Estes 7 hábitos podem estar atrapalhando os seus estudos

Confira sete hábitos que podem atrapalhar os estudos e livre-se deles, se quiser deixar a sua aprovação no concurso mais perto.

Para qualquer concurseiro ser aprovado em um certame é preciso de muita dedicação, disciplina e comprometimento no dia a dia. Por isso, elaboramos essa matéria que traz os sete hábitos que podem atrapalhar os estudos.

Leia também

Preste atenção em cada um deles e elimine-os de vez da sua rotina de preparação para as provas do concurso. Afinal, a realização do sonho de começar uma carreira pública de sucesso só depende de você, não é?

Hábitos que podem estar atrapalhando os seus estudos

7 hábitos que têm o potencial de atrapalhar os seus estudos
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO.

1) Se render para as distrações

Esse é um dos péssimos hábitos que podem atrapalhar os estudos. Se você é daqueles candidatos que se distrai com facilidade, se rende à tentação de bisbilhotar suas redes sociais ou as mensagens no WhatsApp e costuma “viajar na maionese” enquanto estuda, é possível que o seu rendimento fique aquém do esperado.

Para aprender os assuntos exigidos pelo edital e aumentar as chances de aprovação, é preciso manter o foco e não sucumbir para as distrações (especialmente as digitais) do cotidiano. Por isso, evite todo e qualquer tipo de distração enquanto estiver estudando, fechado?

2) Procrastinação

Outro dos hábitos que podem atrapalhar os estudos é esse. Aquele concurseiro que vive enrolando para começar a estudar também pode não ter muitas chances de passar no certame.

A procrastinação é uma atitude prejudicial para qualquer pessoa. Viver sempre adiando os estudos ou postergando o aprendizado efetivo, não vai te deixar mais perto de começar uma carreira pública de sucesso.

3) Não se atentar para o ambiente de estudos

Mais um dos hábitos que podem atrapalhar os estudos. O concurseiro que estuda sentado no sofá, deitado na cama, em um local barulhento, desorganizado, mal iluminado, com muita poluição visual ou com um trânsito intenso de pessoas, não vai conseguir aprender de maneira satisfatória.

Se você realmente está disposto a passar no concurso público, atente-se para o seu ambiente de estudos. Para que a sua mente consiga assimilar as informações que precisa, as condições externas precisam estar favoráveis.

4) Hábitos que podem atrapalhar os estudos: se esquecer das revisões

Tem muito concurseiro por aí que negligencia ou se esquece das revisões de conteúdo e acaba sendo reprovado no certame. Por isso, esse também é um dos hábitos que podem atrapalhar os estudos. As revisões são essenciais para que aconteça uma memorização efetiva.

Quando o candidato não faz uma revisão efetiva dos assuntos, ele acaba sendo acometido pela temida curva do esquecimento, que acontece quando não se faz uma revisão dentro das 24 horas seguintes ao primeiro contato com o conteúdo estudado.

5) Não escolher uma metodologia na hora de estudar

Por mais que não pareça, esse também é um dos hábitos que podem atrapalhar os estudos. Se você é daqueles concurseiros que estudam usando uma técnica de aprendizagem diferente a cada dia, pode fazer a sua mente “pirar” de vez.

Antes de começar a colocar a mão na massa para valer, é fundamental que o candidato escolha a técnica de estudos que mais combine com o seu perfil. Existem diversas metodologias que podem levar ao aprendizado efetivo. O que não rola é usar todas elas na hora de aprender, entende?

6) Negligenciar o cronograma de estudos

Quando o assunto é hábitos que podem atrapalhar os estudos, ignorar o cronograma de estudos é um bom exemplo, já que deixa a aprovação do concurseiro mais longe. Essa ferramenta permite que o candidato consiga se organizar para aprender os assuntos necessários.

Um cronograma de estudos realista possibilita ao concurseiro ter uma noção da quantidade de disciplinas que precisa ser aprendida, já que ele pode distribuí-las ao longo da semana, dentro dos horários que foram determinados anteriormente.

7) Evitar estudar as matérias que não gosta

Finalmente, o último dos hábitos que podem atrapalhar os estudos de qualquer concurseiro. Aquele candidato que estuda somente as disciplinas que tem mais familiaridade ou que gosta mais certamente terá dificuldade durante as provas do concurso.

Afinal, o edital não vai cobrar somente os assuntos que você tem mais afinidade, não é? Por isso, aquele concurseiro que evita estudar as disciplinas que não gosta, só porque acha que não vai conseguir aprendê-las com eficiência e rapidez, provavelmente não terá um bom desempenho geral durante os exames.

Leia também


você pode gostar também

Estas 7 leis Bizarras já existiram no Brasil; a 5ª é surpreendente

As leis mais estranhas são de autoria das Câmaras Municipais de Vereadores pelo Brasil, onde costuma ter uma aprovação mais fácil.

9 livros emocionantes que vão te deixar inspirado e mais otimista

Precisa de um pouco mais de inspiração e otimismo na sua rotina de preparação para as provas do concurso? Conheça nove livros emocionantes.

Consegue responder? Veja as 5 adivinhas mais DIFÍCEIS do mundo

Se você gosta de desafios, uma boa maneira de se divertir e exercitar o raciocínio ao mesmo tempo é por meio de adivinhas difíceis.

9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Precisa estudar o Código Civil? Advogada lista dicas que ajudam

O Código Civil é um dos conteúdos mais cobrados dentro da matéria de Direito Civil, que possui diversas ramificações.