Conheça 10 dos cursos menos concorridos para passar pelo Sisu

Alguns cursos possuem notas de corte menores do que outros, sendo menos concorridos e mais fáceis de passar e ingressar na vida acadêmica. Confira alguns dos cursos menos concorridos no Sisu.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma plataforma digital que auxilia o estudante a ingressar em instituições públicas de ensino superior. Após o estudante realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso ingressar então na plataforma e inserir os dados necessários para ter acesso às informações acadêmicas.

continua depois da publicidade

A extensa lista de cursos acessíveis aos estudantes possuem notas de corte menores do que outros, tornando-se menos concorridos e, por consequência, mais fáceis de passar. Há também outros mais concorridos, com menos vagas e muitos inscritos, além das notas de cortes maiores.

Pensando nisso, vamos mostrar uma lista com 10 dos cursos menos concorridos para passar pelo Sisu a partir da nota de corte correspondente ao desempenho no Enem. Acompanhe a leitura do artigo a seguir e fique por dentro de tudo.

O que é o Sisu?

Leia também

O Sisu é uma plataforma que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso de candidatos a cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior, no lugar do vestibular. Para participar do Sisu é necessário fazer a edição mais recente do Enem e obter nota maior que zero na prova discursiva.

continua depois da publicidade

Assim, o Sisu realiza duas edições por ano, sempre no começo de cada semestre, portanto em janeiro e julho. A inscrição do Sisu é gratuita e feita pela internet, através do portal Acesso Único, que concentra informações de todos os programas, como Sisu, Prouni e Fies.

No período definido pelo Ministério da Educação (MEC) os candidatos acessam o portal e informam o número de inscrição no Enem e a senha de acesso. Após efetuar o login, cada candidato pode escolher até duas opções de curso (ordem de preferência), além de informar a modalidade de ingresso, se por cotas ou ampla concorrência.

continua depois da publicidade

De acordo com a pontuação conseguida no Enem, o Sisu define a nota de corte para cada curso e analisa a pontuação obtida pelo aluno. Assim é possível analisar se será possível conseguir cursar alguma das opções desejadas.

Notas de corte do Sisu

As notas de corte do Sisu existem para direcionar os candidatos às vagas disponíveis em diversos cursos e instituições públicas. Nesse sentido, a nota de corte do Sisu é a nota mínima necessária para concorrer a uma vaga em um curso específico.

Cada curso possui sua nota de corte, que varia de acordo com o número de vagas e o de candidatos inscritos. Assim, se um curso possui 30 vagas abertas e a nota do ano anterior dos candidatos foi de 560,5, a nota mínima é baseada nessas informações para ser definida.

continua depois da publicidade

Áreas de saúde, direito e engenharias são os mais concorridos. Já as áreas de licenciatura, e tecnologia são as menos concorridas. Alguns fatores como a instituição escolhida, o turno e a área ajudam a dizer se o curso é muito concorrido ou pouco concorrido.

10 dos cursos menos concorridos para passar pelo Sisu

Os cursos menos concorridos para passar pelo Sisu são de áreas como a licenciatura, de áreas do design e ciências sociais e contábeis. Confira a seguir a lista dos 10 cursos menos concorridos do Sisu:

  • Ciências Exatas: 454,26;
  • Física: 508,21;
  • Letras: 516,58;
  • Matemática: 550,53;
  • Letras – Português e Espanhol: 576,79;
  • Ciências Contábeis: 580,00;
  • Química: 586,35;
  • Pedagogia: 612,51
  • Design: 635,00;
  • Ciências Sociais: 639,82.

Resultados do Sisu

Após o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (de acordo com o cronograma do Sisu), os resultados da seleção estão disponíveis. De forma automática, o Sisu seleciona os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas conseguidas no Enem.

Nesse sentido, serão selecionados os candidatos classificados no número de vagas disponíveis em cada curso, de acordo com o tipo de concorrência escolhida. Casos em que o estudante consiga a classificação para suas duas opções escolhidas, o sistema vai optar sempre pela primeira escolha.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade