 12 signos do Zodíaco

Segundo a astrologia, há certas razões pelas quais algumas experiências ou situações se repetem em sua vida com base no seu signo do zodíaco.

Insuportáveis: 4 piores dores que os seres humanos podem sentir

Conheça hoje as piores dores que os seres humanos podem sentir, com quadros que podem durar semanas ou até mesmo anos.

5 coisas que podem danificar o seu liquidificador e você não sabia

O eletrodoméstico é item obrigatório em milhares de lares brasileiros, entretanto, seu mal uso pode acabar prejudicando o seu funcionamento e a durabilidade do liquidificador.

CLT: o que é o abono pecuniário e como calcular o valor

De acordo com a lei, para que os trabalhadores possam manter a saúde física e mental, é permitido tirar férias de 30 dias. Mas o que ocorre quando o empregado "vende as férias" para o empregador?