3 truques infalíveis para vencer a procrastinação durante os estudos

Se você é daqueles concurseiros que vivem procrastinando nos estudos, conheça três truques infalíveis para vencer esse hábito nada saudável.

Você se senta na mesa para estudar, começa a verificar suas mensagens do WhatsApp, dá aquela espiada nas redes sociais, navega um pouco nos sites de fofocas, pensa na vida, se lembra daquele filme que não terminou de assistir e não resiste à tentação de acessar a Netflix.

continua depois da publicidade

Quando se dá conta, percebe que acabou perdendo um precioso tempo de estudo. O concurseiro procrastinador está fadado ao fracasso. Por isso, saiba como vencer a procrastinação durante os estudos.

O que é a procrastinação?

Trata-se do péssimo hábito de deixar uma tarefa importante, na qual a pessoa tinha tempo hábil para realizá-la com calma, para a última hora. É aquela famosa e clássica “enrolação” para começar a fazer isso ou aquilo, seja no trabalho ou até nos estudos para as provas do concurso.

Leia também

Quando a procrastinação começa a fazer parte da vida do concurseiro, de forma rotineira, as chances dele fracassar são imensas. Ficar “empurrando com a barriga” o aprendizado ou aquela revisão de conteúdo que estava prevista no cronograma, está longe de ser saudável. Dessa forma, conheça três dicas sobre como vencer a procrastinação durante os estudos:

continua depois da publicidade

Como evitar a procrastinação durante os estudos?

1) Tenha uma motivação em mente

Para que você consiga vencer a procrastinação durante os estudos é preciso descobrir a sua verdadeira motivação. Faça uma pequena reflexão ou pergunte-se: “O que está me motivando com os estudos?” Isso pode ajudar bastante a dar um direcionamento.

Quando você entra no “modo automático” de fazer as coisas e não tem uma motivação específica, tudo pode parecer meio sem sentido no dia a dia, já que a nossa mente detesta rotina. Por isso, é normal bater aquele desânimo na hora de estudar. E no universo dos concursos públicos, isso se torna ainda mais evidente.

continua depois da publicidade

Por isso, o candidato precisa encontrar uma motivação que o leve a manter todo o seu foco e comprometimento nos estudos. Quando a preguiça ou a falta de ânimo der as caras em seu dia, basta imaginar você alcançando o seu objetivo que a procrastinação vai embora de uma vez por todas.

2) Mantenha as distrações bem longe

Uma outra dica para vencer a procrastinação durante os estudos é evitar todo e qualquer tipo de distração que possa desviar o seu foco dos livros e apostilas. Mas não estamos falando em apenas deixar o celular desligado, já que isso é o mínimo, certo?

Existem vários outros tipos de distrações que podem atrapalhar a concentração até do concurseiro mais experiente. Por isso, estude em um ambiente calmo, sem nenhum tipo de barulho, bem arejado, com uma iluminação adequada, limpo, organizado, sem aquela poluição visual e que tenha móveis confortáveis.

continua depois da publicidade

Ou seja, nada pode atrapalhar a sua performance nos estudos. Mas só não deixe para arrumar o ambiente minutos antes de começar a colocar a mão na massa. Por quê? É que as chances de você sucumbir à procrastinação novamente podem ser gigantescas. Sem falar que a perda de tempo também será enorme.

3) Estabeleça (e cumpra) um cronograma de estudos

Aquele concurseiro que não estipula um cronograma de estudos realista corre o risco de procrastinar eternamente, já que ficará completamente perdido na hora de estudar. Mas isso exige um bom planejamento da sua parte, já que é preciso levar em consideração outras variáveis importantes, como o seu trabalho ou os afazeres domésticos, por exemplo.

Afinal, de nada adianta elaborar um bom cronograma e não dar tempo de cumpri-lo, certo? Mas o grande desafio para os candidatos não é elaborar um cronograma para se preparar para as provas, mas sim cumpri-lo integralmente. Por isso, muitos procrastinam.

Uma valiosa dica é dar uma olhada no edital e ver a quantidade de assuntos que está sendo cobrada. Esse panorama geral permite uma elaboração de um plano de estudos mais inteligente e sensato.

Dessa forma, é preciso que o concurseiro segmente todo o conteúdo que precisa ser estudado (de forma bem organizada) e estabeleça prazos viáveis para que dê tempo de cumprir cada uma das etapas, com toda calma. Além disso, seria interessante reservar um tempinho para eventuais imprevistos. Essa tática acaba criando senso de urgência e ajuda a evitar a procrastinação.

Viu como vencer a procrastinação durante os estudos pode não ser tão complicado quanto parece? Se você colocar todas as nossas dicas em prática, vai perceber que esse nocivo hábito passará bem longe da sua rotina de preparação para as provas do certame. Boa sorte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade