5 mitos que parecem verdadeiros, mas atrapalham os seus estudos

Se você está estudando com afinco para as provas de um concurso público, conheça cinco mitos que atrapalham os seus estudos.

Leia também

Alto salário, estabilidade financeira, regalias exclusivas e uma aposentadoria tranquila no futuro. Basta que você seja aprovado em um concurso público que tudo isso pode fazer parte da sua vida, dependendo do contexto. O problema é que existem alguns mitos que atrapalham os estudos.

Leia também

Por mais que pareçam verdadeiros, é pura ilusão acreditar neles. Elaboramos esse post que vai te mostrar cinco mitos que nenhum concurseiro deve botar fé. Vamos juntos desmistificar isso?

Mito 1 sobre concursos: você não pode dedicar um tempo para o lazer

Esse é um dos principais mitos que atrapalham os estudos de qualquer candidato. Se você acredita que não pode dedicar ao menos um dia na semana para o lazer e o descanso, só porque está estudando para as provas de um concurso, está totalmente enganado.

A sua mente precisa relaxar para se manter ainda mais elástica e reter as informações que precisa. Sendo assim, não acredite mais nesse mito que prega um conceito totalmente errado e prejudicial para a saúde física e mental do concurseiro.

Lembre-se de que você não é uma máquina que trabalha ininterruptamente e que o seu cérebro tem limites. Por isso, reserve um tempo para praticar um hobby, sair com os amigos, passear com a família ou até fazer uma pequena viagem. Sua mente precisa disso, concurseiro.

Mito 2 sobre concurso: ambiente de estudo não faz diferença na produtividade

Mais um dos mitos que atrapalham os estudos, se você acreditar nele. O local escolhido pelo candidato para estudar deve ter algumas características que são essenciais para o seu aprendizado. Dessa forma, não acredite naqueles que dizem que isso não faz diferença.

Imagine você estudando para as provas de um concurso em um ambiente barulhento, bagunçado, mal iluminado, com trânsito intenso de pessoas e com aquela poluição visual. Como ficaria a sua produtividade no dia a dia? A pior possível. Então, não acredite nesse mito, por favor.

Tenha em mente que você precisa estudar em um local que seja propício ao seu aprendizado. Tudo que está ao seu redor não deve tirar a sua atenção do conteúdo estudado. Por isso, dê atenção especial para o ambiente que escolher para ser o seu “cantinho do saber”.

3º mito que atrapalha os estudos: você precisa estudar todas as matérias de uma vez

Outros dos mitos que atrapalham os estudos de todo concurseiro. Se outro candidato já te falou que você precisa estudar todas as disciplinas de uma vez, ele está desejando a sua reprovação imediata no certame. Afinal, será menos um concorrente para enfrentar.

Jamais acredite nesse mito. Se você estudar todas as matérias de uma única vez, o seu cérebro vai literalmente pirar, já que não vai conseguir absorver as informações necessárias. Lembre-se de que é humanamente impossível fazer isso com eficiência.

Para passar nas provas de qualquer concurso público, você precisa elaborar um cronograma de estudos que seja realista e condizente com a sua realidade. Além de estudar apenas uma disciplina por vez, é preciso fazer revisões periódicas dos conteúdos estudados.

Mito 4: teoria não é importante, o que vale é fazer simulados

Quando o assunto é mitos que atrapalham os estudos, esse também não poderia ficar de fora. O concurseiro que acha que aprender a teoria não é importante e o que vale mesmo é fazer pilhas de simulados, as chances dele fracassar nas provas serão altas.

Tenha em mente o seguinte: você precisa estudar a parte teórica de todas as matérias primeiro, para somente depois testar os seus conhecimentos através dos simulados.

Se você não faz questão de aprender os conceitos, como vai saber as respostas das perguntas que estão nos simulados? É claro que a prática é importantíssima, mas antes de partir para os exercícios é preciso aprender como resolvê-los antes.

Mito 5: todo mundo aprende da mesma forma

Por fim, o último dos mitos que atrapalham os estudos. O concurseiro que acredita que todo mundo sempre aprende da mesma maneira pode estar indo para um caminho incorreto. Por mais que as inevitáveis comparações sejam intrínsecas ao ser humano, você não deve fazer isso.

Assim como você tem suas particularidades pessoais, o mesmo também vale para a maneira que aprende as coisas. Cada candidato assimila as informações de formas diferentes. Por isso, cabe a você escolher a metodologia que mais tiver afinidade e usá-la em prol do seu conhecimento.

Leia também

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.

Este cargo de TI pode obter salário de R$ 17 MIL no país; veja qual é

Está pensando em se tornar um profissional da área da tecnologia? Confira o cargo de TI que pode ter salário de R$ 17 mil por mês.

7 profissões mais bem pagas para quem quer trabalhar no exterior

Sonha em uma carreira profissional fora do Brasil? Conheça sete profissões para quem quer trabalhar no exterior e que pagam altos salários.