Dicas de estudo: veja 7 técnicas para fazer um bom resumo

Se você é um concurseiro que procura dicas de estudo, conheça sete truques para fazer um bom resumo e arrase nas provas.

A data das provas do concurso está chegando e você tem muito conteúdo para lembrar? Relaxa, concurseiro. Os resumos estão aí para te dar aquela forcinha de sempre. Fique de olho em nossas dicas de estudo para conhecer sete técnicas para fazer um bom resumo.

Leia também

Preste bastante atenção em cada uma delas e turbine a qualidade do seu aprendizado. Afinal, uma memorização efetiva é primordial para qualquer candidato ser aprovado, seja em um concurso público ou nas provas do Enem. Dá uma olhada aí.

Confira como fazer um resumo de estudos eficiente

1) Leia e releia o texto

Quando o assunto é dicas de estudo para se fazer um bom resumo, o concurseiro precisa ler todo o texto com bastante calma e atenção. Afinal, é necessário que ele esteja totalmente familiarizado com o tema que precisa aprender, certo?

Por isso, é essencial ler e reler o texto quantas vezes forem necessárias para ter a certeza de que entendeu tudo. Pintou aquela dúvida no final? Retorne ao texto novamente e esclareça-a. Nada pode ficar subentendido quando o assunto é aprender de verdade.

2) Identifique os conceitos mais relevantes

Outra das dicas de estudo sobre como fazer um bom resumo é identificar os conceitos mais relevantes no texto. Procure por palavras-chave específicas sobre o assunto abordado, já que isso ajuda o concurseiro a se organizar melhor.

Grife os trechos que você julgar mais importantes com uma caneta marca-texto ou colorida. O objetivo dessa técnica é aguçar a sua capacidade de sintetizar conceitos e identificar as partes mais relevantes. Mas só não vale grifar o texto inteiro, fechado?

3) Dicas de estudo: organize os principais conceitos

Chegou a hora de organizar os principais conceitos do assunto que está sendo estudado. Para o concurseiro fazer um bom resumo, é preciso que ele use tópicos, esquemas ou listas para concatenar as ideias que serão originadas das palavras-chave principais.

Na verdade, você vai fazer uma espécie de protótipo do seu resumo. Da mesma forma que os conceitos estão organizados em sua mente, você vai precisar transcrevê-los para o papel. Tenha organização nessa etapa, pois ela é crucial para que se tenha êxito nas seguintes.

4) Escreva o que entendeu com suas próprias palavras

Agora é hora de colocar a mão na massa, concurseiro. Quando se fala em dicas de estudo para se fazer um bom resumo, você deve escrever o que entendeu sobre o assunto estudado usando as suas próprias palavras.

Um macete interessante é começar pelo básico e depois passar para os assuntos mais específicos, dentro da mesma disciplina. Quando você escreve o que acabou de aprender, o seu cérebro consegue absorver melhor as informações mais importantes. E isso ajuda a fixar o assunto.

5) Releia o que escreveu em voz alta

Outra das dicas de estudo que não devem ser negligenciadas. O resumo está pronto? Agora, chegou o momento de ler em voz alta o texto da sua própria autoria, para ver se está passível de entendimento.

Muitas vezes, as ideias podem fervilhar em sua mente e te levar a escrever frases com duplo sentido ou confusas. E essa releitura tem o objetivo de dar aquela aprimorada nos parágrafos do seu resumo e, acima de tudo, reforçar o conhecimento recém adquirido.

6) Dicas de estudo: faça uma adaptação em seu resumo

Você sabia que o seu resumo pode ser adaptado para melhor? É verdade. Provavelmente, pode existir a necessidade de excluir ou incluir algumas informações no seu texto. E isso pode ser identificado durante uma atenta releitura.

Por exemplo, o concurseiro pode se lembrar de algum dado importante que pode deixar o resumo mais completo ou um determinado trecho mais compreensível. Sendo assim, não pense duas vezes antes de fazer uma adaptação no seu resumo. Tudo aquilo que der mais sentido no texto, está valendo.

7) Atenção com a coesão e coerência

A última das nossas dicas de estudo. Para que o seu resumo seja supimpa, você não deve se esquecer de observar se as ideias têm coerência e coesão. Um texto coerente é aquele que faz sentido para quem o lê.

Já um resumo coeso está relacionado com o uso correto da gramática e dos conectivos. Por exemplo, se você não souber o significado de uma palavra, evite usá-la em seu texto ou procure no dicionário o seu significado.

Lembre-se de que um bom resumo não é aquele emaranhado de frases soltas e sem nenhum tipo de conexão, fechado?

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.