Valor do Salário Mínimo 2025 é proposto pelo Governo; veja previsão

Caso a inflação seja maior ou menor do que o previsto pelo Governo Federal, o valor do salário mínimo em 2025 precisará ser revisto. Saiba mais a seguir.

O Governo Federal elaborou o projeto de leis orçamentárias para o próximo ano, também conhecido como PLDO. Todas as informações devem ser divulgadas ainda na tarde desta segunda-feira, 15/4. Inclusive, a proposta prevê o novo valor do salário mínimo em 2025.

continua depois da publicidade

A ideia do texto, que será apresentado para o Congresso Nacional, é de reservar gastos para os cálculos da equipe econômica, antevendo alguns cenários e realizando simulações para definir custos governamentais. Ou seja, é o documento que estima metas e prioridades.

Para que o PLDO seja devidamente aprovado, uma série de tramitações ocorrem entre os parlamentares da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Tanto deputados quanto senadores avaliam os dispositivos presentes no texto para ajustar pontos e atualizar cálculos preliminares.

Com a nova política de valorização do salário mínimo em vigência, também é importante considerar os dados atualizados de índices econômicos, como INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) a ser consolidado em 2024 e PIB (Produto Interno Bruto) de 2023.

continua depois da publicidade
Leia também

Logo abaixo, você confere a previsão do novo piso nacional que consta no PLDO do governo brasileiro, bem como as regras pertinentes à política de valorização no país. Aproveite a visita e não deixe de conferir outras notícias e artigos que publicamos em nosso site.

Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente atualizado, como dicas de estudo, regras de gramática, origem de palavras em outras línguas e assim por diante. Você também encontra simulados gratuitos para reforçar sua preparação para concursos pelo país afora.

continua depois da publicidade

Como funciona a política de valorização?

O Governo Federal sancionou uma nova política de valorização do salário mínimo, que está em vigor desde o início do ano e se estenderá para 2025. Em linhas gerais, o propósito da sistemática é garantir, na medida do possível, um aumento no valor acima da inflação.

Ou seja, a equipe econômica aprovou o projeto para que o piso nacional volte a ter ganho real aos brasileiros. Para isso, os cálculos internos são feitos a partir do PIB de dois anos anteriores em vez de somente o apanhado do INPC. Confira como funciona a sistema de valorização:

  • Para definir o valor oficial do piso no Brasil, passou-se a usar o PIB (Produto Interno Bruto) como referência, especificamente o índice identificado nos dois anos anteriores ao de vigência. Isso quer dizer que, em 2025, será usado o PIB de 2023, que foi de 2,9%;
  • O Governo Federal também deverá considerar o acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos 12 últimos meses, encerrando em novembro de 2024. O percentual somente ficará conhecido no final do ano e, por isso, ainda não é possível informar o índice inflacionário.

Quando o PIB não obtiver crescimento no ano analisado, o aumento no piso nacional somente será definido a partir do INPC. Sabemos, por outro lado, que o Produto Interno Bruto teve saldo positivo em 2023. Isso quer dizer que haverá algum tipo de ganho real para 2025.

continua depois da publicidade

Salário mínimo 2025 está previsto no PLDO

O PLDO 2025 (Projeto das Diretrizes Orçamentárias) é composto por previsões e metas do Governo Federal para a manutenção dos gastos públicos, a exemplo das áreas de saúde e educação. No documento, também consta a estimativa do salário mínimo para o ano que vem.

A ser apresentado para o Congresso Nacional na tarde desta segunda, 15/4, o projeto estima que o valor do piso nacional fique em torno de R$ 1.502 em 2025. Isso representaria um aumento de 6,52% ao compararmos com a quantia definida para 2024, R$ 1.412.

Como explicamos anteriormente, a projeção poderá ser atualizada ao longo dos próximos meses após deliberações do Congresso Nacional. Até porque o valor dependerá da inflação; caso ela seja maior ou menor do que o previsto anteriormente, o valor precisará ser revisto.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade