Atualidades para concursos: veja quais temas que podem ser abordados na prova

Conheça quais são as principais atualidades para concursos que podem ser cobradas na prova de qualquer certame.

Você está estudando à beça todas as disciplinas cobradas pelo edital do concurso público? Isso é ótimo. Mas não se esqueça de se inteirar sobre as atualidades para concursos, que também fazem parte do conteúdo programático e têm caráter eliminatório.

Leia também

Esse post vai te mostrar os principais temas que podem ser abordados na prova de um certame em 2022 e que todo concurseiro precisa estar ligado neles, se quiser aumentar suas chances de ser aprovado. Bora lá conferir?

Veja os principais assuntos de atualidades para concursos

Guerra na Ucrânia

Estamos vivenciando um dos maiores conflitos militares do velho continente (Europa), desde o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945. A guerra na Ucrânia é uma das atualidades para concursos que podem ser cobrados na prova.

Relembrando os fatos: A invasão da Rússia em terras ucranianas aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2022, causando consequências econômicas negativas, mortes e impactos ambientais em praticamente todo o mundo.

Por isso, para que o concurseiro fique bem preparado para discorrer sobre esse tema, evidenciado diariamente pela mídia, é fundamental que ele compreenda o contexto geral da guerra. Afinal, é preciso se munir de informações concretas para fazer uma boa prova.

Por exemplo, é primordial que o candidato saiba o principal motivo que originou a guerra na Ucrânia; o que é a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte); as razões que levaram ao fim da União Soviética; bem como tudo aquilo que permeia esses assuntos.

Tragédias em várias regiões do Brasil

Quando o assunto é atualidades para concursos, as tragédias causadas pelas fortes chuvas que atingiram algumas regiões do Brasil, no início de 2022, também podem ser abordadas na prova de qualquer certame. Por isso, é bom ficar ligado e dar aquela recapitulada.

Relembrando os fatos: em fevereiro de 2022, na cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do estado do Rio de Janeiro, os moradores de alguns bairros foram duramente afetados por enchentes e deslizamentos de terra.

A catástrofe resultou em mortes, destruição de imóveis, perda de bens e desaparecimentos. No Nordeste, mais precisamente no estado da Bahia, as chuvas torrenciais que caíram nos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022, também causaram os mesmos prejuízos da cidade de Petrópolis.

Os municípios baianos mais afetados pelos efeitos das tempestades de verão foram: Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Rui Barbosa e Amargosa, dentre outras cidades. Segundo os meteorologistas, alguns fenômenos climáticos foram os responsáveis por essas tragédias nas regiões citadas.

Atualidades para concursos: conhecimentos gerais

As atualidades para concursos não podem ser negligenciadas por nenhum concurseiro, já que também são decisivas para a aprovação no certame. Conhecimentos Gerais costumam ser bastante cobrados pela maioria dos editais de órgãos públicos.

Afinal de contas, é fundamental estar por dentro dos assuntos mais importantes da atualidade e aumentar suas chances de passar nas provas. Por isso, concurseiro, fique sempre ligado em temas relevantes e discutidos massivamente na mídia, combinado?

Por exemplo, assuntos importantes relacionados à política (brasileira e mundial), sociedade e, principalmente, questões ligadas à nossa economia, devem estar na “ponta da língua” do candidato. Dessa forma, se inteirar de tudo aquilo que acontece no Brasil e no mundo é sempre uma opção sensata.

Quando falamos em atualidades para concursos, o candidato precisa ter uma base sólida de educação geral, para que ele saiba responder, com toda certeza, os questionamentos sobre os mais variados temas.

COVID-19

Esse assunto também é uma das principais atualidades para concursos que podem ser cobrados na prova. O concurseiro precisa estar ligado nas informações mais relevantes sobre a COVID-19, além de ter uma noção da porcentagem de pessoas vacinadas no Brasil, bem como o número total de óbitos causados por essa doença.

Além disso, você deve conhecer os diversos impactos negativos da pandemia em todo o mundo, sempre se baseando em dados concretos (de fontes confiáveis) e nunca em “achismo”.

Relembrando os fatos: o primeiro caso de COVID-19 foi na China em novembro de 2019. No Brasil, o vírus deu as caras em meados de março de 2020, onde o caos se instalou nos meses seguintes. Mortes, desemprego e o polêmico lock down reinaram até o final desse ano.

Em janeiro de 2021, começa a vacinação no Brasil. Mesmo assim, o número de mortes por COVID-19 até o mês de maio foi assustador. Com o avanço da vacinação, pouco a pouco, a rotina normal foi sendo retomada pelos brasileiros “sobreviventes”.

Outros exemplos de atualidades para concursos

Outras atualidades para concursos possíveis:

  • Insegurança alimentar;
  • Reforma eleitoral;
  • Saneamento básico;
  • Desmatamento da Amazônia;
  • Refino do petróleo brasileiro;
  • Mineração em terras indígenas.

Leia também


você pode gostar também

Estas 7 leis Bizarras já existiram no Brasil; a 5ª é surpreendente

As leis mais estranhas são de autoria das Câmaras Municipais de Vereadores pelo Brasil, onde costuma ter uma aprovação mais fácil.

9 livros emocionantes que vão te deixar inspirado e mais otimista

Precisa de um pouco mais de inspiração e otimismo na sua rotina de preparação para as provas do concurso? Conheça nove livros emocionantes.

Consegue responder? Veja as 5 adivinhas mais DIFÍCEIS do mundo

Se você gosta de desafios, uma boa maneira de se divertir e exercitar o raciocínio ao mesmo tempo é por meio de adivinhas difíceis.

9 coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente

As coisas que você precisa fazer todo dia para ficar ainda mais inteligente envolvem mudanças na sua rotina para exercitar as habilidades associadas a essa capacidade.

Eleições 2022: posso votar de bermuda e chinelo?

De acordo com as questões estabelecidas pelo TSE, é preciso cumprir determinadas regras no dia de votação com relação às vestimentas. Descubra se é possível votar de bermuda, entre outros detalhes.

Precisa estudar o Código Civil? Advogada lista dicas que ajudam

O Código Civil é um dos conteúdos mais cobrados dentro da matéria de Direito Civil, que possui diversas ramificações.