5 técnicas para melhorar a sua criatividade ao lidar com problemas

Conheça cinco técnicas para melhorar a sua criatividade que podem úteis para alavancar a sua carreira profissional.

A criatividade é uma das habilidades técnicas mais importantes nos dias atuais, além de ser bastante requisitada pelas empresas, já que elas precisam encontrar soluções viáveis para os problemas do cotidiano. Por isso, vamos te mostrar cinco técnicas para melhorar a sua criatividade ao lidar com problemas e que podem ser de grande valia em sua vida profissional ou até na hora de estudar para as provas do concurso. Leia até o final e fique por dentro.

Leia também

Veja como usar a criatividade para resolver problemas

1) Encare o problema de um jeito diferente

Pode até parecer estranha essa dica, mas um recente estudo norte-americano constatou que manter uma certa distância emocional de um determinado problema pode aumentar a sua criatividade. Por isso, experimente olhar para aquilo que você precisa resolver de uma forma diferenciada.

Por exemplo, temos seis óticas que podem ser consideradas na hora de encarar qualquer problema:

  1. Fazer uma análise de todo o contexto, deixando a meta bem clara;
  2. Ver sempre o lado positivo com a introdução das suas ideias;
  3. Focar nas informações concretas que tenha em mãos;
  4. Usar a sua intuição e emoções, desde que sejam sem julgamentos;
  5. Estabelecer todos os prós e contras das possíveis soluções;
  6. Pensar “fora da caixa” e criar soluções que sejam viáveis.

2) Técnicas para melhorar a criatividade: não tenha medo

Essa é outra das técnicas para melhorar a sua criatividade que funcionam bastante. Sentir medo perante um determinado problema é a coisa mais natural do mundo, mas ficar inerte diante dele pode ser ainda pior.

Para melhorar a sua criatividade, é preciso deixar o medo de lado e experimentar novas habilidades, sem ter receio de falhar.

Vale lembrar que os erros servem de aprendizado e até podem ser benéficos no dia a dia. Considere o seu fracasso com uma oportunidade de usar todo o seu potencial criativo até encontrar uma solução viável para o problema. O que não vale é ter medo, fechado? Em vez disso, aja.

3) Busque outras alternativas

Mais uma das técnicas para melhorar a sua criatividade ao encarar um problema. Você precisa ter em mente que não existe uma resposta certa ou errada, ou seja, o que de fato existe são possibilidades distintas para as possíveis soluções. Por isso, é preciso criar diversas alternativas antes de encontrar alguma que faça sentido na hora de solucionar um problema.

A nossa mente não se dá bem com a ambiguidade e vai direto para as possíveis soluções. Por isso, quando você tiver qualquer problema em mãos, recomendamos buscar, pelo menos, umas 10 ou 20 alternativas antes de optar por uma possível solução. Abrir o leque de opções (viáveis) pode aguçar e muito a sua criatividade. Faça o teste e comprove.

4) Insistir é importante

Talvez essa seja uma das técnicas para melhorar a sua criatividade que mais funcionam. Muitos concurseiros, quando precisam encarar qualquer tipo de problema ou desafio, não têm o hábito de insistir um pouco mais e acabam se restringindo somente à primeira alternativa, por mais que essa não seja a mais viável de todas.

Especialistas recomendam que, para você se tornar uma pessoa mais criativa, principalmente perante os problemas, é necessário esgotar todas as possibilidades possíveis que visam encontrar uma solução.

Se contentar apenas com uma única ideia nem sempre é o mais sensato, já que outras alternativas mais viáveis e interessantes sempre podem surgir. Explore a sua mente, concurseiro.

5) Procure relaxar

Finalmente, mais uma das técnicas para melhorar a sua criatividade. Não adianta querer explorar ao máximo o seu potencial criativo (o que é bem-vindo e saudável) se você não tirar um tempo para relaxar a mente.

O ócio também pode ser uma arma e tanto para aguçar a sua criatividade. Por isso, reserve um espaço em sua agenda para descansar a mente e fazer algo que goste, sem obrigação.

Conheça bem o seu ritmo e tudo aquilo que te faz bem no dia a dia. Por exemplo, enquanto você faz uma caminhada, mantenha a mente sempre positiva e relaxada, mesmo que algum problema esteja te atormentando. O nosso cérebro precisa relaxar para que boas ideias que possam sanar os problemas surjam naturalmente. Por isso, explore o seu ócio criativo ao máximo.

Viu como as técnicas para melhorar a sua criatividade podem ser uma arma eficaz para resolver um problema? Agora é colocá-las em prática e se dar bem em todos os âmbitos da sua vida.

Leia também


você pode gostar também

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.

Estes 5 aplicativos acabam com a vida útil do seu celular; descubra quais

Com a diminuição da vida útil do celular, é comum que sua bateria dure cada vez menos. Conheça os aplicativos que podem prejudicar a vida útil do seu aparelho.

Viver mais: 5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade

Os hábitos simples que aumentam a sua longevidade não só permitem que você viva mais, como também auxiliam no bem-estar, vida social, saúde e qualidade do envelhecimento.

Estes 9 carros não gastam muito combustível; veja os modelos

Se você preza mais pela economia que pelo desempenho e conforto, conheça nove carros que não gastam muito combustível.

7 coisas que são proibidas no Brasil e muita gente nem sabia disso

Costumes, comportamentos e aspectos culturais acabam determinando o conceito de certo ou errado. Confira, a seguir, 7 coisas proibidas no Brasil.

9 profissões de sucesso no Brasil e que já estão em alta neste ano

Sonha em decolar na carreira profissional? Conheça nove profissões de sucesso no Brasil que podem transformar isso em realidade.