Ilegal: veja 9 mudanças que você não pode fazer no seu carro

Se você está pensando em deixar o seu automóvel personalizado, conheça nove modificações proibidas em carros.

O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê como infração gravíssima qualquer tipo de alteração nas características do veículo, o que deixa o proprietário transgressor passível de ser multado e ter o seu bem apreendido. Essa matéria selecionou nove modificações proibidas em carros.

Mesmo que seja por esporte, segurança, estilo ou trabalho, se você prefere ter o seu carro personalizado ou com aqueles acessórios diferentes, conheça as alterações que não são permitidas por lei e evite transtornos, além de gastos.

Modificações que você não pode fazer no seu carro

1) Alterações na pintura em mais de 50% do carro

Essa é uma das modificações proibidas em carros. O envelopamento da pintura automotiva se tornou a sensação do momento em todo o Brasil. Mas essa alteração não pode ser feita em mais de 50% do veículo, sabia?

Caso seja necessário alterar (ou envelopar) a pintura original de fábrica de todo o carro para uma cor diferente, é preciso de uma autorização prévia no DETRAN da sua cidade, já que essa modificação precisa constar no DUT do veículo.

2) Tamanho das rodas

Mais uma das modificações proibidas em carros que muita gente desconhece. Está pensando em colocar rodas maiores do que as originais de fábrica em seu carro? Se ela não ultrapassar os limites externos do para-lama, sem problemas.

Por exemplo, se o seu carro possui rodas originais aro 14 e você quer colocar rodas aro 17, os pneus precisam ter o perfil mais baixo, para que o mesmo diâmetro do conjunto seja mantido. Ou seja, quem optar por rodas esportivas maiores, também deve trocar os pneus.

3) Faróis de xenônio

Mais uma das modificações proibidas em carros, se a lei não for obedecida. Os faróis com esse tipo de iluminação têm um poder bem maior de claridade, por isso, atraem os motoristas mais apaixonados por tuning automotivo.

O problema é que, se os faróis de xenônio não forem originais de fábrica, eles são proibidos por lei, já que essas lâmpadas, quando adquiridas no mercado paralelo, não possuem o sistema antiofuscamento, o que pode provocar acidentes à noite.

4) Modificações proibidas em carros: rebaixamento fora dos limites

Muitos proprietários de veículos simplesmente adoram carros rebaixados. Essa alteração é proibida, caso não seja feita conforme os limites estabelecidos pela legislação de trânsito. Se você quer rebaixar o seu carro, existe uma altura de rebaixamento máxima permitida.

Veículos rebaixados cuja altura é menor do que 10 cm entre o solo e a parte mais baixa da carroceria, corre o risco de ser apreendido, se for parado em uma blitz. Além disso, os pneus não podem tocar no para-lama, caso o carro seja rebaixado.

5) Faróis LED

Mais uma das modificações proibidas em carros. Os motoristas que têm veículos que não possuem faróis de LED originais de fábrica, podiam colocar esse tipo de lâmpada até 2020. A partir do ano passado, esse procedimento está proibido em todo o Brasil, de acordo com o DETRAN.

A substituição das lâmpadas originais de faróis veiculares ou das lanternas traseiras por outras de tecnologia ou potência que não seja a determinada pelo fabricante, é um procedimento passível de multa e apreensão do carro.

6) Modificações proibidas em carros: insulfilm

A famosa película escurecida, conhecida como insulfilm, está presente em milhões de carros. Ela não é proibida. A grande questão é que, aquela película que não possibilita nenhuma visibilidade do interior do veículo não é permitida por lei.

Segundo a legislação de trânsito, o insulfilm deve ter:

  • Mínimo de 75% de transparência no para-brisa;
  • Mínimo de 70% de transparência nos vidros dianteiros laterais;
  • Mínimo de 50% de transparência para os vidros laterais traseiros;
  • Mínimo de 28% de transparência para o vidro traseira (vigia).

7) Alterações no escapamento do veículo

Se você está pensando em trocar o escapamento original do seu carro, só para escutar o “ronco” mais alto do motor, é melhor não fazer isso.

A legislação proíbe terminantemente aqueles escapamentos barulhentos, já que existe um limite máximo para a emissão de ruídos no trânsito.

8) Instalação de turbo no motor

Outra das modificações proibidas em carros. Se você quer deixar o motor do seu carro mais potente e pretende instalar uma turbina nele, vai precisar de uma autorização do DETRAN, fazer uma vistoria em uma oficina credenciada e enviar o laudo para a devida aprovação.

Instalar por conta própria e não seguir os procedimentos obrigatórios é proibido, já que a instalação feita de forma amadora pode causar acidentes, devido a falhas mecânicas.

9) Telas em centrais multimídias

A última das modificações proibidas em carros. As tecnológicas centrais multimídias não são permitidas no painel de instrumentos, se transmitirem conteúdo visual, como filmes e vídeos interativos.

Esse tipo de acessório só é permitido nos bancos traseiros, para não desviar a atenção do motorista do trânsito.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.