Confira 5 coisas que pessoas inteligentes fazem todos os dias

Fique por dentro das cinco coisas que pessoas inteligentes fazem diariamente e adote esses comportamentos para a sua vida.

Uma pessoa pode ser talentosa, esperta e até popular, mas não significa que ela seja inteligente. Ao contrário do que muitos pensam por aí, o conceito de inteligência não tem nada a ver com herança genética, mas sim com os comportamentos do indivíduo no dia a dia. Por isso, selecionamos cinco coisas que pessoas inteligentes fazem todos os dias. Dá uma olhada aí, concurseiro.

continua depois da publicidade

Veja as atitudes que pessoas inteligentes adotam no cotidiano

1) Elas pensam antes de falar

Essa é uma das atitudes inteligentes que muita gente se esquece de seguir. Você já reparou que diversos conflitos, discussões acaloradas e desentendimentos são oriundos das palavras proferidas de uma forma totalmente impensada?

Leia também

A forma pela qual nos comunicamos é extremamente importante, já que o mínimo ruído de comunicação ou falha pode gerar um mal-entendido daqueles. Por isso, as pessoas inteligentes tomam muito cuidado com o que falam, ou seja, pensam antes de abrir a boca.

Além disso, elas dão valiosos conselhos, dificilmente caem em contradição e, pelo menos na maioria das vezes, desejam o melhor para os outros. Quando fazem isso, têm a certeza de que a recompensa vai chegar. Por isso, pense duas (ou mais) vezes antes de emitir uma opinião ou comentário.

continua depois da publicidade

2) Ouvem mais do que falam

Pessoas inteligentes sabem que elas têm dois ouvidos e uma boca, por isso, se comportam de forma proporcional. Trocando em miúdos: elas escutam mais do que falam. Saber ouvir é uma das principais habilidades utilizadas em cargos de liderança de grandes empresas.

Quando escutamos mais do que falamos, seja em casa ou no trabalho, podemos evitar diversos problemas e, em muitos casos, até conquistar a confiança alheia. Por isso, se você costuma falar pelos cotovelos, que tal começar a mudar esse hábito?

continua depois da publicidade

Muitas vezes, é possível aprender bastante apenas escutando o que outros têm para nos dizer. Se você exercitar mais a sua atenção no dia a dia, vai acabar percebendo que, escutar mais do que falar, além de economizar energia, pode te poupar de eventuais desentendimentos.

3) São autoconscientes

Mais uma das coisas que pessoas inteligentes fazem todos os dias. Ser autoconsciente é uma qualidade extremamente importante no trabalho e na vida pessoal. Pode ter certeza disso.

Essa qualidade comportamental pode mostrar em quais relações devemos investir ou quem procurar para nos aconselharmos. Pessoas inteligentes têm a consciência de que determinadas relações podem ser altamente tóxicas e, consequentemente, prejudiciais.

continua depois da publicidade

Na verdade, os sábios fazem bom uso da sua autoconsciência para identificar esses “campos minados” e evitá-los a qualquer custo. Afinal, o objetivo é sempre somar e nunca subtrair, certo?

4) Não agem como se soubessem tudo

Tenha em mente que, por mais que você acredite que já tem um alto nível de conhecimento sobre o seu trabalho ou sobre o conteúdo das provas do concurso, sempre existe espaço para aprender mais. Afinal, pessoas inteligentes não se fecham para coisas novas.

A grande questão é que você sempre deve se manter receptivo a novos aprendizados, pois é o conhecimento que pode te levar a alcançar os seus objetivos. Agir como se soubesse tudo de tudo não representa uma atitude madura.

Por mais que sejamos bombardeados com milhões informações que jamais daríamos conta de assimilar (nem que vivêssemos um século), é importante estar aberto para aprender mais e mais. A célebre frase de Sócrates “Só sei que nada sei” se encaixa perfeitamente nesse contexto.

5) Argumentam consigo mesmas

Por fim, a última das coisas que pessoas inteligentes fazem todos os dias e que pode fazer uma baita diferença em sua vida. Sabe aquela voz que ecoa em nosso cérebro e sempre comenta algo quando estamos conversando com alguém? Trata-se da nossa opinião a respeito do assunto discutido.

Se você não puder calar essa voz interior, deve usá-la a seu favor. Todas as vezes que você ouvi-la, mesmo sendo contrária a mensagem, leve em consideração o ponto de vista da outra pessoa. Pense nos motivos pelos quais o seu cérebro possa estar errado, da mesma forma que o seu interlocutor pode estar certo.

Na pior das hipóteses, a sua mente vai se abrir para essa nova informação alheia, o que pode fortalecer ainda mais os seus argumentos. Pessoas inteligentes fazem isso, ou seja, elas se questionam, sempre.

Viu como as coisas que pessoas inteligentes fazem todos os dias podem se transformar em saudáveis hábitos? Agora é colocá-las em prática e boa sorte nas provas.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade