6 dicas para você aproveitar melhor o seu tempo de estudos

A fase de planejamento dos estudos é de suma importância para garantir o êxito nas provas. Veja como usar bem o tempo de estudo.

A preparação para uma prova importante, como vestibular, Enem ou concurso público, exige um método para aproveitar o tempo disponível. Por isso, separamos 6 dicas para você aproveitar melhor o seu tempo de estudos.

Leia também

Em um primeiro momento é importante definir um horário e local específico para estudar. E, assim como qualquer outro compromisso do dia, como realizar atividade física e trabalhar, o horário deve ser cumprido à risca.

Confira 6 dicas para aproveitar o seu tempo de estudos

Local de estudo

Uma importante estratégia para aproveitar o tempo de estudos é ter um local definido para a atividade. Escolha um lugar onde se sinta bem na sua casa, com bastante luz, arejado e sem muito barulho.

Você vai precisar focar sua atenção no conteúdo para ter um bom desempenho dentro do período destinado ao estudo. Por isso, defina bem o lugar.

Horário

Outra boa estratégia é montar um cronograma com as atividades do dia a dia. Caso você trabalhe, defina os horários dessa atividade e quantas horas poderá destinar aos estudos.

Além disso, procure um período do dia onde você consiga render bons resultados. Para descobrir isso você pode ir testando. Tem pessoas que se sentem bem estudando até mais tarde. Outras preferem acordar mais cedo para estudar. Teste e veja em qual horário você é mais focado no estudo.

O Trello é um aplicativo que pode auxiliar na preparação. Ele está disponível para celulares Android e iOS.

Materiais de estudo

Opte por investir em um ambiente legal de estudos, pois passará boa parte das horas neste local. Pegue uma cadeira confortável e tenha uma mesa com os materiais ao seu alcance.

Arrume o seu local de estudo com os materiais que irá usar para não perder tempo indo procurá-los. A organização é essencial quando temos pouco tempo disponível.

Defina metas e objetivos

Faça um cronograma. Defina quais são os conteúdos que precisa estudar, com base no edital de abertura, e em quanto tempo precisa acessar esse material.

Deixe tudo anotado em uma planilha e vá cumprindo o combinado. Quando iniciar a resolução de questões, defina uma meta de acertos, parecido com a nota de corte do concurso anterior, por exemplo.

Depois, verifique quais conteúdos precisa reforçar no estudo. Assim, você será assertivo nas matérias onde possui mais dificuldade.

Faça resumos

No momento em que estiver estudando um determinado conteúdo, tenha o hábito de fazer resumos, pois eles vão te ajudar na reta final quando precisar fazer uma revisão dos conteúdos.

Destaque as partes mais importantes e que geraram dúvidas para poder focar nesse conteúdo.

Resolva questões

Uma boa maneira de aproveitar o tempo de estudo é com resolução de questões. É uma das maneiras mais objetivas de estudo, pois você pode treinar o estilo da banca e também o tipo de conteúdo.

Além disso, a partir dos erros, a fixação do assunto será ainda maior. Por isso, vale a pena investir tempo em resolução de questões. O site Concursos no Brasil dispõe de um banco de questões grátis, confira.

Leia também

você pode gostar também

Quais documentos serão unificados com o novo RG em 2022?

A legislação que prevê as atualizações no novo RG pretende unificar as informações dos brasileiros, mas também integrar outros documentos na sua versão física ou digital.

Afinal, pode ter concurso em ano eleitoral? Veja mitos e verdades

Apesar do que se pensa popularmente, a execução de concursos públicos e a nomeação dos candidatos pode acontecer em ano eleitoral, dentro de parâmetros específicos na lei.

Emissão do novo RG será gratuita para todos? Veja regras do governo

O documento já começou a ser emitido no Rio Grande do Sul, e neste mês, será oferecido ao Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás.

Não recebeu a restituição do IR? Confira o que pode ter acontecido

Os contribuintes que não tiverem a restituição liberada poderão estar inseridos na malha fina da Receita Federal, sendo fundamental conferir qualquer inconsistência nos dados.

CNH gratuita pode virar realidade em 2022? Veja o que se sabe até então

Ainda não há previsão de aprovação do Projeto de Lei que desobriga os cidadãos a cursarem as aulas teóricas e práticas nas autoescolas, mas a negociação será individual.

Novo golpe está sendo aplicado em aposentados; saiba se proteger

O golpe é aplicado por meio da prova de vida, solicitando informações dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).