Como preparar a mente para fazer uma prova de concurso? Veja 7 dicas valiosas

Descubra como preparar a mente para fazer uma prova de concurso e aumente as suas chances reais de aprovação.

O dia das provas do certame está chegando e você está mais apreensivo do que nunca? Selecionamos sete dicas para você preparar a mente para fazer uma prova de concurso.

Leia também

Coloque em prática todas elas e deixe a sua aprovação mais perto do que se imagina. Afinal, para arrasar em qualquer prova, a sua mente é a principal aliada, não é? Aproveite ao máximo a leitura.

Como preparar a mente para fazer uma prova de concurso

horas de estudo
Foto: Reprodução / Pixabay

1) Saiba o que irá enfrentar pela frente

Para preparar a mente para fazer uma prova de concurso, você precisa saber o que vai enfrentar no grande dia. Quando o concurseiro está ciente de que vai fazer uma prova de um disputado certame e que também existe a possibilidade dele não ser aprovado, a sua mente fica mais relaxada.

Mesmo que você acredite que não esteja tão bem preparado para a prova do concurso, conhecer o seu “inimigo” pode te deixar ainda mais fortalecido psicologicamente. Se você está a par do nível de dificuldade da prova e daquilo que será cobrado nela, não há o que temer, confere?

2) Controle a sua ansiedade

Preparar a mente para fazer uma prova de concurso exige um bom controle da ansiedade e do nervosismo. Mesmo que seja algo praticamente impossível, por causa da expectativa pela aprovação, recomendamos que você evite ficar ansioso. Uma dica é começar sessões de terapia para que você desenvolva o autoconhecimento.

A ansiedade e o nervosismo podem prejudicar a sua concentração, diminuir a oxigenação cerebral e acelerar os batimentos cardíacos. E nesse estado, torna-se impossível fazer uma boa prova, já que as emoções não estão completamente em ordem.

3) Preparar a mente para fazer uma prova de concurso: tenha estratégias

Para o concurseiro deixar a sua mente bem preparada para fazer a prova do certame, ele precisa ter estratégias inteligentes para não se pego de surpresa. Ou seja, estar ciente das possíveis adversidades mas, sobretudo, um passo à frente delas, é uma atitude sensata.

Lembre-se de que no dia da prova tudo pode acontecer. Chuva, trânsito, imprevistos, eventuais esquecimentos, dentre outras coisas. E isso pode estressar a sua mente. Por isso, concurseiro, esteja sempre preparado e planeje todas as suas estratégias, caso algo saia do controle.

4) Relaxe, concurseiro

Está procurando uma forma de preparar a mente para fazer uma prova de concurso? Então, tente encontrar maneiras de manter o seu cérebro relaxado. Na véspera da prova, evite estudar e faça coisas que sejam prazerosas para a sua mente. Isso ajuda bastante.

Ficar com os nervos à flor da pele só porque a data das provas está chegando está longe de ser saudável. Lembre-se de que a sua mente precisa estar descansada e, sobretudo, preparada para você fazer uma boa prova. Então, procure maneiras de relaxá-la, fechado?

5) Pense positivo

Outra dica para preparar a mente para fazer uma prova de concurso é deixar o pessimismo de lado e sempre pensar positivo. Um candidato otimista pode deixar a sua mente mais focada e não se rende ao negativismo.

Lembre-se de que absolutamente nada vai acontecer contigo caso não seja aprovado no certame. Dessa forma, não deixe que as energias negativas tomem conta da sua mente no dia ou na véspera da prova do concurso, combinado?

6) Medite algumas horas antes da prova

O candidato que precisa preparar a mente para fazer uma prova de concurso também pode investir em meditação. Essa prática regula a frequência cardíaca, deixa o cérebro bem mais oxigenado e relaxado, além de deixar o concurseiro muito mais calmo no dia a dia.

A meditação é bastante indicada para quem está passando por situações estressantes ou de extrema apreensão, como uma prova de um concurso público, por exemplo. Então, para que a sua saúde mental fique sempre em dia, invista em meditação.

7) Cuidado com a alimentação

Finalmente, a última dica para preparar a mente para fazer uma prova de concurso. Você precisa se atentar para a sua alimentação no tão aguardado dia. Alguns alimentos à base de cafeína, por exemplo, como chocolate e café, podem deixar a sua mente mais alerta.

Já outros, podem deixar o concurseiro mais letárgico ou com o raciocínio mais lento. Dessa forma, o mais recomendado é preferir alimentos leves e que sejam de fácil digestão. Afinal, sentir sonolência, agitação ou dificuldades para raciocinar na hora da prova, não vai deixar a sua aprovação mais perto.

Caso queira obter informações mais específicas, é recomendado marcar uma consulta com um nutricionista. Até porque somente este profissional poderá lhe ajudar com dietas e orientações técnicas.

Leia também


você pode gostar também

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.

7 profissões mais bem pagas para quem é organizado e ama rotinas

Se você faz questão de ter uma rotina diária e deixa a organização fazer parte da sua vida, conheça sete profissões para quem é organizado.