Nome sujo: é possível fazer cartão de crédito com CPF negativado?

Os cidadãos negativados podem solicitar o cartão de crédito de entrada, mas também o pré-pago e o cartão de crédito consignado, que garante maior segurança aos emissores.

O nome sujo indica que o cidadão possui o CPF negativado em decorrência de alguma dívida ativa, seja com empresas da iniciativa privada ou do setor público. De acordo com um levantamento da Serasa, o Brasil possui cerca de 62 milhões de cidadãos endividados.

continua depois da publicidade

No geral, o que causa essa inadimplência é a diminuição da renda e o desemprego. Porém, ainda é possível acessar serviços como o cartão de crédito, ainda que algumas instituições financeiras tenham processos mais robustos quando se trata de clientes negativados.

Como fazer um cartão de crédito com o nome sujo?

Por via de regra, o CPF negativado impede que a pessoa tenha dificuldades para ter o crédito aprovado, assim como aprovação para financiamentos e empréstimos. No geral, os brasileiros com nome sujo conseguem obter o cartão de crédito com limite em três situações específicas.

Leia também

A primeira delas é pelo cartão de crédito de entrada. Comumente, essa opção possui um limite de crédito reduzido, além de poucos benefícios. No entanto, a análise de renda e os critérios para liberação do serviço variam de acordo com a instituição, de modo que algumas sejam mais flexíveis.

continua depois da publicidade

A segunda opção é o cartão pré-pago, de modo que o limite seja condicionado pelo valor disponível na conta corrente do cidadão negativado. Portanto, caso não haja saldo na conta, o cartão não tem limite, mas passa a seguir o valor depositado na conta bancária.

Por fim, é possível conseguir um cartão de crédito consignado, que tende a ser a opção mais fácil. Em resumo, essa modalidade garante que parte da fatura será descontada diretamente na folha de pagamento do usuário, o que reduz as chances de risco para a instituição financeira e garante que parte da fatura será paga mensalmente.

continua depois da publicidade

No Brasil, o cartão de crédito consignado está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, mas também servidores públicos, profissionais da iniciativa privada e militares que atuam nas Forças Armadas. Em todos os casos, o valor mínimo da fatura é descontado diretamente na folha de pagamento do cidadão.

Sendo assim, o restante do valor devido é enviado em um boleto para pagamento. O limite desse tipo de cartão é definido de acordo com a renda do cidadão, por meio de um cálculo que multiplica 5% da renda mensal do cliente por 25 ou 27 para chegar em um valor específico.

Como consequência, o cartão de crédito consignado tende a ter taxas de juros reduzidas. Além disso, o cliente passa a ter condições de acessar os serviços enquanto quita suas dívidas, mas é importante ter cautela para não gerar ainda mais dívidas por meio do rotativo do cartão de crédito.

continua depois da publicidade

Para regularizar o CPF negativado, o cidadão precisa pagar suas dívidas, mas nem sempre isso é feito de maneira integral ou à vista. Neste sentido, é possível negociar com o banco, e contar com a ajuda de empresas como a Serasa e o SPC Brasil, para parcelar ou conseguir alguma espécie de desconto em relação aos valores devidos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade