O governo federal utiliza o número do NIS (Número de Identificação Social) para definir os pagamentos dos benefícios sociais, como Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Casa Verde e Amarela e Tarifa Social de Energia Elétrica. A seguir, confira como consultar o seu NIS.
É importante lembrar que o número do NIS e PIS são idênticos. A única diferença entre eles é como a numeração foi gerada. Veja os detalhes a seguir.
Como fazer consulta do NIS?
Os cidadãos que possuem Carteira de Trabalho podem localizar o número de forma fácil na primeira página do documento. Além disso, o Número de Identificação Social (NIS) corresponde à mesma numeração para o Programa de Integração Social (PIS).
Os cidadãos que possuem Cartão Cidadão também podem verificar a numeração impressa no documento ou em outros canais via internet:
- Meu INSS: no caso a consulta ao NIS deve ser realizada pelo CPF. No entanto, é preciso ter a senha do gov.br cadastrada para liberar o acesso aos serviços digitais do Governo Federal;
- Meu CadÚnico: nesse aplicativo também é possível fazer a consulta do seu Número de Identificação Social (NIS).
Para aqueles que ainda não possuem o número do NIS, será preciso realizar o cadastro social. Para isso, compareça até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município, apresente seus documentos pessoais e comprovantes de renda.
O que é o NIS?
O NIS é uma numeração de registro dos cidadãos que têm direito a receber benefícios sociais ou cadastro de trabalhadores. São 11 dígitos e essa identificação pode ser gerada de duas maneiras:
- Banco com dados do Sistema Nacional de Informações Sociais;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Dessa forma, as numerações referentes ao NIS e o PIS (Programa de Integração Social) são as mesmas. Por meio do número, o cidadão garante acesso aos programas sociais do governo federal, mesmo que ainda não possua vínculos trabalhistas.
Quem já possui o cadastro do NIS, ao ter qualquer registro profissional na carteira, manterá o número.