Carteira Digital de Trânsito: como fazer cadastro de acesso pelo CPF

Conheça todo o passo a passo para fazer o cadastro de acesso da sua Carteira Digital de Trânsito pelo seu CPF.

Milhares de motoristas brasileiros estão optando pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), principalmente pela comodidade e segurança oferecidas no dia a dia. Mas você sabe como fazer cadastro de acesso da sua CDT pelo CPF? Se a resposta for negativa, gostaríamos de te convidar para ler todo esse post, que vai te ensinar como fazer isso e muito mais.

continua depois da publicidade

Mas o que é a Carteira Digital de Trânsito?

Trata-se de um moderno aplicativo que armazena os principais documentos digitalizados de qualquer cidadão brasileiro, de forma extremamente segura e prática.

No momento, os únicos documentos disponibilizados de forma digital são: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Leia também

O aplicativo está disponível para celulares iOS ou Android. Toda pessoa que possui Carteira Nacional de Habilitação ou o CRLV registrado em seu nome, já pode utilizar esse moderno aplicativo. Baixa instalá-lo em seu celular e pronto.

continua depois da publicidade

A Carteira Digital de Trânsito é segura?

Sim. Você pode ficar tranquilo quanto a isso, já que todos os documentos da Carteira Digital de Trânsito trazem um QR Code e uma assinatura digital do cidadão. Ambos garantem a total autenticidade e validade jurídica a esse documento, em qualquer tipo de situação.

Como posso fazer o cadastro de acesso pelo CPF em minha Carteira Digital de Trânsito?

O processo é bem simples, por isso, elaboramos um passo a passo a ser seguido. Vamos lá?

continua depois da publicidade
  1.  Primeiramente, o usuário deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular e fazer o cadastro, que é bem rápido. Antes de concluir, confira se todas as informações estão corretas;
  2. Caso queira, o cadastro também poderá ser feito através do Portal de Serviços da Senatran, que é bastante interativo e ainda traz outras informações importantes;
  3. Depois que você fizer o cadastro com os seus dados pessoais e o sistema confirmar a autenticidade das mesmas, um link será enviado para o e-mail que foi informado previamente;
  4. Acesse o seu e-mail pessoal e clique no link enviado para fazer a ativação da sua conta;
  5. Agora, acesse o aplicativo e faça o login usando o seu CPF e a senha numérica definida por você. Prontinho!

Agora que você aprendeu como acessar a sua Carteira Digital de Trânsito através do seu CPF, pode desfrutar dessa comodidade e ter os seus documentos sempre à mão e de uma forma segura.

Quais são as vantagens da Carteira Digital de Trânsito?

Conheça os benefícios que esse importante documento pode trazer para o seu dia a dia:

  • Maior praticidade, já que é possível ter a sua CDT na tela do seu celular e com a mesma autenticidade da versão impressa. E o melhor: sem risco de perdas ou extravios;
  • Mais segurança, já que a Carteira Digital de Trânsito traz informações criptografadas, além da sua assinatura digital. E isso se traduz em uma menor possibilidade do documento ser falsificado ou usado de forma indevida, por exemplo;
  • Maior versatilidade e usabilidade, já que o moderno aplicativo permite criar arquivos no formato PDF da sua CNH e do CRLV, que podem ser enviados para o seu e-mail ou outros dispositivos.
  • Esses documentos têm a mesma validade jurídica e em quaisquer outras situações que exijam a devida identificação do indivíduo;
  • Mais economia de tempo e dinheiro, pois o cidadão não vai precisar mais gastar com impressões, autenticações em cartórios e até digitalização desses documentos. Basta ele enviar o arquivo em PDF da sua Carteira Digital de Trânsito para os locais que já adotaram o processo eletrônico.

Viu como as vantagens da Carteira Digital de Trânsito podem fazer a diferença no seu dia a dia? Com o seu celular e uma boa conexão com a internet, é possível ter mais praticidade em todos os momentos.

continua depois da publicidade

Perdi o meu celular. Corro algum risco da minha CDT ser usada por terceiros?

De forma alguma. Uma chave de acesso faz a total proteção da sua Carteira Digital de Trânsito. Além disso, todas as informações são criptografadas.

Mas você também pode desconectar o dispositivo cadastrado no Portal de Serviços da Senatran, que vai remover todos os documentos digitais que foram cadastrados no aparelho que foi perdido ou roubado.

Como posso desconectar o meu celular do Portal de Serviços?

Caso você queira ou precise desconectar o seu dispositivo cadastrado no Portal de Serviços da Senatran, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Acesse o Portal de Serviços da Senatran e faça o seu login normalmente;
  2. Escolha o menu “Carteira Digital” e clique na opção “Instalações”;
  3. Na última instalação do dispositivo que foi realizada, vai aparecer o indicador de “Status” mostrando a opção “Conectado”;
  4. Basta clicar no botão “Desconectar” e pronto.

Vale reforçar que a CDT ou o CRLV digital não são de caráter obrigatório. Quem preferir portar esses documentos na versão impressa também é permitido, sem problemas.

Além disso, é importante deixar claro que o cidadão também não poderá ter a sua Carteira Digital de Trânsito cadastrada em mais de um dispositivo, mesmo que ambos os aparelhos móveis sejam de sua propriedade.

Leia também

Concursos em sua
cidade