6 dicas para você aproveitar melhor o seu tempo de estudos

A fase de planejamento dos estudos é de suma importância para garantir o êxito nas provas. Veja como usar bem o tempo de estudo.

A preparação para uma prova importante, como vestibular, Enem ou concurso público, exige um método para aproveitar o tempo disponível. Por isso, separamos 6 dicas para você aproveitar melhor o seu tempo de estudos.

continua depois da publicidade

Em um primeiro momento é importante definir um horário e local específico para estudar. E, assim como qualquer outro compromisso do dia, como realizar atividade física e trabalhar, o horário deve ser cumprido à risca.

Confira 6 dicas para aproveitar o seu tempo de estudos

Local de estudo

Leia também

Uma importante estratégia para aproveitar o tempo de estudos é ter um local definido para a atividade. Escolha um lugar onde se sinta bem na sua casa, com bastante luz, arejado e sem muito barulho.

Você vai precisar focar sua atenção no conteúdo para ter um bom desempenho dentro do período destinado ao estudo. Por isso, defina bem o lugar.

continua depois da publicidade

Horário

Outra boa estratégia é montar um cronograma com as atividades do dia a dia. Caso você trabalhe, defina os horários dessa atividade e quantas horas poderá destinar aos estudos.

Além disso, procure um período do dia onde você consiga render bons resultados. Para descobrir isso você pode ir testando. Tem pessoas que se sentem bem estudando até mais tarde. Outras preferem acordar mais cedo para estudar. Teste e veja em qual horário você é mais focado no estudo.

O Trello é um aplicativo que pode auxiliar na preparação. Ele está disponível para celulares Android e iOS.

continua depois da publicidade

Materiais de estudo

Opte por investir em um ambiente legal de estudos, pois passará boa parte das horas neste local. Pegue uma cadeira confortável e tenha uma mesa com os materiais ao seu alcance.

Arrume o seu local de estudo com os materiais que irá usar para não perder tempo indo procurá-los. A organização é essencial quando temos pouco tempo disponível.

Defina metas e objetivos

Faça um cronograma. Defina quais são os conteúdos que precisa estudar, com base no edital de abertura, e em quanto tempo precisa acessar esse material.

continua depois da publicidade

Deixe tudo anotado em uma planilha e vá cumprindo o combinado. Quando iniciar a resolução de questões, defina uma meta de acertos, parecido com a nota de corte do concurso anterior, por exemplo.

Depois, verifique quais conteúdos precisa reforçar no estudo. Assim, você será assertivo nas matérias onde possui mais dificuldade.

Faça resumos

No momento em que estiver estudando um determinado conteúdo, tenha o hábito de fazer resumos, pois eles vão te ajudar na reta final quando precisar fazer uma revisão dos conteúdos.

Destaque as partes mais importantes e que geraram dúvidas para poder focar nesse conteúdo.

Resolva questões

Uma boa maneira de aproveitar o tempo de estudo é com resolução de questões. É uma das maneiras mais objetivas de estudo, pois você pode treinar o estilo da banca e também o tipo de conteúdo.

Além disso, a partir dos erros, a fixação do assunto será ainda maior. Por isso, vale a pena investir tempo em resolução de questões. O site Concursos no Brasil dispõe de um banco de questões grátis, confira.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade