Técnica do áudio em estudos ajuda na memorização; saiba como aplicar

Se você procura uma forma de memorizar conteúdo, conheça a técnica do áudio em estudos e aumente suas chances de aprovação.

Estudar para passar em um disputado concurso público exige muito foco, disciplina e organização. Mas se o concurseiro usar as ferramentas certas e fizer o uso inteligente do seu tempo, as chances dele passar nas provas aumentam bastante. Um dos recursos mais utilizados por milhares de candidatos é a técnica do áudio em estudos para memorização.

Vamos te mostrar como é possível aplicá-la e as vantagens que essa ferramenta traz para o seu aprendizado. Confere aí.

Mas o que é a técnica do áudio?

Como o próprio nome sugere, nada mais é do que você usar recursos de áudio, como um podcast, por exemplo, para memorizar algum assunto. Muitas vezes, as obrigações do dia a dia consomem muito tempo do concurseiro, que precisa se desdobrar para estudar o que precisa.

A questão é que existem lacunas de tempo livre durante o seu dia. Por exemplo, no trânsito enquanto você vai e volta do trabalho, enquanto você espera a água do café ferver ou até na hora do almoço na empresa. Esses intervalos podem ser usados a favor do seu aprendizado.

A técnica do áudio em estudos, se usada de forma inteligente, pode fazer uma baita diferença na sua preparação para as provas. Aliás, você sabia que conseguimos aprender muito mais escutando do que através da leitura ou assistindo uma aula? Então, fica a dica.

Como aplicar essa técnica?

O processo é bastante simples e prático. O concurseiro pode baixar as videoaulas do YouTube, por exemplo, e as escutar em seu celular, depois de baixar um aplicativo específico para isso (tem vários na internet). Em pouco tempo, ele ganha mais um recurso de memorização.

Quer outra alternativa? Existem milhares de podcasts na internet sobre vários tipos de assuntos que caem em provas de concursos públicos e que podem ser consumidos pelo candidato. Basta baixá-los no seu celular ou computador e pronto.

Ouvir as aulas pode ajudar bastante em seu aprendizado, já que a mente consegue reter as informações com mais facilidade. Mas é preciso que você mantenha o foco no conteúdo que está ouvindo, fechado? Faça o teste e comprove a tamanha eficácia desse método.

Use fone de ouvidos

A técnica do áudio em estudos costuma ser bem mais eficaz se o concurseiro estiver em um local silencioso e livre de interferências negativas. Por isso, é recomendado que você use fone de ouvido para escutar suas videoaulas.

Muitas vezes, a poluição sonora ou visual pode atrapalhar a nossa concentração. Dessa forma, para que o seu aprendizado não seja afetado negativamente por fatores externos e alheios à sua vontade, use fone de ouvidos, principalmente se estiver na rua caminhando, dentro do ônibus ou até na academia malhando.

Opções não faltam

A grande vantagem da técnica do áudio para estudos e memorização de conteúdo, é a sua versatilidade, ou seja, dá para escutar as videoaulas enquanto você prepara suas refeições do dia, arruma o seu quarto, limpa a casa ou apronta para sair.

Sempre que você puder, não deixe de escutar uma videoaula interessante sobre algum assunto que está sendo cobrado pelo edital do certame. Por mais que não pareça, se isso se tornar um hábito diário, é possível notar uma considerável melhora no seu aprendizado.

Dicas extras

Se você for usar o áudio para estudos, fique ligado em três dicas simples, mas que podem ser extremamente úteis para turbinar o seu aprendizado:

  1. O ideal é evitar estudar novos assuntos por áudio, pois isso pode causar estranheza, já que o tema é desconhecido para você. Essa metodologia é bem mais eficaz como uma revisão de um conteúdo no qual você já está mais familiarizado.
  2. Deixe os áudios sempre no “ponto”. Dessa forma, você vai conseguir consumi-los em todos os intervalos da sua rotina. Todas as suas videoaulas precisam estar baixadas e organizadas, para que você não perca tempo.
  3. Enquanto você estiver escutando os áudios das aulas, mantenha sua atenção auditiva exclusivamente no conteúdo.

Vantagens da técnica do áudio em estudos

  • O uso da nossa audição auxilia no processo de memorização;
  • São práticos e podem ser consumidos em qualquer momento da sua rotina diária;
  • Não exigem nenhum tipo de investimento por parte do concurseiro;
  • Fáceis de serem armazenados, seja no seu celular ou computador;
  • Prático de ser transportado e fácil de ser estudado.

Viu como a técnica do áudio em estudos é uma maneira criativa de aprimorar o seu aprendizado para passar nas provas do concurso? Agora é contigo, concurseiro. Boa sorte.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.