Agente Comunitário de Saúde: confira atribuições e nível exigido

O Agente Comunitário de Saúde faz o constante acompanhamento das famílias, no que diz respeito a promoção, proteção e prevenção da saúde.

Os concursos públicos municipais também são uma excelente opção para os candidatos que sonham em começar uma carreira pública. Os cargos oferecidos em certames das prefeituras das cidades costumam ter salários atrativos e benefícios exclusivos.

continua depois da publicidade

Sendo assim, conheça as atribuições e o nível de escolaridade exigido de uma das funções mais conhecidas: Agente Comunitário de Saúde.

O que faz um Agente Comunitário de Saúde?

Como você deve ter imaginado, esse profissional faz o constante acompanhamento das famílias, no que diz respeito a promoção, proteção e prevenção da saúde de todas as pessoas que utilizam os serviços do SUS. O agente comunitário de saúde também faz um minucioso aconselhamento para toda a população sobre vacinas e atendimento das especialidades médicas nos postos de saúde locais.

Leia também

Além disso, o agente de saúde faz todo o mapeamento e cadastramento de todas as informações sociais de uma determinada região, além de visitas preventivas nas casas para detectar possíveis focos de agentes transmissores de doenças, como a dengue, por exemplo.

continua depois da publicidade

Todas essas ações trazem muito mais segurança para as pessoas em relação ao serviço público de saúde. Confira outras atribuições:

Identifica situações de risco em potencial

Esse profissional também é responsável por identificar situações de vulnerabilidade ou riscos em potencial na comunidade em que ele atua.

Por exemplo, se uma ou mais residências apresentarem qualquer tipo de risco para a saúde pública, é dever do agente comunitário fazer a devida identificação e notificar o responsável.

Encaminhamento e orientação das famílias

Por incrível que possa parecer, milhares de pessoas ainda desconhecem os serviços oferecidos pelo SUS. Por isso, o agente de saúde comunitário faz o encaminhamento de todo cidadão que precisa cuidar da sua saúde (ou que foi diagnosticado com alguma doença) para a rede pública de atendimento.

continua depois da publicidade

Além disso, ele também orienta as famílias em relação ao atendimento dos postos do SUS, bem como as UPAS 24 horas e hospitais públicos, dentre outros assuntos relativos à saúde coletiva.

Qual é o nível de escolaridade exigido?

Os concursos para o cargo de agente comunitário de saúde, na maioria das vezes, exigem nível médio completo. Além disso, segundo a Lei Federal 11.350, que regulamenta essa profissão, o agente de saúde precisa morar na mesma região da comunidade que vai trabalhar, pelo menos até o momento da inscrição.

continua depois da publicidade

É um cargo bastante concorrido, já que muita gente tem afinidade com a área de saúde.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade