Quando é necessário emitir a nova CNH? Veja 7 casos previstos em Lei

O novo modelo da CNH começou a ser emitido em junho de 2022 e trouxe mudanças. Confira casos em que é necessário emitir a nova CNH.

Desde junho deste ano, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está sendo emitida por vários Detrans espalhados pelo país inteiro. O modelo disponível traz consigo algumas inovações, como elementos gráficos que dificultam fraudes e falsificações, por exemplo.

continua depois da publicidade

Outras inovações também estão disponíveis para os mais de 74 milhões de habilitados em todo o Brasil. Assim, a nova CNH é traduzida para três idiomas e pode ser substituída à medida que os motoristas renovam ou solicitam a segunda via.

Nesse sentido, existem alguns casos previstos em lei que determinam quando se faz necessário emitir a nova CNH. Acompanhe a matéria a seguir e entenda melhor cada caso.

7 casos em que é necessário emitir a nova CNH

Leia também

O Contran emitiu uma resolução em dezembro de 2021. Nela, o Conselho Nacional de Trânsito pontua os principais tópicos que sofreram alterações. Dentre estes pontos, existem 7 casos previstos em lei em que é necessário emitir a nova CNH. Confira:

continua depois da publicidade
  1. Para obter a permissão para dirigir (PPD), com validade de 1 ano;
  2. Substituição da PPD pela CNH definitiva (ao término do prazo de 1 ano);
  3. Caso haja adição de categoria;
  4. Para alteração de dados que constam na CNH;
  5. Na solicitação de emissão da versão física da CNH;
  6. Caso haja reabilitação do condutor;
  7. Em casos de substituição de habilitação estrangeira.

Saiba mais sobre a nova CNH

De acordo com o Contran, a nova CNH deve ser substituída à medida que os condutores habilitados forem renovando ou solicitando a segunda via do documento. Dessa maneira, não se faz necessária a troca imediata.

A segurança do novo documento conta com elementos gráficos que visam evitar e até mesmo dificultar a falsificação e fraudes. Assim, a coluna principal terá a categoria da habilitação, acompanhada por uma figura do veículo e a indicação se o dono está habilitado para dirigir o automóvel.

continua depois da publicidade

No documento também será possível saber se o condutor possui apenas a permissão para dirigir (representado pela letra “P”) ou se a CNH é definitiva, indicada pela presença da letra “D” no documento.

Além disso, o novo modelo da CNH também conta com a presença do QR Code. Nele estão armazenadas as informações do documento, como a fotografia do condutor.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a nova CNH possui mais dispositivos de segurança que modelos anteriores. Destaca-se a presença de uma tinta especial fluorescente e outros itens que podem ser avistados apenas na presença de luz ultravioleta.

continua depois da publicidade

Prazo de validade e outras informações

A nova CNH deve ser renovada de acordo com parâmetros vigentes desde abril de 2021. Nesse sentido, condutores com menos de 50 anos devem renovar a CNH a cada 10 anos; condutores com idade entre 50 a 69 anos devem renovar a cada 5 anos e em casos de condutores com 70 anos ou mais, o prazo é de três anos.

Atendendo a requisitos internacionais, a nova CNH segue requisitos internacionais de identificação. Dessa forma, ela traz tradução para o inglês e o espanhol, além das informações na língua materna.

O modelo também apresenta o código MRZ, mesma tecnologia encontrada em passaportes e que permite o reconhecimento por equipamentos eletrônicos diversos. Esta mudança, vale frisar, foi feita apenas no âmbito de facilitar a verificação da validade do documento.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade