Não sabe se tem multa na CNH? Veja como consultar situação pelo CPF

É condutor e não sabe se tem multa na CNH? O problema pode ser resolvido de forma rápida pela internet, utilizando apenas o CPF.

As regras de trânsito são uma questão que deve ser de conhecimento essencial de todos os motoristas. Deste modo, quaisquer problemas futuros envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser evitados. Contudo, muitos condutores não sabem como se informar ou como proceder em casos mais sérios. No caso de alguém que não sabe se tem multa na CNH, é importante se atentar o mais rápido possível.

continua depois da publicidade

A consulta das multas de trânsito pode ser feita de forma rápida e fácil pela internet, utilizando o CPF. Assim, é possível verificar a pontuação e outros dados necessários.

Igualmente, a ferramenta permite conferir se há alguma infração com pagamento pendente, informando se está ou não dentro do prazo para entrar com recurso.

Com a mudança do Código de Trânsito Brasileiro em 2021, o limite de suspensão passou por algumas alterações.

continua depois da publicidade
Leia também

Agora, a CNH é suspensa após atingir 40 pontos. Infrações gravíssimas, porém, diminuem o limite exponencialmente, e em certos casos, podem fazer com que o veículo seja retido.

Como consultar multa na CNH pelo CPF?

Para consultar multa na CNH pelo CPF, basta o cidadão acessar o Portal de Serviços Senatran. O procedimento de consulta online a dados das infrações demora apenas alguns minutos, e é totalmente gratuito.

continua depois da publicidade

Por meio da pesquisa no portal, que pode ser feita tanto por infrator quanto por veículo, o cidadão obtém seu histórico e todo o detalhamento das infrações.

O serviço pode ser utilizado por qualquer cidadão habilitado que tenha CNH Digital ativa, com validação presencial no DETRAN, ou validação facial no aplicativo da carteira digital.

Igualmente, motoristas autenticados no portal do Senatran também podem fazer a pesquisa. A verificação deve ocorrer seguindo o passo a passo:

  • Acesse o portal de serviços do Senatran;
  • No canto superior da tela, selecione a opção "Entrar com o Gov.Br";
  • Faça o login com o CPF e senha cadastrados;
  • Localize, no campo "Outros serviços", a opção "Infrações". Rolando a barra para baixo até "Consulte as suas infrações do trânsito", será possível chegar em "Acessar serviço".

A partir de então, é preciso selecionar se deseja consultar uma infração por infrator ou veículo. Por fim, só é necessário clicar na opção desejada para verificar os detalhes de cada uma.

continua depois da publicidade

Caso o condutor ainda queira tirar outras dúvidas ou obter mais informações, é possível entrar em contato por telefone, no número 0800 728 2324, ou por e-mail, no endereço css.serpro@serpro.gov.br.

Limite de pontos na carteira

Cada categoria de infração do CTB contém uma quantidade de pontos específica que são descontados da carteira. Elas estão divididas em leves (3 pontos), médias (4 pontos), graves (5 pontos) e gravíssimas (7 pontos).

Caso um condutor não cometa nenhuma infração gravíssima e ainda atinja a somatória de 40 pontos, sua carteira é suspensa.

Aqueles que cometem pelo menos uma gravíssima têm seu limite reduzido para 30 pontos. Da mesma forma, caso algum tenha duas ou mais infrações gravíssimas, a pontuação fica limitada para 20 pontos.

Existem ainda as multas autossuspensivas, que implicam na suspensão da CNH por um período de 2 a 8 meses.

Algumas podem até mesmo chegar a 12 meses. Casos como dirigir sob influência alcoólica, dirigir ameaçando pedestres e motoristas, recusar fazer o teste do bafômetro e não prestar socorro a vítimas após acidente são alguns exemplos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade