Turbine os seus estudos: confira 5 hábitos infalíveis que fazem bem ao cérebro

Quando mantemos a mente sempre ativa, conseguimos absorver as informações com mais facilidade. Confira boas práticas.

Para você ser aprovado em um disputado concurso, é preciso se dedicar com o máximo de empenho aos estudos. Mas para que o seu aprendizado seja ainda mais efetivo, a sua memória precisa estar funcionando a todo vapor.

continua depois da publicidade

Esse post vai te mostrar 5 hábitos que fazem bem ao cérebro e que você deve praticá-los todos os dias, para turbinar os seus estudos. Aproveite ao máximo a leitura.

Dormir bem

Não é preciso ser um renomado médico ou um especialista em sono para saber que dormir bem todas as noites é fundamental para o nosso cérebro, principalmente para o aprendizado. Um boa noite de sono relaxante descansa o corpo e a mente.

Leia também

Então, se você é daqueles que têm o hábito de dormir muito tarde e acordar cedo ou vive sonolento durante o dia, tome cuidado. O sono é crucial para que todas as informações aprendidas fiquem bem consolidadas em nossa mente.

continua depois da publicidade

Dessa forma, procure dormir por, pelo menos, 7 horas, todas as noites. Além disso, é importante que você durma e acorde sempre nos mesmos horários, para que o organismo e o cérebro se acostumem com essa rotina.

Exercite o seu cérebro

Assim como o corpo, a nossa mente também precisa ser exercitada. Esse é mais um dos hábitos que fazem bem para o cérebro. Quando mantemos a mente sempre ativa, conseguimos absorver as informações com mais facilidade.

E isso se traduz em um aprendizado muito mais dinâmico e duradouro, principalmente quando o assunto é fazer as provas de um concurso. Seja aprender um novo idioma, um novo dote culinário, a tocar algum instrumento musical ou desenvolver uma nova habilidade técnica relacionada ao seu trabalho. Não importa.

continua depois da publicidade

Desde que a sua mente não fique “parada” o tempo todo, está valendo. O fato é que todo ser humano precisa estar sempre aprendendo algo novo. A saúde mental agradece e muito.

Alimentação equilibrada é fundamental

Você sabia que manter uma alimentação equilibrada, além de turbinar os seus estudos, é um dos hábitos que fazem bem ao cérebro? É a mais pura verdade. Determinados alimentos, se consumidos com certa regularidade, pode ativar a nossa memória e deixá-la muito mais receptiva para absorver todas as informações aprendidas.

continua depois da publicidade

Por isso, se você deseja aumentar o desempenho do seu cérebro e até raciocinar com mais rapidez, inclua os seguintes alimentos em sua dieta: brócolis, castanhas, cereais integrais, laranja e peixes.

Todos eles são ricos em agentes antioxidantes, vitamina E e aminoácidos. Mas você jamais deve comer com pressa ou ficar mais de 4 horas sem se alimentar. Lembre-se, também, de sempre consultar um profissional da saúde. Ele será capaz de examinar o seu organismo, no sentido de verificar o que você pode ou não ingerir no dia a dia.

Hábitos que fazem bem ao cérebro: leitura

A leitura ajuda e muito a manter o cérebro saudável. Além de contribuir para o nosso desenvolvimento intelectual, a leitura é um exercício e tanto, quando o assunto é deixar a saúde mental em dia. Esse saudável hábito pode evitar diversos distúrbios psicológicos, como o Alzheimer, por exemplo.

A leitura reduz as chances do cérebro perder a sua capacidade de funcionamento na terceira idade em até 30%. Dessa forma, o que você está esperando para começar a desenvolver essa hábito extremamente bem-vindo para a sua mente?

A leitura também auxilia em nossa capacidade de escrever bem, de usar com maestria o vocabulário e construir frases com sentido. Lembre-se de que você vai precisar fazer uma redação no concurso. Por isso, leia muito.

Exercícios físicos também são cruciais

Não. Você não leu errado. Atividades aeróbicas também é um dos hábitos que fazer bem ao cérebro. Mas como isso é possível? A prática constante de exercícios físicos libera substâncias que provocam uma agradável sensação de prazer e bem-estar, além de fazer ser benéfica para as nossas funções cognitivas e, claro, para a saúde física.

Além disso, uma pessoa fisicamente ativa consegue manter o foco com mais facilidade, já que a prática constante de exercícios auxilia no funcionamento da memória e a protege contra a degeneração a longo prazo, obviamente. Vale ressaltar que atividades físicas devem ser praticadas de 3 a 5 vezes por semana, com 1 hora de duração de cada vez.

É sempre conveniente reforçar que as nossas dicas têm o caráter apenas informativo. Se você precisar de orientações mais detalhadas sobre qual dieta adotar ou quais exercícios físicos são os mais recomendados para o seu caso, deve buscar auxílio com um profissional da área da saúde, como um neurologista, nutricionista ou clínico geral.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade