Concurso INSS: entenda qual é o estilo das provas do Cebraspe

O concurso INSS utiliza como método seletivo a prova do Cebraspe, conhecida e temida por muitos concurseiros.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou, no último dia 15, o edital nº 1 do concurso INSS de 2022, organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). São mil vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, com remuneração de até R$ 5.905,79.

Leia também

Neste sentido, o período de inscrições para o concurso vai até o dia 3 de outubro, às 18 horas. Um dia após o lançamento do edital, a instituição retificou a primeira versão, informando que os candidatos devem ser lotados em qualquer Agência da Previdência Social da relação do documento.

Além disso, atualizaram quadros de distribuição de vagas, dos locais de aplicação das provas, limite de aprovados no concurso e questões como o quantitativo de convocação para avaliação biopsicossocial/heteroidentificação. Os interessados devem ficar especialmente atentos ao sistema das provas, proveniente do Cebraspe.

Perfil das provas do Cebraspe do Concurso INSS

O Cebraspe recebeu qualificação como organização social em agosto de 2013. Apesar de recente, o centro já possui fama entre os concurseiros, dado que ele é responsável pelos trabalhos da banca Cespe, uma das mais temidas no mundo dos concursos.

O centro ainda leva o título de maior realizador de concursos públicos no país. Além do concurso do INSS, faz as seleções para provas como a da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência, do Tribunal de Contas da União e outras agências reguladoras. Seja como for, o “Método Cespe” já é popular, e igualmente desafiador.

Por meio deste método, o Cebraspe formula questões no formato “certo ou errado”, fazendo com que questões certas sejam anuladas pelas erradas. Deste modo, para cada questão certa, o candidato ganha um ponto, e para cada errada, perde um ponto.

Os interessados devem, porém, ficar de olho no edital, como é o caso do concurso do INSS. Em determinadas situações, o Cebraspe define a hipótese de o candidato perder apenas meio ponto por cada questão errada.

A metodologia do centro descarta imediatamente a possibilidade do candidato de acertar uma questão ao acaso, por meio do famoso “chute”. Aqueles com maior capacidade de analisar, interpretar e responder com base em seus estudos possuem maiores chances de se classificar.

Em relação às provas objetivas, as formulações do Cebraspe trazem três tipos de resposta: certo, errado e em branco. Deste modo, quando não se sabe a resposta, a melhor opção é deixá-la em branco, em vez de marcar erroneamente.

Outro detalhe essencial do “Método Cespe” está relacionado às marcações não intencionais. Elas ocorrem quando o candidato planejava deixar a questão em branco, ou marca uma alternativa no cartão-resposta, mas entende que a resposta correta é outra.

Para evitar este problema, a melhor opção é marcar duas alternativas no cartão-resposta e anular de vez a questão.

O que é cobrado nas provas do Cebraspe

concurso inss, estudar para concurso inss, se preparar para concurso inss
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Além do método certo e errado, o Cebraspe é famoso por formular questões complexas, que envolvem muita interpretação de texto. Deste modo, a maioria possui a apresentação de uma situação-problema, que servirá de base para as seguintes questões.

É importante ter em mente que este tipo de prova não se orienta por blocos de conhecimento. Os itens costumam ser misturados, abordando mais de uma matéria em um só.

O edital costuma oferecer uma divisão de disciplinas, mas a quantificação específica é rara. Assim, entender quais são as mais prevalentes pode ser um desafio.

Seja como for, algo comum nas questões de concurso Cespe é a contextualização, que sempre está envolvida com o cargo em questão. Assim, conhecimentos específicos são abordados, e devem ser estudados com atenção.

Em relação às matérias mais frequentes cobradas, porém, é possível citar:

  • Português;
  • Informática;
  • Atualidades e Conhecimentos Gerais;
  • Direito Administrativo e Constitucional;
  • Língua Inglesa.

As provas do Cebraspe são conhecidas por serem cansativas, dado que possuem muitos textos. Assim, o ideal é ler todas as questões antes do texto com maior atenção, começar pelos itens mais simples e praticar muito.

Leia também


você pode gostar também

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.

Estes 5 aplicativos acabam com a vida útil do seu celular; descubra quais

Com a diminuição da vida útil do celular, é comum que sua bateria dure cada vez menos. Conheça os aplicativos que podem prejudicar a vida útil do seu aparelho.

Viver mais: 5 hábitos simples que aumentam a sua longevidade

Os hábitos simples que aumentam a sua longevidade não só permitem que você viva mais, como também auxiliam no bem-estar, vida social, saúde e qualidade do envelhecimento.

Estes 9 carros não gastam muito combustível; veja os modelos

Se você preza mais pela economia que pelo desempenho e conforto, conheça nove carros que não gastam muito combustível.

7 coisas que são proibidas no Brasil e muita gente nem sabia disso

Costumes, comportamentos e aspectos culturais acabam determinando o conceito de certo ou errado. Confira, a seguir, 7 coisas proibidas no Brasil.

9 profissões de sucesso no Brasil e que já estão em alta neste ano

Sonha em decolar na carreira profissional? Conheça nove profissões de sucesso no Brasil que podem transformar isso em realidade.