Cientista de Dados: saiba o que faz, quanto ganha e requisitos mínimos

Conheça a profissão de Cientista de Dados, fique por dentro do valor do salário médio pago, bem como as principais exigências para se tornar um.

A área da tecnologia é uma das mais rentáveis, promissoras e que mais geram empregos no Brasil. E uma das funções que está em alta no momento é a de Cientista de Dados. Mas você realmente sabe o que faz esse profissional?

Continue a leitura desse post que vai te mostrar um pouco mais da rotina do Cientista de Dados, quanto ganha e os principais requisitos, caso esteja pensando em investir nessa área. Bora lá dar aquela conferida básica.

Mas o que é um Cientista de Dados?

Podemos dizer que o Cientista de Dados faz parte da nova geração de profissionais especialistas que têm foco analítico e conseguem encontrar soluções viáveis para problemas de alta complexidade, na área de Tecnologia da Informação (TI).

Curiosos de natureza, os Cientistas de Dados são considerados os matemáticos da área da computação. Eles também podem atuar como analistas de tendências, já que transitam entre as áreas de negócios e, claro, de informática.

São profissionais cada vez mais requisitados no mercado, principalmente pelo fato de ser uma função relativamente nova, por causa dos constantes e inevitáveis avanços tecnológicos que afetam praticamente todas as áreas.

O que faz esse profissional?

O Cientista de Dados é o principal responsável por fazer a gestão (coleta, gerenciamento, sistematização, revisão e apresentação) de uma massa gigante de dados não estruturados das organizações, transformando-os em informações relevantes e concretas, já que elas precisam ser aproveitadas.

Em suma, esse profissional precisa acessar modernos e complexos bancos de dados, bem como fazer o processamento de todas as informações, organizando-as e disponibilizando-as para consultas e tomadas de decisões, dentro do ambiente empresarial.

Além disso, o Cientista de Dados também precisa saber interpretar e possibilitar que os dados estabeleçam uma comunicação efetiva entre si, bem como fazer com que as informações apuradas sejam de alto valor agregado para a organização em que trabalha.

Quais são as exigências para se tornar um?

Se você se identificou com as atividades do Cientista de Dados e quer se tornar um, vai precisar se inteirar sobre tudo aquilo que permeia essa promissora área, como o Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Inteligência de Negócios, por exemplo.

Além disso, o Cientista de Dados precisa ser formado em Ciências da computação em qualquer universidade credenciada pelo MEC, ter domínio de linguagens de programação, análise de textos complexos e bastante conhecimento de estatística (e matemática). Vai encarar?

Quando ganha um Cientista de Dados?

O salário desse profissional varia muito, já que tudo depende do porte da empresa contratante, do nível de experiência, das habilidades técnicas e do grau de escolaridade, pois, quando maior ele for, mais alto poderá ser o salário do Cientista de Dados.

No geral, o salário médio pago no Brasil para esse profissional gira em torno de R$ 6,2 mil por mês. Mas em casos de progressão de carreira e cursos de especialização na área, o valor da remuneração mensal pode chegar até R$ 9 mil.

Principais atributos do Cientista de Dados

Se você leu até aqui é porque realmente se interessou em se tornar um profissional desses, certo? Dessa forma, conheça as dez atribuições do Cientista de Dados que podem te fazer realizar esse sonho:

  • Se antecipar frente aos possíveis problemas da organização;
  • Ter pensamento crítico;
  • Dominar técnicas de orientação de dados;
  • Saber identificar qual linguagem de programação é a mais viável de ser usada;
  • Codificação computacional;
  • Amplo conhecimento de Machine Learning e Deep Learning;
  • Comunicação clara e eficiente;
  • Domínio de arquitetura de dados;
  • Conhecimento de análise de riscos, engenharia de sistemas e melhoria de processos;
  • Ter aptidão para a resolução de problemas complexos e tino para boas oportunidades de negócios.

Viu como o Cientista de Dados precisa ser um profissional versátil e com uma grande bagagem de conhecimento? É necessário ter muita familiaridade com essa área para ser bem-sucedido nela.

Como é o mercado de trabalho para o Cientista de Dados?

Hoje em dia, trabalho é o que não falta para esse profissional. O Cientista de Dados pode atuar em empresas privadas de tecnologia, grandes indústrias, startups e até em órgãos públicos, desde que seja aprovado em um concurso, logicamente.

O que você achou do cargo, das exigências, salário e atribuições do Cientista de Dados? Se você se identificou com a maioria delas e acredita que será um profissional capacitado, pode ter certeza de uma coisa: o desemprego pode não fazer mais parte da sua vida.

Leia também


você pode gostar também

Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo: veja as diferenças

Conheça as principais diferenças entre as funções de Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo, que muita gente não sabe.

Analista Tributário da Receita Federal: veja requisitos, o que faz e quanto ganha

Descubra o que faz um Analista Tributário da Receita Federal, conheça os requisitos para se tornar um e saiba quanto esse profissional ganha.

Bombeiro militar: quais são os requisitos e as atribuições

Conheça as principais atribuições e requisitos de uma das profissões mais admiradas, que é a de bombeiro militar.

Agente Censitário do IBGE: o que faz, quanto ganha e requisitos

Conheça um pouco mais sobre o cargo de Agente Censitário do IBGE, bem como os requisitos para se tornar um.

Digitador: o que faz, quanto ganha e requisitos mínimos para o cargo

Saiba o que faz um digitador, quanto ganha esse profissional e quais são os requisitos exigidos para o cargo.

Recepcionista: o que faz, salário médio e nível escolar

Recepcionista é o profissional responsável pelo atendimento aos clientes de uma empresa ou o público em geral.