CNH: consulta de pontos pode ser feita pela internet; veja como

Em alguns casos, atualmente os motoristas podem atingir até 40 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Faça consulta via internet.

Começou a valer no Brasil, desde 12 de abril de 2021, as novas leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e, com isso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a ter limite de 40 pontos. A flexibilização no número de pontos que um condutor pode ter na CNH durante um período de 12 meses, no entanto, não vale para todo mundo, somente os mais disciplinados têm esse direito. Veja como realizar a consulta de pontos da CNH pela internet.

continua depois da publicidade

É importante lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação terá novo formato a partir de junho deste ano. A nova CNH será emitida para novos motoristas ou para aqueles que forem renovar o documento. Assim, não será preciso realizar a troca imediata.

Consulta de pontos da CNH pela internet

É possível acessar a pontuação da sua Carteira Nacional de Habilitação no site do Detran do seu estado de forma bem rápida. Antes de tudo, o motorista precisa ter um cadastro no site do Detran estadual com informações pessoais. Feito isso, a chave de acesso será seu CPF ou o CNPJ, além da senha que você criou no cadastro. Ao acessar sua página no site do Detran, basta clicar na aba “CNH” que vai abrir um campo com a opção “Consulta de pontos da CNH” e você terá acesso sobre sua situação.

Leia também

O acesso também pode ser realizado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que está disponível para celulares Android e iOS. Dessa forma, qualquer usuário habilitado pode ter sua CNH de forma digital no aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito (CDT) e a senha criada no site do Detran.

continua depois da publicidade

Este é um aplicativo do Governo Federal, criado por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), válido para todos os estados brasileiros. O procedimento para baixar a habilitação é feito por um código enviado pelo Detran, portanto, é necessário consultar o departamento do respectivo estado para ter a indicação de como ter esse código e baixar a versão do documento digital.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade