6 estratégias simples para aumentar a sua capacidade intelectual

Para aumentar sua capacidade intelectual, o cérebro deve ser treinado diariamente, e, segundo a ciência, existem diversas formas de estimular os neurônios.

Muitos gênios já nascem assim, mas o intelecto, a memória e a criatividade podem ser aprimorados por meio de treinamento. De fato, existem métodos científicos para desenvolver novas habilidades.

continua depois da publicidade

Pesquisas recentes em neurociência revelaram estratégias simples para aumentar a capacidade intelectual, e essas técnicas podem ser facilmente aplicadas no dia a dia. Continue lendo e veja a seguir.

6 formas simples de aumentar o poder do seu cérebro

1. Diga a si mesmo que é inteligente

Leia também

A simples afirmação de que você é inteligente pode realmente contribuir para torná-lo mais sábio.

Um estudo conduzido por professores da Universidade de Stanford e da Universidade de Columbia revelou que, quando os alunos eram informados de que eram inteligentes, seu desempenho melhorava.

continua depois da publicidade

No experimento, um grupo de estudantes foi informado de que era possível aumentar sua inteligência, enquanto o outro grupo recebeu informações contrárias.

Após serem testados no conteúdo do curso, 85% do primeiro grupo reteve as informações recém-aprendidas, enquanto apenas 54% do segundo grupo o fez.

2. Aprenda um novo idioma

Nas últimas décadas, nossa compreensão do bilinguismo evoluiu significativamente. Inicialmente, acreditava-se que dominar dois vocabulários poderia causar distúrbios de linguagem em crianças.

No entanto, está comprovado que isso não é o caso. Na verdade, pessoas bilíngues apresentam melhores resultados em tarefas que exigem atenção, memória de curto prazo e inibição de impulsos, o que é conhecido na psicologia como “controle executivo”.

continua depois da publicidade

Acredita-se que essa “vantagem bilíngue” não se deva apenas ao aprendizado de uma nova língua, mas também ao uso sistemático de ambas.

Neurocientistas do Centro Médico da Universidade de Georgetown conduziram um experimento para verificar se falar duas línguas é realmente benéfico para o cérebro.

No estudo, eles analisaram o volume de massa cinzenta em pessoas bilíngues e monolíngues, confirmando que as pessoas que falam duas línguas têm mais massa cinzenta nas áreas frontal e parietal do cérebro, que estão envolvidas no controle executivo.

continua depois da publicidade

3. Socialize

A interação social não só eleva o bem-estar e contribui para uma melhor saúde física, mas também é associada a uma série de vantagens adicionais. Um desses benefícios é o aprimoramento da capacidade intelectual.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan sugere que indivíduos que participam regularmente de atividades sociais tendem a ter uma performance cognitiva superior em comparação àqueles que são menos sociáveis.

Além disso, manter e valorizar conexões com pessoas próximas também impacta na felicidade.

De acordo com o renomado Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento de Adultos, fortalecer laços sociais aumenta o bem-estar emocional, ou seja, as interações cotidianas, mesmo as mais breves, podem elevar nosso ânimo.

4. Sonhe acordado

Pode parecer estranho, mas sonhar acordado pode ser benéfico para a inteligência, conforme a ciência.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia analisaram os padrões cerebrais de 100 participantes por meio da ressonância magnética e, em seguida, pediram aos participantes que completassem um teste que medisse suas habilidades intelectuais e criativas.

Eles descobriram que indivíduos que frequentemente se perdem em divagações tendem a ter melhores resultados nesses exames.

5. Escreva em vez de digitar

Escrever à mão, em vez de digitar no computador, também pode aumentar a inteligência.

Estudos das universidades de Princeton e da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) mostraram que estudantes que fazem anotações manuscritas tendem a absorver mais informação, compreender melhor o conteúdo e se sair melhor em provas do que aqueles que usam dispositivos digitais para fazer seus rascunhos.

6. Ouça música clássica

Por fim, uma pesquisa publicada na revista Evolutionary Behavioral Sciences revelou que pessoas inteligentes tendem a ouvir música instrumental.

A investigação da Universidade Oxford Brookes, que contou com 467 estudantes croatas, associou altas pontuações de inteligência com a apreciação de gêneros musicais sem letras, como jazz de big band, clássica e eletrônica ambiente.

Os resultados também indicaram que aqueles que ouvem música de forma analítica geralmente preferem composições instrumentais.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade