Novo RG começa a ser emitido neste estado; veja regras e quem pode fazer

Novo RG, Carteira de Identidade Nacional (CIN), já está em vigor em todo país. Contudo, apenas alguns locais permitem sua emissão. Saiba os detalhes.

Começou a ser emitido, em algumas cidades do estado de Goiás, o novo RG. O documento permite a identificação do cidadão por um único dado, que é o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Essa mudança objetiva, segundo o Governo Federal, coibir fraudes, de modo a dispensar que a pessoa carregue vários documentos consigo.

continua depois da publicidade

O novo RG, também chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), já está em vigor em todo país, mas nem todas as localidades começaram a disponibilizar a emissão.

O novo formato do RG tem mudanças pontuais, onde o maior diferencial do documento é seu modelo de identificação única por meio do CPF. O governo federal espera que haja uma troca gradual dos documentos, já que a versão antiga valerá até 2032.

Quem possui 60 anos ou mais não será obrigado a trocar, sendo que o seu antigo RG valerá por período indeterminado.

continua depois da publicidade
Leia também

Novo RG começa a ser emitido no estado de Goiás

novo rg, nova identidade

Foto: montagem / Governo Federal - Canva PRO

A novidade está disponível para os moradores das cidades de Goiânia, Anápolis e Alexânia, no estado de Goiás, desde o dia 22 de agosto de 2022. A nova versão do documento pode ser solicitada por pessoas que desejam tirar a 1ª via. Além disso, CPF do cidadão precisa estar regularizado na Receita Federal.

Por enquanto, o novo RG pode ser solicitado em apenas três municípios do estado, e é necessário agendar o atendimento. Confira os locais:

continua depois da publicidade
  • Goiânia: no Vapt Vupt da Praça Cívica;
  • Anápolis: no Vapt Vupt de Anápolis, no Anashopping;
  • Alexânia: junto ao posto da prefeitura de Alexânia, que atende o programa RG para todos.

A expectativa é de que, em breve, o atendimento seja expandido a todo o estado de Goiás.

Demais estados que já emitem o novo RG

Além das novas cidades do estado de Goiás, os cidadãos brasileiros podem solicitar o novo documento em algumas localidades dos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal.

Nos estados onde já houve a atualização, a emissão do novo RG está sendo realizada nas unidades das secretarias de segurança e institutos de identificação. Ou seja, são os mesmos locais onde eram emitidos anteriormente.

continua depois da publicidade

O documento em papel é gratuito e o único que está sendo emitido no momento. Por fim, vale lembrar que o novo RG exige do cidadão o processo de biometria. Quem já fez isso antes, no entanto, não precisará passar novamente.

Novo RG terá versão paga?

Sim. O Governo Federal oficializou que uma versão do novo RG será paga. A medida foi publicada pela Secretária-geral da Presidência da República, em 15 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU).

No caso, a versão paga do novo RG constitui em um documento que possui formato de cartão plástico, feito de policarbonato. O objeto é parecido com cartão de crédito e já é utilizado por muitos países ao redor do mundo. O RG comum é emitido em papel.

A publicação que regulamenta a versão de plástico do novo RG não determina qual será o valor do documento. Ao mesmo tempo, informa que, ao solicitar pela versão paga, a pessoa perde o direito de receber a versão em papel.

Novo RG: confira as novidades

O documento pode ser emitido a partir do nascimento do cidadão. Contudo, há um novo prazo de validade que varia conforme a idade da pessoa:

  • 0 a 12 anos: documento tem validade por cinco anos;
  • 12 a 60 anos: documento tem validade por dez anos;
  • A partir de 60 anos: documento tem validade por tempo indeterminado.

Além disso, as novas regras informam que a CIN terá uma versão digital, semelhante ao que ocorre com a Carteira Digital de Trânsito. Isso será possível pelo QR Code. Além de oferecer segurança, a ferramenta permite a versão por aplicativo.

O código MRZ também está incluído na nova versão do documento. A ferramenta é utilizada para documentos como passaporte. Outros itens de segurança, como uso de marcas d’água são usados.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade