Para qualquer concurseiro ser aprovado em um certame é preciso de muita dedicação, disciplina e comprometimento no dia a dia. Por isso, elaboramos essa matéria que traz os sete hábitos que podem atrapalhar os estudos.
Preste atenção em cada um deles e elimine-os de vez da sua rotina de preparação para as provas do concurso. Afinal, a realização do sonho de começar uma carreira pública de sucesso só depende de você, não é?
Hábitos que podem estar atrapalhando os seus estudos
1) Se render para as distrações
Esse é um dos péssimos hábitos que podem atrapalhar os estudos. Se você é daqueles candidatos que se distrai com facilidade, se rende à tentação de bisbilhotar suas redes sociais ou as mensagens no WhatsApp e costuma “viajar na maionese” enquanto estuda, é possível que o seu rendimento fique aquém do esperado.
Para aprender os assuntos exigidos pelo edital e aumentar as chances de aprovação, é preciso manter o foco e não sucumbir para as distrações (especialmente as digitais) do cotidiano. Por isso, evite todo e qualquer tipo de distração enquanto estiver estudando, fechado?
2) Procrastinação
Outro dos hábitos que podem atrapalhar os estudos é esse. Aquele concurseiro que vive enrolando para começar a estudar também pode não ter muitas chances de passar no certame.
A procrastinação é uma atitude prejudicial para qualquer pessoa. Viver sempre adiando os estudos ou postergando o aprendizado efetivo, não vai te deixar mais perto de começar uma carreira pública de sucesso.
3) Não se atentar para o ambiente de estudos
Mais um dos hábitos que podem atrapalhar os estudos. O concurseiro que estuda sentado no sofá, deitado na cama, em um local barulhento, desorganizado, mal iluminado, com muita poluição visual ou com um trânsito intenso de pessoas, não vai conseguir aprender de maneira satisfatória.
Se você realmente está disposto a passar no concurso público, atente-se para o seu ambiente de estudos. Para que a sua mente consiga assimilar as informações que precisa, as condições externas precisam estar favoráveis.
4) Hábitos que podem atrapalhar os estudos: se esquecer das revisões
Tem muito concurseiro por aí que negligencia ou se esquece das revisões de conteúdo e acaba sendo reprovado no certame. Por isso, esse também é um dos hábitos que podem atrapalhar os estudos. As revisões são essenciais para que aconteça uma memorização efetiva.
Quando o candidato não faz uma revisão efetiva dos assuntos, ele acaba sendo acometido pela temida curva do esquecimento, que acontece quando não se faz uma revisão dentro das 24 horas seguintes ao primeiro contato com o conteúdo estudado.
5) Não escolher uma metodologia na hora de estudar
Por mais que não pareça, esse também é um dos hábitos que podem atrapalhar os estudos. Se você é daqueles concurseiros que estudam usando uma técnica de aprendizagem diferente a cada dia, pode fazer a sua mente “pirar” de vez.
Antes de começar a colocar a mão na massa para valer, é fundamental que o candidato escolha a técnica de estudos que mais combine com o seu perfil. Existem diversas metodologias que podem levar ao aprendizado efetivo. O que não rola é usar todas elas na hora de aprender, entende?
6) Negligenciar o cronograma de estudos
Quando o assunto é hábitos que podem atrapalhar os estudos, ignorar o cronograma de estudos é um bom exemplo, já que deixa a aprovação do concurseiro mais longe. Essa ferramenta permite que o candidato consiga se organizar para aprender os assuntos necessários.
Um cronograma de estudos realista possibilita ao concurseiro ter uma noção da quantidade de disciplinas que precisa ser aprendida, já que ele pode distribuí-las ao longo da semana, dentro dos horários que foram determinados anteriormente.
7) Evitar estudar as matérias que não gosta
Finalmente, o último dos hábitos que podem atrapalhar os estudos de qualquer concurseiro. Aquele candidato que estuda somente as disciplinas que tem mais familiaridade ou que gosta mais certamente terá dificuldade durante as provas do concurso.
Afinal, o edital não vai cobrar somente os assuntos que você tem mais afinidade, não é? Por isso, aquele concurseiro que evita estudar as disciplinas que não gosta, só porque acha que não vai conseguir aprendê-las com eficiência e rapidez, provavelmente não terá um bom desempenho geral durante os exames.