Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

O concurso INSS é um dos certames mais aguardados por parte dos concurseiros no Brasil. A publicação do edital recentemente esclareceu uma série de dúvidas sobre o exame, como, por exemplo, qual é a nota mínima para ser aprovado nas provas, as funções do Técnico do Seguro Social e o número de vagas oferecidas.

Leia também

Sendo assim, os candidatos devem ler o edital atentamente para se informar sobre todos os detalhes antes da aplicação da prova.

Além disso, é fundamental acompanhar a página do Cebraspe, banca organizadora, para acessar as atualizações, mudanças e eventuais prorrogações que possam acontecer. Saiba mais a seguir:

Qual a nota mínima para ser aprovado nas provas do concurso INSS?

concurso inss, prova concurso inss, etapas concurso inss
concurso inss. Foto: montagem / Pexels – Canva PRO.

Segundo o edital do concurso INSS, os candidatos serão reprovados nas provas objetivas e consequentemente eliminados do concurso público se estiverem inseridos em uma dessas seguintes situações:

  • Obteve uma nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos;
  • Obteve uma nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
  • Obter uma nota inferior a 36 pontos em ambas provas objetivas, tanto a de conhecimentos específicos quanto a de conhecimentos básicos e gerais.

Por via de regra, a nota em cada item das provas objetivas é feita com base nas marcações do candidato na folha de respostas. Portanto, caso o candidato acerte as questões em relação ao gabarito oficial e definitivo receberá 1 (um) ponto. Entretanto, será atribuído um ponto negativo se a resposta estiver incorreta e 0 (zero) ponto para marcações duplas.

No geral, a nota em cada prova objetiva é igual à soma das notas obtidas nos itens presentes em cada exame. Portanto, o edital com o resultado final das provas objetivas contempla somente os candidatos aprovados e classificados pela Gerência Executiva do INSS.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet por meio do site do Cebraspe, com previsão de acontecer às 19h do dia estabelecido no cronograma do exame. Sendo assim, a consulta estará disponível entre 29 de novembro e 22 de dezembro até as 18h.

Em contrapartida, o prazo previsto no edital para interposição de recurso relativo às questões formuladas ou aos gabaritos oficiais divulgados acontecerá até as 18h do dia 2 de dezembro deste ano.

Neste período, os candidatos poderão entrar com recursos administrativos em casos de incongruência entre a prova e as respostas oficiais.

Como funciona o concurso INSS?

A primeira etapa do concurso INSS consiste na aplicação de duas provas objetivas com questões de certo ou errado, totalizando 120 questões.

Mais detalhadamente, a prova de Conhecimentos Básicos envolve 50 questões, enquanto a prova de Conhecimentos Específicos são 70 questões, mas ambas possuem caráter eliminatório e classificatório.

O edital determina como Conhecimentos Básicos as informações relativas à Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo. Em relação ao conteúdo programático de Conhecimentos Específicos, existem mais disciplinas.

Os candidatos devem dominar questões relacionadas à Seguridade Social, Legislação Previdenciária, Regime Geral de Previdência Social, Financiamento da Seguridade Social e uma série de disciplinas relativas à função do Técnico do Seguro Social e a atuação do INSS. Contudo, o exame também cobra as habilidades, e não somente o conteúdo.

Além disso, a segunda etapa é composta por um curso de formação. Basicamente, essa parte é um treinamento específico das funções relativas ao Técnico do Seguro Social, com foco na legislação previdenciária vigente no país e outras regras previstas aos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social.

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.