Revisão Enem 2022: confira 7 conteúdos que não podem ficar de fora

Com a aproximação do Enem 2022, os estudantes precisam estar focados na revisão, com os 7 conteúdos que não podem ficar de fora do cronograma semanal.

A Revisão do Enem 2022 é uma etapa fundamental da preparação para a edição anual do Exame Nacional do Ensino Médio. Sendo assim, existem 7 conteúdos que não podem ficar de fora do cronograma semanal e conteúdo programático de estudo dos candidatos. Por isso, é fundamental se organizar com antecedência.

Leia também

De acordo com o calendário oficial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem 2022 acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país. As informações oficiais estão disponíveis no site do Governo Federal, com orientações específicas e acesso à página do participante. Saiba mais a seguir:

Principais conteúdos para Revisão do Enem 2022

1) Geometria Plana – Matemática

No geral, alguns estudantes enfrentam muita dificuldade no conteúdo de matemática do Enem. Porém, é fundamental estudar o básico da disciplina para acertar o maior número de questões possíveis, mesmo com as dúvidas. Comumente, essa é uma das disciplinas com maior impacto na nota final, assim como a redação.

A Geometria Plana é um dos conteúdos que não podem ficar de fora da Revisão Enem 2022, porque acaba caindo frequentemente. Por isso, vá além do estudo das figuras sem volume e treine o cálculo de áreas e perímetros até ficar mais confortável com as questões.

2) Eletrodinâmica – Física

Seja você de Humanas, Exatas ou Biológicas, é fundamental ter um bom desempenho na prova de Física do Enem 2022. Assim, você poderá garantir maior segurança caso tenha dificuldade ou cometa erros em alguma outra disciplina do exame.

Em específico, o conteúdo de eletrodinâmica tende a ser cobrado com mais frequência. Portanto, revise os pontos relativos a corrente, potência e resistência elétrica.

3) Tabela Periódica – Química

A tabela periódica é o melhor amigo do estudante que está fazendo a Revisão Enem 2022. Por meio dessas informações, é possível realizar a questões de diversas áreas internas à Química, como o caso da química orgânica, físico-química e outras. Além disso, você corre menos risco de ficar confuso com as siglas utilizadas nas questões.

4) Ecologia – Biologia

Na disciplina de Biologia, questões relativas à saúde são frequentes, mas não tanto como a ecologia. No geral, podem ser c obradas tanto na questão da evolução das espécies, como também nos aspectos que podem criar multidisciplinaridade com Geografia e Química, por exemplo.

5) Meio Ambiente – Geografia

As questões de Geografia sobre Meio Ambiente avaliam as habilidades do candidato para além do conhecimento teórico e interpretação de texto. Comumente, as perguntas nesse tópico estão associadas também à ética e cidadania, o que o Enem 2022 estará avaliando no ponto de vista da formação humana do estudante ao longo do Ensino Médio.

Em específico, o candidato terá que responder perguntas sobre relações climáticas, espaço geográfico, flora e fauna, biomas, relações entre os seres vivos e outros. Ademais, podem ser cobradas questões sobre desmatamento, preservação das espécies e problemas ambientais.

6) Formação dos Estados Modernos – História

A quantidade de conteúdo dentro da disciplina de História é um desafio para alguns candidatos, pois existem muitos fenômenos, datas e conflitos que precisam ser memorizados para o Enem 2022. No entanto, é muito frequente que a prova tenha questões sobre a transição do Feudalismo para o Estado Moderno.

Neste caso, há uma multidisciplinaridade com as questões relativas à Geografia, por exemplo, pois esse conteúdo aborda a formação das nações europeias. Por isso, revisar a formação das nações, as transições nas formas de governança e a organização social ao longo das décadas é sempre uma boa ideia.

7) Funções da Linguagem – Língua Portuguesa

Para além da prova de Redação, os candidatos do Enem 2022 precisam dominar as variações linguísticas e funções da linguagem. Assim, poderão interpretar melhor as charges, textos e imagens da prova para responder as questões.

As funções de linguagem se concentram principalmente nas formas com que a linguagem está sendo adotada pelo interlocutor. Ou seja, o falante poderá estar utilizando a função emotiva, referencial, poética, fática, conativa ou metalinguística. Conhecer as especificidades de cada uma delas é uma forma de se preparar para a interpretação e leitura textual.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.